Alunos da EMEF Paulo VI recepcionam colegas da
EMEF Carlos Drummond de Andrade
O professor Joaquim Kuelen Oliveira Gonçalves, da EJA da Escola Paulo VI, e que ministra aulas também nas escolas Carlos Drummond de Andrade e Rio Grande do Sul, desenvolve o trabalho "O uso das cartas como artefato cultural: os intercâmbios produzindo identidades discentes".
Como educador da área de linguagens, o professor enfatiza:
"O aluno se sente constrangido ao produzir textos somente direcionados para seu professor. É como se este profissional fosse visto apenas como detector de erros e nunca como um estimulador de ideias. Ao contrário, quando está em casa ou numa lan house, o educando se sente em situação confortável, em horas intermináveis, se comunicando em sítios de relacionamento. Os estudantes compõem uma parcela considerável de navegadores nesta nuvem chamada internet. Tendo em vista a gana de conhecer outras pessoas, por que não fazer de conta que a era da internet não chegou e fazer com que o alunado se conheça através do método tradicional de intercâmbios de cartas?".
As cartas versaram sobre os mais variados temas: identidade, bairro, time do coração, vocação profissional, origem de seus nomes, tipo de estudante, férias, professores, e outros, sempre com um mínimo de 10 linhas por carta. Para Joaquim, "ao longo de toda a história e apesar de toda a tecnologia, a escrita da carta ainda resiste".
As cartas versaram sobre os mais variados temas: identidade, bairro, time do coração, vocação profissional, origem de seus nomes, tipo de estudante, férias, professores, e outros, sempre com um mínimo de 10 linhas por carta. Para Joaquim, "ao longo de toda a história e apesar de toda a tecnologia, a escrita da carta ainda resiste".
Entre os objetivos de seu trabalho destaca: "cultivar novas amizades, diminuindo o preconceito entre os moradores de distintos bairros; fazer com que o aluno perca o medo e a vergonha e sinta prazer de produzir textos; dar significado ao ato de ler e escrever e, ampliando os horizontes geográficos, sufocar ou até mesmo erradicar o preconceito que há entre as comunidades, pois este mesmo sentimento negativo faz nascer e fortalecer os bondes/gangues que só pregam noções de domínio de território e sentimento belicista contra os jovens de outros bairros".
Joaquim percebeu que as meninas tendem a escrever mais, são mais detalhistas e estão mais interessadas na amizade do que na paquera, ao contrário dos meninos, mais concisos, com menor desenvoltura para escrever e procurando mais a paquera do que a amizade. "Infelizmente, a preocupação com a aparência também é muito forte".
Joaquim percebeu que as meninas tendem a escrever mais, são mais detalhistas e estão mais interessadas na amizade do que na paquera, ao contrário dos meninos, mais concisos, com menor desenvoltura para escrever e procurando mais a paquera do que a amizade. "Infelizmente, a preocupação com a aparência também é muito forte".
Por ocasião do primeiro encontro de confraternização (27/10) na EMEF Paulo VI, "surpreendentemente, muito mais que os alunos da manhã, os alunos da EJA se empenharam e foram receptivos aos visitantes". Agora, os alunos da escola Drummond já estão arquitetando planos para receberem os anfitriões no final de novembro.
Intercâmbio Interescolar por Cartas entre Alunos da Rede de Canoas - Prof. Joaquim Kuelen from Alexandre da Rosa
Bem interessante, vejo seguidamente os alunos com bilhetes, trocando suas ideias durante a aula. Assim com essa sugestão do Prof Joaquim, os alunos se sentem importantes e ao mesmo tempo exploram a produção textual. Ótima ideia!
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