quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EJA E INCLUSÃO - PAUTA DE SEMINÁRIO




No dia 23 de outubro, tanto no turno da manhã como à tarde, durante a realização do III Seminário Nacional de Educação Continuada e Diversidade e o X Seminário Municipal de Formação "A Escola Faz a Diferença", ocorridos na ULBRA, promoveu-se nas dependências da mesma a sessão de Relatos associando trabalhos desenvolvidos na área da inclusão e da educação de jovens e adultos, simultaneamente. A primeira parte foi apresentada pela Profª e Psicóloga Jaqueline R. Reis, do município de Gravataí, que  narrou a experiência em torno do Projeto "A Inclusão e o Mercado de Trabalho na EJA: a Experiência de Gravataí", o qual foi ganhador do Prêmio Medalha Paulo Freire, concedido pelo MEC.

A segunda parte ficou a cargo do Prof. Alexandre Rafael da Rosa, gestor da EJA no município de Canoas, que explanou sobre "Itinerância na Educação de Jovens e Adultos: a Experiência de Canoas", apresentando o trabalho que está sendo feito neste município, envolvendo uma parceria entre a Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Diretoria de Educação continuada e Diversidade, e o CEIA - Centro de Capacitação, Educação, Inclusão e Acessibilidade, ambos órgãos da SME. Auxiliaram no Relato, as Profªs. Vera Lúcia P. da Rosa (CEIA) e Suzana Leal dos Santos (EJA da EMEF Erna Würth).


Fotos: Ronaldo Ribeiro (Inclusão/DECD/SME)






 


domingo, 28 de outubro de 2012

PARCERIA ENTRE SME/SMDS/SENAI/GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL LEVA OPORTUNIDADE PROFISSIONAL PARA JOVENS DA EJA



O governo do Estado do RS instituiu o Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica com o objetivo de organizar no Estado uma rede colaborativa entre instituições representativas do governo, das universidades, do meio empresarial e dos trabalhadores, integrando o atendimento das demandas regionais de profissionalização à nova agenda de desenvolvimento do Estado.

Tendo em vista o projeto de expansão da Celulose Riograndense, foi criado, através do Pacto, um Grupo de Trabalho para atender a demanda de qualificação profissional, envolvendo órgãos públicos do Estado e do município, a empresa, o SENAI e os Sindicatos dos Trabalhadores e das empresas.

O Programa de Qualificação Profissional será executado em parceria com o Governo Federal, através do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, em dez municípios. Em Canoas, serão 340 vagas para cursos na área da construção civil, entre os quais; pedreiro, carpinteiro de obras, armador de ferragem, eletricista, encanador, pintor de obras e montador de andaimes.

Os educandos da EJA que preencherem os pré-requisitos, entre eles o nível de escolaridade, figuram entre os que possuem prioridade de acesso.

A Unidade de Educação dos Jovens e Adultos da SME, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o SENAI, elaboraram duas estratégias para dar conhecimento e despertar nos educandos o interesse pelos cursos. Uma foi a visita ao SENAI, para conhecer de perto o local onde se realizarão os cursos, contatar com os alunos que fazem cursos na Instituição e receber as palestras dos técnicos professores. As fotos mostram a visita dos alunos da EMEF Rio de Janeiro. A outra foi levar até as escolas com EJA técnicos do SENAI para divulgarem e orientarem sobre as inscrições para os cursos. Nas fotos, visita à EMEF João Paulo I.


Toda e qualquer informação pode ser obtida junto à profª Zenaide Rocha, na UEJA/SME, através do telefone (51) 34285709.


Texto: Prof. Alexandre R. Rosa com reprodução parcial do documento elaborado pela SMDS.
Fotos: Profªs. Denise Wedman e Zenaide Rocha




quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EDUCANDOS DA EJA PRESTIGIAM PEÇAS TEATRAIS


Em meados do mês de agosto, os educandos da EJA das escolas Max A. Oderich e Duque de Caxias, estiveram presentes no Teatro Terreira da Tribo prestigiando duas peças teatrais, sendo uma apresentada pelo Grupo da Oficina Livre de Teatro da cidade de Canoas, denominada "Bate Asas, Bate".

A esquete conta a história de Tião um brasileiro vendedor de cafezinho, que ao entrar em uma agência de publicidade é convidado para gravar um comercial, onde ele, um homem do povo, vence na vida e compra sua tão sonhada casa própria. A partir deste fato, sua vida vira uma confusão, Tião passa a ser reconhecido nas ruas como o "moço da casa própria", mas sua família continua passando fome.

O outro espetáculo conta a história de "Aristão, o desafortunado". Tendo como pano de fundo histórico a conquista da Pérsia pelo exército de Alexandre, O Grande, a peça contava a trajetória de um ladrão que em suas andanças seguidamente cruzava os caminhos do conquistador.

A plateia, composta majoritariamente pelos nossos educandos, acompanhados dos professores da modalidade das respectivas escolas, interagiu com os espetáculos que despertaram o interesse pela arte. Foi justamente esse interesse que motivou o Projeto ArtEJA na EMEF Max A. Oderich, o qual foi apresentado no último Encontro do Fórum Estadual de EJA (1º/10).


Fonte: Informativo Terreira da Tribo
Fotos: Profs. da Esc. Max A. Oderich

domingo, 21 de outubro de 2012

EJA DA ODETTE Y. DE FREITAS RECEBE A CARAVANA DA CIDADANIA


Em mais uma edição, a EMEF Odette Y. de Freitas contou com a Caravana da Cidadania SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas)/EJA. Foram ministradas as quatro oficinas costumeiras. Os educandos acompanharam as palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Tuberculose, Planejamento Familiar (Secretaria da Saúde), Homofobia (Coordenadoria da Diversidade, na pessoa de Paulo Renato Vergara, o Pai Neco), Proteção contra Violência à Mulher, Proteção contra Álcool e Drogas (Programa Canoas Viva, por Geisa Bonfanti) e Direitos associados à Assistência Social.

O fato extremamente positivo foi que antes da presença da Caravana, os educadores desenvolveram atividades associadas aos temas que seriam abordados nas oficinas, o que significou um preparo maior para o acompanhamento das palestras.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

IV SIMPÓSIO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EJA

Com o tema "Uma possibilidade de Aprendizagem ao Longo da Vida", a Unicamp promove nos dias 19 e 20 de outubro, o evento em destaque. Haverá mesas-redondas, conferências e minicursos que visam discutir as orientações de EJA presentes no Plano Nacional de Educação (PNE) e nas Conferências Internacionais de Educação de Jovens e Adultos (Confiteas). Acessem o link abaixo, visualizem o Encontro e circulem pelo menu. Seria bom observar a relação dos títulos dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nesta modalidade e que estarão sob apreciação. É uma boa maneira de verificarmos o que está sendo produzido pelo país afora.

Fonte: Revista Escola

A conferencista do evento será a Prof. Maria Margarida Machado, com a palestra intitulada "Educação de Jovens e Adultos: Uma possibilidade de aprendizagem ao longo da vida". A prof. Margarida é mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). No período de 2004 a 2006 foi coordenadora pedagógica do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da, hoje, SECADI/MEC. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás e vice-diretora da Faculdade de Educação, atuando em pesquisas na área da modalidade EJA. No último XII ENEJA, realizado em Salvador, Bahia, abordou o citado tema. Abaixo, slides da apresentação. Confira também um comentário da prof. Margarida em nosso blog, referindo-se à política de EJA em nosso município de Canoas acessando: 
http://www.revelandoaeja.blogspot.com.br/2012/10/educandos-da-eja-da-emef-carlos.html#comment-form


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

EDUCANDOS DA EJA DA EMEF CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE ENCENAM PEÇA SOBRE MEIO AMBIENTE


Dentro do Eixo Temático Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, educadores(as) da EJA da Escola Carlos Drummond de Andrade desenvolveram com os educandos um projeto interdisciplinar que culminou, na noite de 19 de setembro, com a apresentação de uma peça teatral encenada pelos próprios educandos.

Outros trabalhos foram desenvolvidos abrangendo as áreas do conhecimento da Linguagem, Ciências Exatas e da Natureza e Ciências Humanas e Sociais.
Parabéns à equipe docente, à coordenadoria, à diretoria da escola, que através da Profª Rosely Dal Castel prestigiou o trabalho, e, em especial, aos educandos que protagonizaram o projeto, os quais, segundo os professores, mesmo debaixo de muita chuva não faltavam aos ensaios.



"Momentos lindos, de encantamentos, alegrias e significados profundos. Assim foi o projeto. A culminância foi esta festa linda. Obrigada Alexandre por nos ensinar o caminho!"
                                                                                                                                                                

Profª. Anita Buarque Soares





CARAVANA DA CIDADANIA E DA PREVENÇÃO PROMOVE OFICINAS NA EJA DA JOÃO PAULO I




A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I recebeu na noite de quarta-feira, 11 de setembro, a Caravana da Cidadania e da Prevenção. Educandos da Educação de Jovens e Adultos tiveram acesso às diversas oficinas que trataram de diferentes temáticas associadas à Cidadania, um dos Eixos Temáticos na proposta pedagógica da EJA.

Segundo a Coordenadora do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), Profª Silvia Hansen, a Caravana da Cidadania e da Prevenção em parceria com a EJA, em cada uma de suas edições, cumpre com a expectativa de levar aos educandos uma consciência maior de seus direitos e responsabilidades.

Palestras e Oficinas

A homofobia e a prevenção à violência contra a mulher forma temas das palestras ministradas pelo Coordenador da Diversidade Luiz Antônio Inda e pela Coordenadora Técnica do Centro de Referência da Mulher Patrícia Esber, Renata Jardim. As oficinas de Planejamento Familiar e HIV/AIDS ficaram a cargo do psicólogo Leandro Reppold e da psicóloga Jaqueline Baptista, respectivamente. Álcool e Drogas foi proferida por Luciane Machado de Oliveira da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), enquanto que Assistência Social foi desenvolvida pela Coordenadora do CRAS do bairro Harmonia, Ione Maria Dani Boniatti.

Manifestação: 
"Gostaria de parabenizar a caravana da cidadania pela disponibilidade e pelo excelente trabalho que desenvolveram na minha escola junto aos alunos da EJA, pois os mesmos ficaram muito felizes e fizeram comentários do trabalho valioso que vocês estão desenvolvendo nas escolas. Fica meu abraço e meu agradecimento e dos alunos do 1º segmento que ficaram encantados e que gostariam que voltassem e que tivessem mais trabalhos envolvendo questões sobre a cidadania, pois o comentário foi: sabemos muitas coisas e não sabemos nada, não sabemos que temos tantos direitos, ou que temos tantos lugares onde podemos recorrer quando precisamos. Foi maravilhoso. Parabéns"!!
Profª Cláudia Perez e alunos do 1º Segmento da EJA da EMEF João Paulo I

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CASA DO POETA - 10 ANOS: PROMOVENDO TALENTOS E PRODUZINDO CULTURA


Cumprimentando sua presidente Maria Luci C. Leite, parabenizo à Casa do Poeta, seus associados e todos aqueles que compartilham de suas experiências durante esses dez anos de existência.

A exposição de fotos no saguão da Biblioteca Pública mostra essa trajetória e expressa sua história. A palestra do escritor Antônio Canabarro Tróis Filho, o Tonito, acompanhado do Irmão Henrique Justo, nos encheu a alma de alegria e provocou até mesmo a vontade de sair pela vida apreciando a realidade e transformando tudo em poesia. Quem sabe eu não me atreva na próxima coletânea? E ainda teve a flauta do prof. Israel Boff que contagiou de paz o ambiente.

Canoas deve sentir-se orgulhosa de contar com duas entidades de expressão na promoção da cultura local. A Casa do Poeta e a ACE - Associação Canoense dos Escritores. Elas amparam quem se envereda pelo caminho da cultura, sustentam suas aspirações e divulgam suas realizações. E, realizações de qualidade, diga-se de passagem.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ESCOLAS DE CANOAS APRESENTAM EXPERIÊNCIAS NA EJA EM ENCONTRO ESTADUAL DO FÓRUM GAÚCHO



Realizou-se no dia 1º de outubro, na PUC, em P. Alegre, mais uma edição do Encontro Estadual do Fórum de EJA do RS. Foram tratados diversos assuntos correspondentes às políticas públicas na área da educação de jovens e adultos. Entre eles, a Agenda Territorial, apresentada pela Coordenadora da EJA na SEDUC, Adriana Rodrigues. Essa proposta de pesquisa universitária, coordenada por vários órgãos institucionais, visa promover um levantamento da oferta e da demanda da modalidade no Estado. Outro ponto foi o II Encontro Regional da EJA, o EREJA Sul, a realizar-se entre os dias 28 e 30 de novembro na cidade de Florianópolis. Martha Cristina Gomes da Rosa, representante da ATEMPA, explanou a trajetória dos Encontros do Fórum e informou sobre os procedimentos para a realização do evento. A delegação do RS contará com 40 participantes em Santa Catarina.

O tema central foi o debate em torno do Currículo e das Metodologias aplicadas na EJA, o qual envolveu, através de trabalhos em grupos e apresentações de análises e propostas, os educadores e demais representantes dos diferentes segmentos da modalidade presentes no Encontro. O painel foi apresentado pelas Profªs. Aline Cunha, da UFRGS, Jussara Loch, da PUC e Maria Fani Scheibel. Coube à educadora Liana Borges, fazer uma síntese dos elementos destacados pelos professores, comentando-os.
Destaque também para as escolas do nosso município, cujos educadores apresentaram trabalhos desenvolvidos na área da EJA. “Ler... mais”, projeto desenvolvido na  EMEF Erna Würth, foi apresentado pelo conjunto de educadores. As Profªs. Ângela Gomes e Carolina Gottselig, da EMEF Max A. Oderich, apresentaram o projeto “ArtEJA”.

Canoas ainda se fez presente com a atração cultural, onde o Grupo Pode ter Inço no Jardim, numa parceria com a SMC e a SME, apresentou a peça teatral “Nascimento, vida e morte do líder Sepé Tiarajú”, dirigida por João Máximo.
No final do Encontro, promoveu-se a escolha dos representantes que comporão a delegação gaúcha ao II EREJA Sul. Parabéns à coordenação do Fórum pela organização do evento, elaboração dos textos que serviram de base para os debates e pela acolhida.




segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"O LIVRO ESTÁ NA MESA" TRAZ IRMÃO HENRIQUE JUSTO


Neste sábado, 29 de setembro, às 11h30m, no Canoas Tênis Clube, realizou-se mais uma edição do Projeto "O Livro está na Mesa", do nosso amigo Antônio Canabarro Tróis Filho (Tonito). O convidado da vez foi o inestimável Irmão Henrique Justo. Por cerca de meia hora, do alto da sua experiência acumulada em 90 anos de idade, Irmão Henrique Justo falou sobre educação, religião, psicologia e ... seus livros.

Mais detalhes sobre o evento e o convidado, acesse: http://www.escritorescanoenses.org.br/