quarta-feira, 19 de junho de 2013

INTERDISCIPLINARIDADE EM TORNO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA EJA DO NELSON PAIM TERRA


A Educação Ambiental na escola visa a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores sociais, bem como o cuidado com a comunidade de vida, a justiça e a equidade socioambiental. A proteção do meio ambiente como um todo deve ser construída com responsabilidade cidadã, na reciprocidade das relações dos seres humanos entre si e com a natureza. A Educação Ambiental não é atividade neutra, pois envolve valores, interesses, visões de mundo e, desse modo, deve assumir na prática educativa, articuladamente e interdependente, as suas dimensões política e pedagógica, adotando abordagens que considere a interface entre a natureza, a sociocultura, a produção, o trabalho e o consumo, superando a visão despolitizada, acrítica, ingênua e naturalista ainda muito presente na prática pedagógica das instituições de ensino.

Com Com o intuito de celebrar o Dia Estadual de Educação Ambiental (3 de junho), a Semana Estadual e Nacional do Meio Ambiente (de 4 a 9 de junho) e de contemplar o tema transversal  da Educação Ambiental de forma mais incisiva na Educação de Jovens e Adultos, as professoras Silvana Favreto e Viviane Furtado, das Áreas de Linguagens e Ciências Naturais e Exatas, respectivamente, planejaram e coordenaram a Semana Cine Ambiental da Escola Municipal Dr. Nelson Paim Terra. Contou-se com a colaboração dos demais professores da EJA, direção, orientação/supervisão e, principalmente, com o apoio da professora Sonsearai Pereira, que exerce a função de articuladora na escola.

Cabe salientar que desde o início do semestre a educação ambiental faz parte das aulas de Linguagens e de Ciências Naturais e Exatas. O evento e todos os momentos em que a escola contempla a temática supracitada em sala de aula têm como objetivos: fomentar / fortalecer o tema transversal de educação ambiental em sala de aula; propiciar atitude responsável e comprometida dos educandos da EJA e da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação integral para a sustentabilidade, o respeito à diversidade e à inclusão; oportunizar o debate sobre questões sociais e ambientais na escola e na comunidade e perceber como eles se relacionam com a saúde, a qualidade de vida, os direitos humanos, prevenção de riscos e emergências ambientais;

fortalecer a participação da juventude na implementação da Política Nacional de Educação Ambiental e incentivá-la a contribuir com a solução dos problemas socioambientais; promover a Educação Ambiental na EJA e em todos os níveis de ensino, pois todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida; promover a ética e a cidadania ambiental; estimular a reflexão crítica e propositiva da inserção da Educação Ambiental e a mobilização social e política e o fortalecimento da consciência crítica sobre a dimensão socioambiental; imprimir o desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental;

garantir a democratização e o acesso às informações referentes à área socioambiental; incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania; fomentar e fortalecer a integração entre ciência e tecnologia, visando à sustentabilidade socioambiental; fortalecer a cidadania, a autodeterminação dos povos e a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas e da interação entre as culturas, como fundamentos para o futuro da humanidade; e, por fim, promover o cuidado com a comunidade de vida, a integridade dos ecossistemas, a justiça econômica, a equidade social, étnica, racial e de gênero, e o diálogo para a convivência e a paz.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira  (3/6/13)
1º Momento: contextualização sobre as atividades da semana com as professoras Silvana Favreto e Viviane Furtado, seguida do documentário Lixo Extraordinário.
2º momento: debate em sala de aula sobre a temática abordada.

Terça-feira (4/6/13)
1º momento:
-  pequenos vídeos sobre projetos/ações voltados para a separação correta, reaproveitamento, reciclagem e destino correto de resíduos (Circuito Tela Verde do MMA);
- Carta 2070 em vídeo.
2º momento:
- debate em sala de aula sobre a temática abordada.

Quarta-feira (5/6/13)
1º momento:
- vídeo “ O caminho das águas – Rio dos Sinos”
2º momento:
- debate em sala de aula sobre a temática abordada - de onde vem e para onde vai a água.

Quinta-feira (6/6/13)
1º momento:
- palestra sobre resíduos sólidos, com o agrônomo da EMATER, Sr. Roberto Schankel;
- Curta metragem João e Bilu  (documentário Crianças invisíveis).
2º momento:
- debate em sala de aula sobre a temática abordada.

Sexta-feira (7/6/13)
1º momento:
- Contextualização sobre os temas abordados na semana, seguido de vídeo sobre consumo consciente e documentário a Ilha das Flores.
2º momento:
- debate em sala de aula sobre a temática abordada. 

Obs.: além dos objetivos supracitados, um dos desafios, além de buscar a separação e o destino corretos dos resíduos é de que, num futuro próximo, se construa uma horta para o plantio de temperos e algumas hortaliças para consumo da merenda escolar, bem como o de plantas medicinais para estudo. Para isso, teremos o apoio da EMATER.


Texto e Fotos: Silvana Favreto (professora de Linguagens/EJA)

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