quinta-feira, 9 de outubro de 2014

NOVAS ESCOLAS ACENAM PARA EJA CIDADÃ

Reunião com os pais na EMEF Rui Cirne Lima

Durante o último mês, nos reunimos com as direções das escolas municipais interessadas em ofertar em 2015 a proposta da EJA Juventude Cidadã para educandos(as) entre 15 e 17 anos e Educação Cidadã para educandos(as) acima de 18 anos de idade.

São elas: a EMEF Walter Peracchi de Barcellos, a EMEF Pinto Bandeira e a EMEF Rui Cirne Lima. As escolas que atualmente disponibilizam essa modalidade desejam manter a oferta. 

A característica principal desta nova proposta da modalidade EJA é a unidocência e a multidisplinaridade com planejamento coletivo dos(as) educadores(as). Seu grande objetivo é estabelecer o vínculo e a afetividade entre educandos(as) e educadores(as) como forma de combater a evasão e a distorção idade-série. 

Pavimentando a parceria para 2015 na EMEF Pinto Bandeira

A EJA Juventude Cidadã funciona no diurno e a EJA Educação Cidadã no noturno, embora, não obrigatoriamente. A oferta pode se dar também no vespertino, como deverá ser a opção da EMEF Rui Cirne Lima, ou, dentro de determinadas opções estudadas e articuladas com o Conselho Municipal de Educação - CME.

Outras escolas aguardam o plano de expansão para verificarem a disponibilidade de espaço físico para implantação das turmas. 
O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, já está ajustando pactuações de novos cursos do PRONATEC para 2015, os quais deverão ser ofertados às atuais e novas turmas. Agora, o PRONATEC EJA terá como demandante nacional a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI, e a nossa Secretaria Municipal já está cadastrada como supervisora de demandas, habilitada, portanto, a promover as pré-matrículas.

Ajustando a EJA na EMEF Walter Peracchi de Barcellos

As novas turmas poderão contar também com verbas exclusivas, através da adesão à Resolução nº 48/2012, cuja previsão de lançamento no SIMEC será em início de novembro.
Meus agradecimentos pela forma carinhosa com que me receberam, às diretoras Lourdes Alves da Silva, Lucimar Nunes Batista e Inajara Beatris Welter Kaefer, bem como às suas equipes pedagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário