domingo, 17 de maio de 2015

INCLUSÃO, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA EJA



Em reunião realizada com as coordenadoras da EJA no dia 23/04, nas dependências da SME, a Unidade de Educação de Jovens e Adultos, através da professora Sandra Frozza, apresentou proposta de parceria com a Associação Canoense de Deficientes Físicos/ACADEF - Projeto Jovem Aprendiz. O curso de caráter profissionalizante será oferecido aos alunos de inclusão, com ou sem laudo, em primeiro momento para os educandos do 1º Segmento (Alfabetização e Pós). Posteriormente, havendo disponibilidade, educandos do 2º Segmento (séries finais) poderão ser inscritos. A ACADEF fará a entrevista com os alunos selecionados.

A Diversidade também foi ponto de pauta. A professora Cinara Mattos da Coordenadoria das Diversidades de Canoas apresentou na reunião a proposta de lançamento do Projeto Canoas Diversidade, prevista para o dia 20 de Maio. Na ocasião, ocorrerá também o Lançamento Oficial do Aplicativo Canoas Diversidade para Smartphones, a Criação da Rede Arco-Íris  e a uma palestra sobre Direitos Humanos e Diversidade Sexual para todos os presentes.

Segundo Cinara, o projeto Canoas Diversidade além de disponibilizar o aplicativo para celular como material pedagógico de pesquisa sobre os temas da diversidade sexual, diversidade religiosa, prevenção e saúde, realizará encontros /palestras sobre prevenção do bullying e mediação de conflitos nas escolas municipais, estaduais (27ª CRE) e EJA. Ainda, promoção de oficinas sobre diversidade sexual com professores das redes e formação continuada para 150 professores em 12 encontros (6 presenciais e 6 EAD) nos meses de Julho, Agosto e Setembro.

Por último, a Coordenadora Marcela Rodrigues do Coletivo Coca - Cola, anunciou mais uma etapa do curso profissionalizante, cujo 2º Ciclo contará com os educandos das escolas Nancy Pansera, Duque de Caxias, Erna Würth e João Paulo I. O período de inscrição nas escolas será de 04 à 15/05 e as aulas iniciarão no dia 18/05, sempre na escola Martinho Lutero (Rua Coronel Vicente - Bairro Harmonia). A turma precisa ter 30 alunos (Totalidade 2) e um professor que deverá acompanhá - los conforme o respectivo dia do curso. O curso tem duração de 32 horas (8 encontros de 4 horas cada). Participaram ainda do encontro, as professora Christiane Oliveira e Hungria Reis da Unidade EJA/DEF/SME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário