A Educação Ambiental na escola visa a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores sociais, bem como o cuidado com a comunidade de vida, a justiça e a equidade socioambiental. A proteção do meio ambiente como um todo deve ser construída com responsabilidade cidadã, na reciprocidade das relações dos seres humanos entre si e com a natureza. A Educação Ambiental não é atividade neutra, pois envolve valores, interesses, visões de mundo e, desse modo, deve assumir na prática educativa, articuladamente e interdependente, as suas dimensões política e pedagógica, adotando abordagens que considere a interface entre a natureza, a sociocultura, a produção, o trabalho e o consumo, superando a visão despolitizada, acrítica, ingênua e naturalista ainda muito presente na prática pedagógica das instituições de ensino.
Com Com o intuito de celebrar o Dia Estadual de Educação
Ambiental (3 de junho), a Semana Estadual e Nacional do Meio Ambiente (de
4 a 9 de junho) e de contemplar o
tema transversal da Educação Ambiental
de forma mais incisiva na Educação de Jovens e Adultos, as professoras Silvana Favreto e Viviane Furtado, das Áreas
de Linguagens e Ciências Naturais e Exatas, respectivamente, planejaram e
coordenaram a Semana Cine Ambiental da Escola Municipal Dr. Nelson Paim Terra.
Contou-se com a colaboração dos demais professores da EJA, direção, orientação/supervisão e, principalmente, com o apoio da professora Sonsearai
Pereira, que exerce a função de articuladora na escola.
Cabe salientar que desde o início do semestre a educação
ambiental faz parte das aulas de Linguagens e de Ciências Naturais e Exatas. O evento e todos os momentos em que a escola contempla a temática supracitada em sala
de aula têm como objetivos: fomentar / fortalecer o tema transversal de educação
ambiental em sala de aula; propiciar atitude responsável e comprometida dos educandos
da EJA e da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e
globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da
relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação integral para a
sustentabilidade, o respeito à diversidade e à inclusão; oportunizar o
debate sobre questões sociais e ambientais na escola e na comunidade e perceber
como eles se relacionam com a saúde, a qualidade de vida, os direitos humanos, prevenção de riscos e emergências ambientais;
fortalecer a participação da juventude na implementação da
Política Nacional de Educação Ambiental e incentivá-la a contribuir com a
solução dos problemas socioambientais; promover a Educação Ambiental na EJA e em todos os níveis
de ensino, pois todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,
bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida; promover a ética e a cidadania ambiental; estimular a reflexão crítica e propositiva da inserção da
Educação Ambiental e a mobilização social e política e o fortalecimento da
consciência crítica sobre a dimensão socioambiental; imprimir o desenvolvimento individual um caráter social em
sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar
essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de
ética ambiental;
garantir a democratização e o acesso às informações
referentes à área socioambiental; incentivar a
participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do
equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como
um valor inseparável do exercício da cidadania; fomentar e fortalecer a integração entre ciência e
tecnologia, visando à sustentabilidade socioambiental; fortalecer a
cidadania, a autodeterminação dos povos e a solidariedade, a igualdade e o
respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas e da
interação entre as culturas, como fundamentos para o futuro da humanidade; e, por fim, promover o cuidado
com a comunidade de vida, a integridade dos ecossistemas, a justiça econômica,
a equidade social, étnica, racial e de gênero, e o diálogo para a convivência e
a paz.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira
(3/6/13)
1º Momento: contextualização sobre as atividades da semana
com as professoras Silvana Favreto e Viviane Furtado, seguida do documentário
Lixo Extraordinário.
2º momento: debate em sala de aula sobre a temática
abordada.
Terça-feira (4/6/13)
1º momento:
- pequenos vídeos
sobre projetos/ações voltados para a separação correta, reaproveitamento,
reciclagem e destino correto de resíduos (Circuito Tela Verde do MMA);
- Carta 2070 em vídeo.
2º momento:
- debate em sala de aula sobre a temática abordada.
Quarta-feira (5/6/13)
1º momento:
- vídeo “ O caminho das águas – Rio dos Sinos”
2º momento:
- debate em sala de aula sobre a temática abordada - de onde
vem e para onde vai a água.
Quinta-feira (6/6/13)
1º momento:
- palestra sobre resíduos sólidos, com o agrônomo da EMATER,
Sr. Roberto Schankel;
- Curta metragem João e Bilu
(documentário Crianças invisíveis).
2º momento:
- debate em sala de aula sobre a temática abordada.
Sexta-feira (7/6/13)
1º momento:
- Contextualização sobre os temas abordados na semana,
seguido de vídeo sobre consumo consciente e documentário a Ilha das Flores.
2º momento:
- debate em sala de aula sobre a temática abordada.
Obs.: além dos objetivos supracitados, um dos desafios, além
de buscar a separação e o destino corretos dos resíduos é de que, num futuro próximo,
se construa uma horta para o plantio de temperos e algumas hortaliças para
consumo da merenda escolar, bem como o de plantas medicinais para estudo. Para
isso, teremos o apoio da EMATER.
Texto e Fotos: Silvana Favreto (professora de Linguagens/EJA)
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