Divulgação do PROEJA Ensino Médio na EMEF Santos Dumont
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS, Campus Canoas, abriu edital para a nova turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos - PROEJA Ensino Médio. Serão 30 vagas para uma turma que contará também com ensino profissionalizante em Manutenção e Suporte de Informática.
A fim de levantar a demanda para essas vagas foi concretizada uma parceria entre o IFRS e a Unidade de Educação de Jovens e Adultos - UEJA/DECD da SME, com visitas às escolas que adotam a modalidade no noturno para divulgar o edital do curso, informar sobre os critérios e a documentação necessária para a inscrição que será feita no período de 21 de novembro a 11 de dezembro. A palestra final, em que todos deverão estar presentes, bem como a entrega oficial dos documentos, ocorrerá neste dia 11.
No dia 21 de dezembro será divulgado os nomes dos selecionados. Atualmente, existem duas turmas do PROEJA no IFRS. Ambas são compostas essencialmente de ex-alunos que se formaram no fundamental da EJA/PROJOVEM/PROEJA Fic de escolas municipais. A abertura desta nova turma trata-se de uma oportunidade ímpar para nossos educandos.
EMEF Duque de Caxias
As escolas serão visitadas no período de 13/11 a 27/11. As duas primeiras foram as EMEFs Santos Dumont e Duque de Caxias. O público alvo são educandos com 18 anos de idade ou que completarão 18 anos até o dia da matrícula (fev./2013), e que, evidentemente, estejam concluindo a Totalidade 2 do 2º Segmento, ou seja, concluindo o fundamental.
Nossos alunos da EJA tem muitos talentos, conhecem bem a Informática, em especial os aparelhos de celulares. Creio existir capacidade sim, para desenvolver uma boa profissão. Com certeza, esta parceria da EJA/SME dará ótimos rumos a esses alunos. Percebo que ao longo dos meus anos de Supletivo e EJA, nos anos 1986/1987 por exemplo, tinha alunos que apenas queriam a conclusão de níveis escolares. Hoje, parecem estarem enjoados com a rotina da sala de aula do curso no dia, quem sabe assim, direcionamo-os melhor a uma profissão.
ResponderExcluirCreio ser um bom caminho, mas também enfoco que existe uma total dependência da Escola, pois não sabem ou não tem incentivo da família nem para inscrever-se no Ensino Médio, tarefa que faço a anos usando mídia particular para auxiliá-los. Por exemplo, em 2012, inscrevi um total de 86 alunos e ex-alunos no Ensino Médio da SEDUC para 2013.