quarta-feira, 15 de abril de 2015

INCLUSÃO É PAUTA DA FORMAÇÃO DO 1º SEGMENTO


No dia 31/03, nas dependências da SME, foi realizado o primeiro encontro de formação das educadoras do 1º Segmento (séries iniciais) da EJA, correspondente às turmas de alfabetização e pós-alfabetização. A permanência sistemática de educandos nas turmas, mais uma vez, foi a preocupação levantada pela Unidade de Educação de Jovens e Adultos / DEF / SME.


Dados estatísticos mostraram que o índice de permanência (reprovação) é extremamente elevado, merecendo uma atenção especial. Porém, um fator que contribui significativamente com os índices não satisfatórios, são os inúmeros casos de inclusão e a necessidade de Atendimento Educacional Especializado na modalidade, incluindo a abertura de salas de recursos no noturno. 

A construção de uma proposta advinda da Unidade EJA passa pela elaboração de um questionário a ser aplicado pelas educadoras junto aos educandos. Além disso, foi estruturada uma planilha de inclusão para inserção dos casos presentes nas turmas, com ou sem laudo, conforme suas particularidades. Essa planilha será encaminhada para as Diretorias de Inclusão e Pedagógica da SME, visando o compartilhamento e um trabalho intersetorial no atendimento das necessidades dos educandos.


A formação foi coordenada pela Assessora Pedagógica da Unidade, prof. Sandra Frozza, com o apoio da prof. Christiane Oliveira. A atividade contou com uma dinâmica promovida pela educadora Gislaine Ferreira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário