domingo, 28 de outubro de 2012

PARCERIA ENTRE SME/SMDS/SENAI/GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL LEVA OPORTUNIDADE PROFISSIONAL PARA JOVENS DA EJA



O governo do Estado do RS instituiu o Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica com o objetivo de organizar no Estado uma rede colaborativa entre instituições representativas do governo, das universidades, do meio empresarial e dos trabalhadores, integrando o atendimento das demandas regionais de profissionalização à nova agenda de desenvolvimento do Estado.

Tendo em vista o projeto de expansão da Celulose Riograndense, foi criado, através do Pacto, um Grupo de Trabalho para atender a demanda de qualificação profissional, envolvendo órgãos públicos do Estado e do município, a empresa, o SENAI e os Sindicatos dos Trabalhadores e das empresas.

O Programa de Qualificação Profissional será executado em parceria com o Governo Federal, através do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, em dez municípios. Em Canoas, serão 340 vagas para cursos na área da construção civil, entre os quais; pedreiro, carpinteiro de obras, armador de ferragem, eletricista, encanador, pintor de obras e montador de andaimes.

Os educandos da EJA que preencherem os pré-requisitos, entre eles o nível de escolaridade, figuram entre os que possuem prioridade de acesso.

A Unidade de Educação dos Jovens e Adultos da SME, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o SENAI, elaboraram duas estratégias para dar conhecimento e despertar nos educandos o interesse pelos cursos. Uma foi a visita ao SENAI, para conhecer de perto o local onde se realizarão os cursos, contatar com os alunos que fazem cursos na Instituição e receber as palestras dos técnicos professores. As fotos mostram a visita dos alunos da EMEF Rio de Janeiro. A outra foi levar até as escolas com EJA técnicos do SENAI para divulgarem e orientarem sobre as inscrições para os cursos. Nas fotos, visita à EMEF João Paulo I.


Toda e qualquer informação pode ser obtida junto à profª Zenaide Rocha, na UEJA/SME, através do telefone (51) 34285709.


Texto: Prof. Alexandre R. Rosa com reprodução parcial do documento elaborado pela SMDS.
Fotos: Profªs. Denise Wedman e Zenaide Rocha




Nenhum comentário:

Postar um comentário