terça-feira, 28 de julho de 2015

A EJA DA EMEF ODETTE FREITAS EM QUATRO TEMPOS

Galera boa de bola

TORNEIO DE FUTSAL
A modalidade Educação de Jovens e Adultos passou por grande mobilização neste final de semestre na EMEF Odette Y. de Freitas. 


A recente inauguração do ginásio de esportes coberto da escola permitiu a realização de um torneio de futebol de salão que agitou as turmas da EJA. A turma T1A sagrou-se campeã, ficando em 2º lugar a turma T2B. 



O educando Emanuel da T1A foi o goleador, enquanto o goleiro menos vazado foi Carlos Eduardo, também da T1A. Valeu a participação de todos, destaca a Coordenadora da EJA professora Gleci Guimarães.




PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE



Outro evento foi a palestra ministrada pela psicóloga Fabiana Farias. Nesta noite foram destacados pontos-chaves envolvendo o tema sexualidade. 


Segundo Gleci, "nossa escola agradece pela generosidade e qualidade do momento; desejamos que sua ação transformadora continue agindo na vida dos nossos alunos por onde quer que seja". A psicóloga Fabiana se posiciona agradecendo a "oportunidade por me propiciar este momento com teus alunos; este trabalho me fez sentir muito feliz."

PROJETO SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS


Dentro da política de inclusão, a escola, através da professora do Atendimento Educacional Especializado, Rejane Sant Ana Erig, está promovendo o Projeto "Nascer de Uma Nova Pedagogia: AEE nas Turmas da EJA da EMEF Odette Freitas". Trata-se da abertura da sala de Recursos no período noturno para atendimento dos educandos da EJA com deficiência. Segundo a prof. Rejane, o objetivo é "iniciar a luta pelo processo de inclusão escolar na modalidade EJA, como "experiências" iniciais, percebendo a construção de novos valores, onde não há roteiro nem receita pronta". 


Dentro do projeto, os objetivos específicos destacados são:
- ampliar e enriquecer o vocabulário do aluno;
- introduzir diferentes gêneros textuais nas atividades do "aluno";
- resgatar no "aluno" sua autoestima, para consequentemente, melhorar sua interação com os colegas e aumentando sua permanência na escola, evitando a sua desistência;
- considerar e valorizar as potencialidades do "aluno", tomando-as como ponto de partida para realização das atividades pedagógicas;


- proporcionar uma mediação pedagógica mais efetiva ao "aluno", principalmente nas atividades que ele demonstra pouco interesse;
- orientar as pessoas envolvidas (família, professor de sala comum, direção e demais funcionários da escola) na vida do "aluno", quanto ao papel de cada um(a), no que diz respeito ao desenvolvimento do mesmo.



O Projeto atende dezoito educandos da EJA, preenchendo uma carência há muito sentida, pelo menos nesta escola. Destaca-se que no ano passado, a EMEF Nelson Paim Terra, também já realizou um Projeto similar, o IncluAção, promovido pela Orientadora Alessandra Hatsek.







FORMAÇÃO DE PROFESSORES



No dia 14 de julho, a escola me recebeu para uma formação continuada com o quadro de professores. Alguns ingressaram recentemente na modalidade e não tinham conhecimento formal da proposta curricular e da metodologia. 


Foi um ótimo momento para aprimorar o conhecimento sobre as características peculiares que envolvem a pedagogia proposta pela modalidade, como o desenvolvimento dos Planos de Trabalho, Planos de Aula, Eixos e Subeixos Temáticos, etc. A reunião serviu para tirar muitas dúvidas e constituiu-se num tempo propício para refletir sobre a educação no que se refere à modalidade EJA em comparação com o ensino fundamental, dito, regular. 
Agradeço a hospitalidade!

OUTRAS AÇÕES PEDAGÓGICAS


Projeto Trilha Ortográfica


Visita da EJA à Feira do Livro
EMEF Odette Y. de Freitas
Diretora: Ana Cori S. Machado
Vice: Fernanda A. Camero
Supervisora: Aline Rambow
Orientadora: Simone R. Dorneles
Coordenadora EJA: Gleci Guimarães.
Fotos: Aline Rambow e Alexandre R. Rosa

sábado, 11 de julho de 2015

FORMATURA DO COLETIVO COCA-COLA FECHA OS DOIS PRIMEIROS CICLOS DO ANO

Galera da EJA formada em Curso Profissionalizante
A noite de 10 de julho encerrou o primeiro semestre do curso profissionalizante Comércio e Varejo do Coletivo Coca-Cola com a formatura dos educandos e educandas da EJA que cursam simultaneamente o Fundamental da modalidade nas escolas da Rede Municipal de Ensino. 

Em torno de 240 jovens e adultos se qualificaram para o mundo do trabalho neste primeiro semestre de 2015. No primeiro ciclo foram contemplados educandos das EMEFs Nelson Paim Terra, Rio Grande do Sul, Santos Dumont e Irmão Pedro.

Agora, no segundo ciclo, o contingente selecionado por interesse pelas escolas Duque de Caxias, Nancy Pansera, Erna Würth e João Paulo I. Na virada do semestre já estão anunciadas as novas turmas beneficiando educandos das EMEFs Max Oderich, Odette Freitas, Rio de Janeiro e Thiago Würth. 


O curso se desenvolve nas dependências da Escola Martinho Lutero. O transporte das escolas até o local do curso é patrocinado pela SME/Prefeitura Municipal de Canoas, o que evidencia o investimento nos nossos jovens por parte do governo municipal, sempre voltado para promoção de políticas públicas para esse segmento.  


Acompanharam o evento a Vice-Diretora Márcia Amaral Farias, da EMEF Erna Würth, a Orientadora Márcia Maria Martins, da EMEF Nancy Pansera, a  Diretora Vera Regina dos Santos e a Coordenadora da EJA Silvana Garcia, pela escola Duque de Caxias, além dos professores Luis Paulo, Isabel, Constância, Adriano e Shirlei. 


Também presentes a Diretora Catia Beck da Escola Martinho Lutero, Marcela Rodrigues, Analista de Campo do Instituto e o professor Thiago Carvalho do Coletivo.




Parabéns aos formandos e formandas!

Acompanhe também no link:
http://www.revelandoaeja.blogspot.com.br/2015/03/na-busca-do-cumprimento-das-metas-do.html
Visite a fan page:
https://www.facebook.com/coletivocanoas?fref=ts&pnref=story



sábado, 4 de julho de 2015

PARCERIA COM ACADEF E REDE LA SALLE PROMOVE POLÍTICA DE INCLUSÃO NA EJA


No dia 1º/07, às 14h, ocorreu na Sede da Associação Canoense de Deficientes Físicos - ACADEF, a Aula Inaugural do Projeto Jovem Aprendiz. 


O projeto visa qualificar jovens para o mercado de trabalho, oportunizando a capacitação profissional ao segmento da EJA para inserção no primeiro emprego, bem como promover o desenvolvimento do sujeito como agente ativo da cidadania e ainda desenvolver habilidades e competências essenciais para o mercado de trabalho com ênfase na área administrativa, em que o educando terá a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos desta área do saber e de outras que possuem interface com a temática proposta.


Na parceria com a ACADEF, a Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação divulgou o curso nas escolas e promoveu os encaminhamentos de adolescentes, jovens e adultos, que tivessem deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem, para ingressarem no Programa de Aprendizagem.


A construção da proposta se deu no dia 13/04 através de uma reunião da ACADEF com o Gestor Ronaldo Ribeiro da Diretoria de Educação Inclusiva e Prof. Sandra Frozza, da UEJA,  onde foi apresentada a proposta do curso, objetivo da parceria e as peculiaridades do projeto. Também foram definidas estratégias para divulgação do curso na rede e como seriam encaminhados os Pareceres Pedagógicos, sempre sendo observados os critérios de participação e o processo seletivo para os candidatos.


A divulgação e apresentação do projeto para as Coordenadores da EJA ocorreu no encontro do dia 23/04, com explicações e material impresso contendo os critérios de participação, além do contato da ACADEF para esclarecimento de dúvidas e questionamentos, a qual se encarregaria da entrevista final.


A Unidade EJA da Diretoria de Ensino Fundamental da SME, vem procurando aprofundar o debate em torno do atendimento para pessoas com deficiência nas escolas que ofertam a modalidade, onde já foram cadastrados mais de uma centena de casos de inclusão.


A Aula Inaugural contou com a presença do Presidente da ACADEF Sr. Jorge Cardoso, do representante da Rede La Salle, onde ocorrerão as aulas e cujas escolas empregarão os futuros profissionais, Irmão Olavo Dalvit, além da representação da SME de Canoas.

Os alunos selecionados foram os seguintes:

David Mancirio Dias                               E.M.E.F Rio Grande do Sul
Fábio Machado Cardoso                        E.M.E.F Santos Dumont
Franciele Kelly Figueiredo de Souza        E.M.E.F Duque de Caxias
Jessica Borges Francisco                         E.M.E.F Irmão Pedro 
Leonardo de Lima Ventura                      E.M.E.F Rio Grande do Sul
Mauricio da Rosa Braga                          E.M.E.F Max Adolfo Oderich
Osvaldo Gonçalves                                  E.M.E.F Odette Freitas
Paulo Rogerio Oliveira de Souza              E.M.E.F Guajuviras
Vinicius Olmos Rojas                               E.M.E.F Rio Grande do Sul