terça-feira, 21 de abril de 2015

SECADI/MEC VISITA CANOAS PARA CONHECER POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JUVENTUDE NA EJA



O Secretário Municipal de Educação, Eliezer Pacheco, recebeu, na quinta-feira, 16/04, a visita da Técnica em Educação Bernadette Marie da Silveira Rodrigues, da Diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação (MEC). 

A visita técnica incluiu a SEDUC/RS e os municípios de Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo, além de Canoas. O objetivo é conhecer as políticas públicas e experiências consideradas exitosas em EJA e divulgar a Resolução nº 48/2012. Bernadette também é ligada às políticas de juvenilização na modalidade. 

Em nosso município, o interesse maior se manifestou sobre a proposta de atendimento aos educandos de 15 a 17 anos de idade, da EJA Juventude Cidadã. Na ocasião, foi realizada visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinto Bandeira, onde conheceu uma turma funcionando no turno da tarde. 

O Projeto Juventude Cidadã é uma concepção de ensino baseada na unidocência, educação popular, planejamento coletivo e com a oferta diurna, visando atender principalmente os educandos com distorção idade-série, evitando assim a migração desses jovens para o noturno. Surgido em 2012, com uma turma piloto na EMEF Duque de Caxias, o projeto conta, atualmente, com 10 turmas em 8 escolas, atendendo jovens que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Foram beneficiados cerca de 720 educandos, sendo que aproximadamente 280 concluíram o fundamental e o PRONATEC, simultaneamente, no ano passado. 

Segundo Bernardete, o objetivo dessas visitas é coletar informações sobre a realidade educacional local. "Os dados vão auxiliar na elaboração de planos estratégicos de ação, formação e também de execução de políticas de Educação de Jovens e Adultos em todo o País", comentou.

Na SME, participou ainda da reunião com a técnica, a Diretora do Ensino Fundamental, prof. Rosí Ângela Baptista da Silva, a Assessora da EJA para a proposta Cidadã, prof. Christiane Oliveira, e a equipe técnica da Secretaria, pois outro tema debatido foi os recursos destinados para as novas turmas através da Resolução nº 48. 

Na escola Coronel Pinto Bandeira recepcionaram a educadora, a Diretora Lucimar Nunes Batista, a Vice Dina Mara Paim e a prof. Ezilane Conde. Essa foi a segunda passagem de uma Técnica em Educação da SECADI/MEC. A primeira ocorreu no ano passado com Fernanda Sena de Carvalho. Missão cumprida em Canoas, foi a vez da Coordenadora da EJA da Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia do Sul, prof. Alessandra Bobsin receber a educadora da SECADI/MEC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário