sexta-feira, 27 de março de 2015

NA BUSCA DO CUMPRIMENTO DAS METAS DO PME, A INTEGRAÇÃO ENTRE O FUNDAMENTAL E O PROFISSIONALIZANTE


No dia 09 de março iniciou o Ciclo 1 do Curso Profissionalizante Mathias Velho-Harmonia em parceria com o Instituto Coca-cola e a Unidade EJA da Secretaria Municipal de Educação. Quatro escolas com educação de jovens e adultos estão sendo contempladas, beneficiando 120 educandos. São elas: EMEFs Rio Grande do Sul, Nelson Paim Terra, Santos Dumont e Rio Grande do Sul. 

O curso Mercado e Varejo, num total de 32 horas, funciona nas dependências da Escola Martinho Lutero. A SME fornece o transporte, investindo na formação destes educandos, alguns dos quais já estão exercendo atividades no mundo do trabalho e outros já concluintes do curso e do fundamental seguem suas atividades no ensino médio.

Matemática, relações comerciais, elaboração de currículo, simulação de entrevistas de emprego, vocabulário, publicidade e propaganda, consumo e informática, entre outros temas, fazem parte de um currículo perfeitamente integrado com o ensino fundamental da modalidade, cujo Eixo Temático versa sobre Trabalho, Estado e Sociedade. Essa parceria atende o recém lançado Plano Municipal de Educação, no qual consta que até 25% das matrículas na EJA devem estar contempladas com ensino profissionalizante.


Nesta quinta-feira, dia 26, estive com a assessora da Unidade EJA da SME, prof. Christiane Oliveira, dialogando com os educandos da EMEF Nelson Paim Terra e a Coordenação do Instituto Coca-Cola, Analista de Campo Marcela Rodrigues e o prof. Thiago de Carvalho Machado, mostrando a importância da oportunidade que está sendo oferecida aos mesmos. Acompanhava os educandos a prof. Marianna Pilla Dincao.

EDUCANDO DA EJA MOSTRA CRACHÁ COM ORGULHO
Relato da prof. Gislaine Ferreira:

"Estou enviando foto exclusiva enviada a mim pelo aluno que fez o Coletivo, Emerson Guilherme da EJA Escola João Paulo. Conseguimos empregá-lo na própria Vonpar. Ele faz o pescar, e melhor, está no ensino médio. E a luta continua! Vou continuar na busca de emprego para todos que formei. Grata!"


terça-feira, 24 de março de 2015

REUNIÃO COM COORDENADORAS DA EJA ORGANIZA ANO LETIVO DE 2015


Na quinta-feira, dia 19 de março, ocorreu a primeira reunião das Coordenadoras da modalidade Educação de Jovens e Adultos, integrando a EJA, dita regular, e a proposta Cidadã da modalidade. Muitos assuntos foram tratados com o objetivo de promover a organização do presente ano letivo, entre os quais, o PNLD EJA com o recebimento dos livros didáticos nas escolas; a confecção dos Planos de Trabalho Periódicos com a estruturação dos subeixos; o calendário de 2015; as atividades culturais para o ano incluindo a Gincana Cultural com a promoção da integração entre a EJA e o Ensino Fundamental Regular; o levantamento dos casos de inclusão; as formações por segmentos e áreas de conhecimento; a definição das matrículas nos cadernos de chamada; a abordagem sobre o Regimento e o PPP, entre outros.


No total, 18 escolas da rede municipal de ensino estão ofertando a modalidade EJA neste ano de 2015, quiça, um recorde histórico. A reunião foi coordenada pela professora Sandra Frozza, assessora pedagógica da Unidade EJA e contou com a explanação da Diretora do Ensino Fundamental, Rosí Ângela Baptista da Silva, a qual ressaltou a importância da escola entender a modalidade EJA como parte integrante da mesma. Destaque para a presença das diretoras Lucimar Nunes Batista da EMEF Pinto Bandeira e Daniele Ilha Bertolo da EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig, escolas que adotaram a EJA Cidadã.


Relação das escolas com EJA:
EMEF Assis Brasil = Juventude Cidadã
EMEF Duque de Caxias = EJA Regular e Cidadã (Juv. e Educação)
EMEF Erna Würth = EJA Regular e Cidadã (Juv. e Educação)
EMEF Guajuviras = Juventude Cidadã
EMEF Irmão Pedro = EJA Regular e Juventude Cidadã
EMEF João Paulo I = EJA Regular
EMEF Max A. Oderich = EJA Regular
EMEF Ministro Rubem C. Ludwig = Juventude e Educação Cidadã
EMEF Nancy Pansera = EJA Regular e Juventude Cidadã
EMEF Nelson Paim Terra = EJA Regular
EMEF Odette Y. Freitas = EJA Regular
EMEF Pinto Bandeira = Juventude Cidadã
EMEF Rio de Janeiro = EJA Regular e Educação Cidadã
EMEF Rio Grande do Sul = EJA Regular
EMEF Santos Dumont = EJA Regular e Educação Cidadã
EMEF Thiago Würth = EJA Regular e Juventude Cidadã
EMEF Vitória = EJA (Especial para Surdos)
EMEF Walter Peracchi de Barcellos = Juventude Cidadã
Obs. O termos regular está sendo usado somente com o objetivo de fazer entender a diferenciação entre a EJA tradicionalmente ofertada e a nova proposta Cidadã.

Número de educandos inscritos/matriculados no início do ano letivo:
EJA Juventude e Educação Cidadã =  573
EJA Regular = 2006
Total = 2.579

EDUCADORAS APRESENTAM EM SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE NA ULBRA PROJETO DESENVOLVIDO NA EJA

Professoras Silvana e Viviane da EJA da EMEF Nelson P. Terra

Estou abrindo o ano de 2015 neste espaço com a inserção do trabalho desenvolvido pelas professoras Viviane Teresinha Furtado e Silvana Favreto, junto aos educandos da EJA da EMEF Nelson Paim Terra, localizada no bairro Rio Branco, na Área de Ciências Naturais e Exatas, dentro do Eixo Temático Cultura, Cidadania e Meio Ambiente.

Denominado Bacias Hidrográficas e Saneamento Básico, o trabalho foi parte de um projeto maior intitulado Águas do Meu Município, parceria da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, referente ao Curso de Educação Ambiental para a Conservação e Gestão dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, promovido pela UFRGS em parceria com o Comitê da Bacia do Rio Gravataí.

Segundo Viviane, a proposta procurou demonstrar a importância da realização de projetos em Educação Ambiental no espaço escolar, tendo como foco o saneamento básico e a influência da falta deste na qualidade das águas do município e qualidade de vida da população, a partir da promoção de palestras, pesquisas, debates, exibição de vídeos e exposição de fotografias.

Painel confeccionado com as fotos trazidas pelos alunos referentes ao meio ambiente local.

As atividades realizadas proporcionaram um olhar diferenciado dos alunos em relação ao seu meio ambiente, levando-os a perceber as responsabilidades e as atitudes necessárias para solucionar problemas existentes e a reconhecer a importância da valorização e preservação do meio ao qual pertencem. Assim, a escola transformou-se num espaço de fomento ao exercício da cidadania, onde cada ser, portador de direitos e deveres, é corresponsável pela qualidade do meio ambiente.

A Educação Ambiental no espaço escolar deve se constituir num processo pedagógico, participativo e permanente, buscando uma maior interação no processo do ensino e da aprendizagem, tendo o diálogo como ferramenta primordial na busca no desenvolvimento de alunos mais atuantes no meio em que vivem.
Para Silvana, objetiva-se despertar nos alunos a preocupação com a qualidade de vida e a percepção da necessidade de atitudes de prevenção, assumindo sua responsabilidade nesse processo, realizando mais um exercício de cidadania. Para tanto, apostamos no resgate e/ou na potencialização do sentimento de pertencimento.
À medida que o ser humano conhece realmente o lugar onde vive (a história, a cultura, o ambiente natural, o ambiente social) e percebe que pertence a esse meio e que a sua vida faz parte dessa dinâmica, ele revê seus conceitos, seus valores e suas ações para a construção de uma relação mais harmônica de respeito e responsabilidade.

O projeto buscou proporcionar aos alunos a construção de conhecimentos e muitas reflexões, o que influenciou na mudança de atitudes contribuindo, assim para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida de nossos alunos.
Devido à sua importância, o Projeto foi apresentado no 1º Seminário de Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí e 25 anos do Comitê Gravatahy, realizado em dezembro do ano passado na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, no município de Gravataí, contando com a presença do Secretário Municipal do Meio Ambiente.