terça-feira, 21 de abril de 2015

SECADI/MEC VISITA CANOAS PARA CONHECER POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JUVENTUDE NA EJA



O Secretário Municipal de Educação, Eliezer Pacheco, recebeu, na quinta-feira, 16/04, a visita da Técnica em Educação Bernadette Marie da Silveira Rodrigues, da Diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação (MEC). 

A visita técnica incluiu a SEDUC/RS e os municípios de Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo, além de Canoas. O objetivo é conhecer as políticas públicas e experiências consideradas exitosas em EJA e divulgar a Resolução nº 48/2012. Bernadette também é ligada às políticas de juvenilização na modalidade. 

Em nosso município, o interesse maior se manifestou sobre a proposta de atendimento aos educandos de 15 a 17 anos de idade, da EJA Juventude Cidadã. Na ocasião, foi realizada visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinto Bandeira, onde conheceu uma turma funcionando no turno da tarde. 

O Projeto Juventude Cidadã é uma concepção de ensino baseada na unidocência, educação popular, planejamento coletivo e com a oferta diurna, visando atender principalmente os educandos com distorção idade-série, evitando assim a migração desses jovens para o noturno. Surgido em 2012, com uma turma piloto na EMEF Duque de Caxias, o projeto conta, atualmente, com 10 turmas em 8 escolas, atendendo jovens que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Foram beneficiados cerca de 720 educandos, sendo que aproximadamente 280 concluíram o fundamental e o PRONATEC, simultaneamente, no ano passado. 

Segundo Bernardete, o objetivo dessas visitas é coletar informações sobre a realidade educacional local. "Os dados vão auxiliar na elaboração de planos estratégicos de ação, formação e também de execução de políticas de Educação de Jovens e Adultos em todo o País", comentou.

Na SME, participou ainda da reunião com a técnica, a Diretora do Ensino Fundamental, prof. Rosí Ângela Baptista da Silva, a Assessora da EJA para a proposta Cidadã, prof. Christiane Oliveira, e a equipe técnica da Secretaria, pois outro tema debatido foi os recursos destinados para as novas turmas através da Resolução nº 48. 

Na escola Coronel Pinto Bandeira recepcionaram a educadora, a Diretora Lucimar Nunes Batista, a Vice Dina Mara Paim e a prof. Ezilane Conde. Essa foi a segunda passagem de uma Técnica em Educação da SECADI/MEC. A primeira ocorreu no ano passado com Fernanda Sena de Carvalho. Missão cumprida em Canoas, foi a vez da Coordenadora da EJA da Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia do Sul, prof. Alessandra Bobsin receber a educadora da SECADI/MEC.


quarta-feira, 15 de abril de 2015

SEGURANÇA NA EJA FOI TEMA DE REUNIÃO COM AS COORDENADORAS


No último dia 09/04, ocorreu a segunda reunião de Coordenadoras e Equipes Pedagógicas da EJA. A segurança nas escolas foi o tema central. Representando a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, estava o Guarda Municipal Elisandro Alan da Silva dos Santos, responsável pelo projeto de prevenção à violência escolar. Através do envio de uma Intranet, o órgão fará agendamento para a realização de um trabalho específico com os alunos na escola.

Outro tema foi a busca da satisfação das metas associadas ao PME no que se refere ao ensino profissionalizante integrado à modalidade EJA. A SME está investindo na parceria com a ONG Coletivo Mathias Velho-Harmonia, parceira do Coletivo Coca - Cola, enquanto aguarda, possivelmente para o segundo semestre, a retomada do PRONATEC EJA. O 1º Ciclo do curso Comércio e Varejo, que está atendendo 120 educandos da modalidade de 4 escolas está em fase de encerramento e a abertura do 2º Ciclo atenderá mais 4 escolas, com o mesmo número de educandos, totalizando então 240 educandos. Ao todo, durante os quatro Ciclos, cerca de 480 educandos, jovens na sua grande maioria, estarão se qualificando para o ingresso no mundo do trabalho.

O prof. Vinicius Sarmento, integrante da Unidade Administrativa da SME, falou sobre o ingresso da EJA no SIGEDUCA, sistema de informatização da rede escolar municipal. Salientou as características próprias da modalidade EJA no sistema em termos de grade curricular, carga horária, avaliação e a substituição das disciplinas por áreas do conhecimento. Solicitou que, em virtude de ser uma proposta diferenciada, qualquer dificuldade encontrada deverá ser comunicada para aperfeiçoamentos. Salientou ainda que os(as) secretários(as) já passaram por uma formação sobre a questão.

SEGURANÇA NA EMEF NELSON PAIM TERRA

Em reunião realizada na Secretaria Mun. de Segurança Pública e Cidadania, Gabinete Gestão Integrada - GGI-M, a direção da EMEF Nelson Paim Terra, através das profs. Eliane Ziegler, Alessandra Hatsek e Claudia Guerra, manifestou sua preocupação com as questões de segurança envolvendo a comunidade e que estariam afetando a escola, direta ou indiretamente. A reunião foi mobilizada pela Unidade de Educação de Jovens e Adultos / DEF/SME e contou com a participação da Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Educação. Comandou o encontro o Secretário Adriano Klafke, titular da SMSPC. A ampla presença e participação das forças de segurança no encontro evidenciou a preocupação do governo municipal com a segurança nas escolas. 


INCLUSÃO É PAUTA DA FORMAÇÃO DO 1º SEGMENTO


No dia 31/03, nas dependências da SME, foi realizado o primeiro encontro de formação das educadoras do 1º Segmento (séries iniciais) da EJA, correspondente às turmas de alfabetização e pós-alfabetização. A permanência sistemática de educandos nas turmas, mais uma vez, foi a preocupação levantada pela Unidade de Educação de Jovens e Adultos / DEF / SME.


Dados estatísticos mostraram que o índice de permanência (reprovação) é extremamente elevado, merecendo uma atenção especial. Porém, um fator que contribui significativamente com os índices não satisfatórios, são os inúmeros casos de inclusão e a necessidade de Atendimento Educacional Especializado na modalidade, incluindo a abertura de salas de recursos no noturno. 

A construção de uma proposta advinda da Unidade EJA passa pela elaboração de um questionário a ser aplicado pelas educadoras junto aos educandos. Além disso, foi estruturada uma planilha de inclusão para inserção dos casos presentes nas turmas, com ou sem laudo, conforme suas particularidades. Essa planilha será encaminhada para as Diretorias de Inclusão e Pedagógica da SME, visando o compartilhamento e um trabalho intersetorial no atendimento das necessidades dos educandos.


A formação foi coordenada pela Assessora Pedagógica da Unidade, prof. Sandra Frozza, com o apoio da prof. Christiane Oliveira. A atividade contou com uma dinâmica promovida pela educadora Gislaine Ferreira.





domingo, 12 de abril de 2015

EX-EDUCANDOS DA EJA DO MUNICÍPIO SE FORMAM NO PROEJA ENSINO MÉDIO DO IFRS


Uma noite para ficar na memória de cada um destes educandos que cursaram o ensino fundamental na modalidade EJA da rede municipal e agora entram para história ao se formarem como primeira turma de Técnicos em Manutenção e Suporte de Informática, pelo PROEJA, nível médio, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Canoas.

Sem dúvida, uma trajetória vitoriosa se configurou neste 10 de abril, Professores e familiares estavam lá para homenagear esses verdadeiros heróis que após três anos de perseverança concluíram uma etapa importante de suas vidas. Mas, com certeza, não vão parar por aí. A expectativa é ingressar no ensino superior.

Importante enfatizar que a oportunidade proporcionada a esses e outros tantos educandos, resulta de uma política do governo federal de ampliar a oferta de cursos técnicos através da implantação de diversas instituições (IFs) e programas (PROEJA, PRONATEC) de nível profissionalizante destinadas aqueles que não teriam a chance de alcançar seus objetivos sem as políticas públicas de cunho social.

Destaco o trabalho e a parceria junto à Secretaria Municipal de Educação, Unidade EJA, do prof. Romir Rodrigues e do Diretor Mariano Nicolao, bem como, do ex-diretor do DECD/SME, prof. Luiz Augusto Farofa da Silva, o Guto, quando iniciou-se essa caminhada.
Parabenizo especialmente o aluno Gelson Braga Costa, ao mesmo tempo em que agradeço pelo convite e as palavras nele contidas,


Alexandre, tudo bem? A nossa formatura do proeja está marcada para o dia 10/04/2014. [...] Vai ser uma honra ver você lá, uma pessoa iluminada por Deus que acredita que o ser humano possa evoluir, e só a educação é capaz de transformar a realidade. Hoje estou no superior, mas devo muito à EJA e ao PROEJA, e que essa parceria continue dando certo. Um abraço. Gelson.

Bem, na verdade já sabemos quem são os verdadeiros iluminados. que todas as metas sejam alcançadas. Sucesso pessoal!





Acompanhe a divulgação no site do IFRS:
http://www.canoas.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=1&sub=945













Aqui, a gênese da turma que se formou:
http://reestruturaeja-canoas.blogspot.com.br/2011/11/ifrs-promove-abertura-de-inscricoes.html
http://reestruturaeja-canoas.blogspot.com.br/2011/12/canoas-investe-em-oportunidade-para.html













Saiba mais sobre a parceria entre a UEJA/DEF/SME e o IFRS/ Canoas. Visite os links:
http://www.revelandoaeja.blogspot.com.br/2014/12/educandos-da-eja-fazem-inscricao-para.html
http://www.revelandoaeja.blogspot.com.br/2014/11/ifrs-e-uejasme-divulgam-proeja-fic.html



http://www.revelandoaeja.blogspot.com.br/2013/11/parceria-entre-sme-e-ifrs-oportuniza.html
http://www.revelandoaeja.blogspot.com.br/2012/12/encerrado-ciclo-de-divulgacao-do-proeja.html
http://www.revelandoaeja.blogspot.com.br/2012/11/ensino-medio-para-educandos-da-eja.html













Experiência de Canoas com o PROEJA Fic  Fundamental:
http://reestruturaeja-canoas.blogspot.com.br/2012/02/seminario-proeja-fic-primeiras.html