terça-feira, 28 de julho de 2015

A EJA DA EMEF ODETTE FREITAS EM QUATRO TEMPOS

Galera boa de bola

TORNEIO DE FUTSAL
A modalidade Educação de Jovens e Adultos passou por grande mobilização neste final de semestre na EMEF Odette Y. de Freitas. 


A recente inauguração do ginásio de esportes coberto da escola permitiu a realização de um torneio de futebol de salão que agitou as turmas da EJA. A turma T1A sagrou-se campeã, ficando em 2º lugar a turma T2B. 



O educando Emanuel da T1A foi o goleador, enquanto o goleiro menos vazado foi Carlos Eduardo, também da T1A. Valeu a participação de todos, destaca a Coordenadora da EJA professora Gleci Guimarães.




PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE



Outro evento foi a palestra ministrada pela psicóloga Fabiana Farias. Nesta noite foram destacados pontos-chaves envolvendo o tema sexualidade. 


Segundo Gleci, "nossa escola agradece pela generosidade e qualidade do momento; desejamos que sua ação transformadora continue agindo na vida dos nossos alunos por onde quer que seja". A psicóloga Fabiana se posiciona agradecendo a "oportunidade por me propiciar este momento com teus alunos; este trabalho me fez sentir muito feliz."

PROJETO SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS


Dentro da política de inclusão, a escola, através da professora do Atendimento Educacional Especializado, Rejane Sant Ana Erig, está promovendo o Projeto "Nascer de Uma Nova Pedagogia: AEE nas Turmas da EJA da EMEF Odette Freitas". Trata-se da abertura da sala de Recursos no período noturno para atendimento dos educandos da EJA com deficiência. Segundo a prof. Rejane, o objetivo é "iniciar a luta pelo processo de inclusão escolar na modalidade EJA, como "experiências" iniciais, percebendo a construção de novos valores, onde não há roteiro nem receita pronta". 


Dentro do projeto, os objetivos específicos destacados são:
- ampliar e enriquecer o vocabulário do aluno;
- introduzir diferentes gêneros textuais nas atividades do "aluno";
- resgatar no "aluno" sua autoestima, para consequentemente, melhorar sua interação com os colegas e aumentando sua permanência na escola, evitando a sua desistência;
- considerar e valorizar as potencialidades do "aluno", tomando-as como ponto de partida para realização das atividades pedagógicas;


- proporcionar uma mediação pedagógica mais efetiva ao "aluno", principalmente nas atividades que ele demonstra pouco interesse;
- orientar as pessoas envolvidas (família, professor de sala comum, direção e demais funcionários da escola) na vida do "aluno", quanto ao papel de cada um(a), no que diz respeito ao desenvolvimento do mesmo.



O Projeto atende dezoito educandos da EJA, preenchendo uma carência há muito sentida, pelo menos nesta escola. Destaca-se que no ano passado, a EMEF Nelson Paim Terra, também já realizou um Projeto similar, o IncluAção, promovido pela Orientadora Alessandra Hatsek.







FORMAÇÃO DE PROFESSORES



No dia 14 de julho, a escola me recebeu para uma formação continuada com o quadro de professores. Alguns ingressaram recentemente na modalidade e não tinham conhecimento formal da proposta curricular e da metodologia. 


Foi um ótimo momento para aprimorar o conhecimento sobre as características peculiares que envolvem a pedagogia proposta pela modalidade, como o desenvolvimento dos Planos de Trabalho, Planos de Aula, Eixos e Subeixos Temáticos, etc. A reunião serviu para tirar muitas dúvidas e constituiu-se num tempo propício para refletir sobre a educação no que se refere à modalidade EJA em comparação com o ensino fundamental, dito, regular. 
Agradeço a hospitalidade!

OUTRAS AÇÕES PEDAGÓGICAS


Projeto Trilha Ortográfica


Visita da EJA à Feira do Livro
EMEF Odette Y. de Freitas
Diretora: Ana Cori S. Machado
Vice: Fernanda A. Camero
Supervisora: Aline Rambow
Orientadora: Simone R. Dorneles
Coordenadora EJA: Gleci Guimarães.
Fotos: Aline Rambow e Alexandre R. Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário