quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ENCONTRO DO FÓRUM ESTADUAL DE EJA


Na próxima segunda-feira, 01 de outubro de 2012, no Prédio 15 da PUC, em P. Alegre, estará se realizando mais uma edição do Encontro do Fórum Estadual de EJA. Acompanhe a programação:

15hs – Mesa de Abertura 
Profª. Jussara Margareth Loch – Coordenação Estadual do FORUMEJA-RS 
Prof. Marcos Vilella – Faculdade de Educação PUC-RS 

15h15min – Relatos 
Agenda Territorial 
Profª. Adriana Soares Rodrigues – Coordenação Estadual do FORUMEJA-RS 

II EREJA 
Profª. Martha Christhina da Rosa – Coordenação Estadual do FORUMEJA-RS 

Mova´s e Medalha Paulo Freire 
Profª. Liana Borges – Coordenação Estadual do FORUMEJA-RS 

IV Seminário Nacional de Formação 
Profª. Jussara Margareth Loch – Coordenação Estadual do FORUMEJA-RS 

16h -  Painel sobre Currículo e Metodologias em EJA 
Profªs Aline Cunha, Maria Fani Scheibel e Jussara Loch 
          Coordenação Estadual do FORUMEJA-RS 

16h30min – Atividades por grupos de trabalho

17h30min – Intervalo

17h45min – Relatos dos grupos de trabalho

18h30min – Formação da Delegação para o II EREJA – Sul

19h30min – Relatos de experiência:  
EMEF Erna Würth 
Projeto: Ler...Mais 
Apresentação : Equipe diretiva e professores da EJA na escola 

EMEF Max Adolfo Oderich 
Projeto: ArtEja 
Apresentação:  Profª Angela Fabiana da Silveira Gomes  
                        Profª Carolina Gottselig Rodrigues. 

20h30min – Apresentação Cultural “Nascimento, vida e morte do líder Sepé Tiaraju”   
                   (Baseada na obra de Érico Veríssimo O Tempo e o Vento) 
                   Diretor: João Máximo 
                   Organização: Profª Sirlandia Gheller 

21h – ENCERRAMENTO 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CARAVANA DA CIDADANIA SPE/EJA VISITA A ESCOLA IRMÃO PEDRO



 
















Na noite de ontem, 25 de setembro, a EMEF Irmão Pedro, localizada no bairro Estância Velha, município de Canoas, recebeu a visita dos profissionais das áreas da assistência social, da saúde, das coordenadorias e dos programas assistenciais mantidos pela Prefeitura Municipal.

Em mais uma edição da Caravana da Cidadania, parceria entre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas e a Unidade de Educação de Jovens e Adultos da SME, cerca de 160 educandos, em sua maioria adolescentes, acompanhados pelas professoras da escola, presenciaram as oficinas e participaram através de perguntas. Foram quatro salas temáticas que ministraram palestras esclarecendo sobre direitos e responsabilidades no que se refere ao exercício da cidadania e a relação com o poder público.

Os temas abordados foram homofobia, proteção à mulher, rede de assistência social, prevenção ao álcool e drogas, planejamento familiar e DST/AIDS. Salete Silva de Souza, coordenadora do CRAS Nordeste, no bairro Guajuviras, destacou os programas, projetos e serviços a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Social, detalhando explicações sobre Bolsa Família e Cadastro Único. “A Prefeitura Municipal de Canoas, por meio da SMDS, executa a Política Pública de Assistência Social no município, atuando na proteção, defesa e acesso dos cidadãos em situação de vulnerabilidade e risco social aos seus direitos sociais”.

A Vice-Diretora da escola, Profª Neiva Oliveira, agradeceu a atenção dos profissionais e destacou a importância do evento que despertou elogios por parte das educadoras. Colaboraram ainda nesta etapa; Maristela Pilgu, Jaqueline Batista e Leandro Reppold, pela SMS; Paulo Renato da Silva Vergara e Márcia Rosane Vargas, pela Coordenadoria da Diversidade; Geisa Bonfanti, do Programa Canoas Viva; e Renata Jardim que representou o Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violências Patrícia Esber, além de Silvia Hansen, coordenadora do SPE e eu, Alexandre Rafael da Rosa, na condição de gestor da Unidade EJA da SME.

PROJETO "OAB VAI À ESCOLA" LEVA DIREITO DO TRABALHO AOS EDUCANDOS DA EJA DA ESC. DRUMMOND

 


















O Projeto "OAB Vai à Escola", no dia 25 de setembro, aconteceu na EMEF Carlos Drumond de Andrade com a palestra sobre Direito do Trabalho ministrada pela Drª Selma Valência Cesário, contemplando 80 alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos, com idade entre 15 e 57 anos.

Por cerca de duas horas, o encontro serviu para tirar dúvidas e orientar os alunos em diversas questões na área do trabalho, oportunizando um maior conhecimento dos seus direitos e deveres. Além do citado tema, o Projeto aborda ainda questões como Direito do Consumidor, Direito de Família e o ECA - Estatuto da Criança e do Adolesente. O Projeto é uma parceria entre a OAB e a Secretaria Municipal de Educação de Canoas.

Colaboração: Zenaide Rocha

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

REUNIÃO ENTRE EJA/CANOAS E IFRS ENCAMINHA PRÓXIMA TURMA PROEJA ENSINO MÉDIO

No dia 12 de setembro, uma reunião no IFRS - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RS, Campus Canoas, pavimentou o caminho para implantação da próxima turma de Ensino Médio do PROEJA. Será a terceira turma a ser constituída. Desta vez, a divulgação e o lançamento do edital estarão articulados de forma a permitir uma maior amplitude para oferta das vagas. Representantes do IFRS estarão em uma reunião de coordenadores da EJA construindo um cronograma de visitas às escolas para informar sobre pré-inscrições, documentos necessários e formas de acesso ao Campus para as matrículas. Importante ressaltar que os critérios para admissão no PROEJA estão associados ao grau de vulnerabilidade social, considerando três itens básicos: tempo de afastamento da escola, idade e renda.
No ano passado, A SME disponibilizou ônibus para levar alunos que estavam se formando no fundamental até o Instituto, onde fizeram suas inscrições e assistiram uma aula de divulgação do curso. Esta turma conta atualmente com cerca de 20 alunos frequentando, das 30 vagas oferecidas. Muitos desses educandos saíram do ProJovem e do PROEJA-Fic, programas adotados pelo município, e da própria EJA "regular". Segundo o coordenador do PROEJA, prof. Romir Rodrigues, essa evasão é considerada baixa para os "padrões" da EJA no ensino médio, levando em conta que por tratar-se de ensino profissionalizante, o curso dura três anos, e não 1 ano e meio como a atual legislação permite.

Foto: Turma do PROEJA/IFRS com o Prof. Vicente Zatti

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

EDUCANDOS DA EJA ENCENAM PEÇA TEATRAL SOBRE O MEIO AMBIENTE

Dentro do Eixo Temático Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, educadores e educadoras da EJA da Escola Carlos Drummond de Andrade desenvolveram com os(as) educandos(as) um projeto interdisciplinar que culminou com a apresentação de uma peça teatral encenada pelos próprios educandos.

Outros trabalhos foram desenvolvidos abrangendo as áreas do conhecimento das Linguagens, Ciências Exatas e da Natureza e Ciências Humanas e Sociais. 




Acompanhe mais fotos no linck:

domingo, 16 de setembro de 2012

COORDENADORES DA EJA/CANOAS DEBATEM ECA COM O CONSELHO TUTELAR


Diante do grande número de adolescentes, na faixa entre 15 e 17 anos de idade, cada vez mais presentes na educação de jovens e adultos estudando à noite, perfazendo hoje, segundo levantamento pelo número de inscrições em início de março deste ano, 53% do contingente total da EJA, a Unidade de Educação de Jovens e Adultos da SME, convidou o Conselheiro Rogério Bahi Behn, da microrregião 1, para dialogar e esclarecer dúvidas junto aos coordenadores das escolas com essa modalidade. Foram discutidas questões como FICAIs, o papel do Conselho Tutelar e quando pode ser acionado, bem como a própria estrutura do Conselho que hoje está distribuído em duas microrregiões com um total de 10 conselheiros, o que, segundo Rogério, é insuficiente para atender a demanda de uma cidade do porte de Canoas. Acrescentou que grande número dos jovens que vão para a noite não trabalha, o que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente. Conforme o gestor da EJA prof. Alexandre Rafael da Rosa, dados da Unidade Administrativa da SME no ano de 2011 apontaram para 1.428 o número de alunos acima de 15 anos de idade em distorção idade-série estudando de dia, os quais, fatalmente, acabam migrando para EJA. Isso sem mencionar a rede estadual no município.

Na reunião, ainda foram destacados temas como o Encontro Estadual do Fórum da EJA, a realizar-se na PUC em P. Alegre, no dia 1° de outubro, ocasião em que as escolas Max A. Oderich e Erna Würth apresentarão relatos de experiência de projetos desenvolvidos juntos aos educandos da modalidade EJA e o início do processo, junto ao IFRS, da formação de mais uma turma do PROEJA Ensino Médio para atender alunos oriundos da EJA do ensino fundamental considerados na faixa de vulnerabilidade social. 
Finalizando, a orientadora da EMEF Rio de Janeiro Denise Wedman apresentou o projeto sobre sexualidade, drogas e vida que está sendo desenvolvido junto aos educandos da EJA na escola.