No dia 09 de março iniciou o Ciclo 1 do Curso Profissionalizante Mathias Velho-Harmonia em parceria com o Instituto Coca-cola e a Unidade EJA da Secretaria Municipal de Educação. Quatro escolas com educação de jovens e adultos estão sendo contempladas, beneficiando 120 educandos. São elas: EMEFs Rio Grande do Sul, Nelson Paim Terra, Santos Dumont e Rio Grande do Sul.
O curso Mercado e Varejo, num total de 32 horas, funciona nas dependências da Escola Martinho Lutero. A SME fornece o transporte, investindo na formação destes educandos, alguns dos quais já estão exercendo atividades no mundo do trabalho e outros já concluintes do curso e do fundamental seguem suas atividades no ensino médio.
Matemática, relações comerciais, elaboração de currículo, simulação de entrevistas de emprego, vocabulário, publicidade e propaganda, consumo e informática, entre outros temas, fazem parte de um currículo perfeitamente integrado com o ensino fundamental da modalidade, cujo Eixo Temático versa sobre Trabalho, Estado e Sociedade. Essa parceria atende o recém lançado Plano Municipal de Educação, no qual consta que até 25% das matrículas na EJA devem estar contempladas com ensino profissionalizante.
Nesta quinta-feira, dia 26, estive com a assessora da Unidade EJA da SME, prof. Christiane Oliveira, dialogando com os educandos da EMEF Nelson Paim Terra e a Coordenação do Instituto Coca-Cola, Analista de Campo Marcela Rodrigues e o prof. Thiago de Carvalho Machado, mostrando a importância da oportunidade que está sendo oferecida aos mesmos. Acompanhava os educandos a prof. Marianna Pilla Dincao.
EDUCANDO DA EJA MOSTRA CRACHÁ COM ORGULHO
Relato da prof. Gislaine Ferreira:
"Estou enviando foto
exclusiva enviada a mim pelo aluno que fez o Coletivo, Emerson Guilherme da EJA
Escola João Paulo. Conseguimos empregá-lo na própria
Vonpar. Ele faz o pescar, e melhor, está no ensino médio. E a luta continua! Vou
continuar na busca de emprego para todos que formei. Grata!"