No dia 12 de setembro, uma reunião no IFRS - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RS, Campus Canoas, pavimentou o caminho para implantação da próxima turma de Ensino Médio do PROEJA. Será a terceira turma a ser constituída. Desta vez, a divulgação e o lançamento do edital estarão articulados de forma a permitir uma maior amplitude para oferta das vagas. Representantes do IFRS estarão em uma reunião de coordenadores da EJA construindo um cronograma de visitas às escolas para informar sobre pré-inscrições, documentos necessários e formas de acesso ao Campus para as matrículas. Importante ressaltar que os critérios para admissão no PROEJA estão associados ao grau de vulnerabilidade social, considerando três itens básicos: tempo de afastamento da escola, idade e renda.
No ano passado, A SME disponibilizou ônibus para levar alunos que estavam se formando no fundamental até o Instituto, onde fizeram suas inscrições e assistiram uma aula de divulgação do curso. Esta turma conta atualmente com cerca de 20 alunos frequentando, das 30 vagas oferecidas. Muitos desses educandos saíram do ProJovem e do PROEJA-Fic, programas adotados pelo município, e da própria EJA "regular". Segundo o coordenador do PROEJA, prof. Romir Rodrigues, essa evasão é considerada baixa para os "padrões" da EJA no ensino médio, levando em conta que por tratar-se de ensino profissionalizante, o curso dura três anos, e não 1 ano e meio como a atual legislação permite.
Foto: Turma do PROEJA/IFRS com o Prof. Vicente Zatti
Parabéns a esta parceria que deu muito certo!É um sucesso e uma luz para os alunos da EJA,mas continuo triste pela minoria surda que ainda não poderá ser contemplada.....quem sabe um dia!
ResponderExcluirPróxima reunião de Coordenadores o pessoal do IFRS virá na SME. Oportunidade para colocarmos tal questão. Compactuo contigo. Ab
Excluir