terça-feira, 28 de outubro de 2014

INAUGURADA NOVA TURMA DE EJA


Parabéns Galera

A EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig inaugurou nesta semana uma nova turma de EJA Educação Cidadã. Serão mais 35 educandos a serem contemplados em seus estudos para conclusão do Ensino fundamental na modalidade educação de jovens e adultos. A proposta EJA Educação Cidadã atende alunos acima de 18 anos de idade ou jovens que comprovem estar trabalhando e se caracteriza como uma turma de Totalidade 2 do 2º Segmento, cuja carga horária total é de 800h, sendo as aulas ministradas por áreas do conhecimento, com temas curriculares voltados para a realidade do educando e com unidocência. A turma está programada também para desenvolver um curso profissionalizante de 32h no ramo mercado e varejo de forma concomitante a ser ministrado pelo Coletivo Mathias Velho-Harmonia. A turma foi recepcionada pela prof. Viviane Rattis. Participaram também da abertura a Diretora da escola prof. Letícia Weber da Cunha e o Gestor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da SME prof. Alexandre Rafael da Rosa.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EJA DA ESCOLA NELSON PAIM TERRA

 
Exibição do filme "Bixo de Sete Cabeças"

As educadoras Viviane Furtado e Silvana Favreto da EJA da EMEF Nelson Paim Terra, estão desenvolvendo um projeto de Prevenção ao uso de drogas na escola, fruto do Curso de Extensão promovido pela Universidade de Santa Catarina. Abaixo o relato das professoras:

Observa-se que as drogas estão cada vez mais presentes na vida das crianças, adolescentes / jovens e adultos. São muitos os convites para participação ao mundo das drogas, por meio de estímulos da mídia, televisão, rádio, internet e pela busca de inserção e aceitação em grupos; deste público, os adolescentes/jovens, pelas características próprias dessa fase, são mais vulneráveis à experimentação das drogas, pela necessidade do inesperado, da busca por novas experiências e sensações.

Exibição do filme "Meu Nome não é Johnny"
Trabalhamos na EJA na escola e percebemos essa situação através da observação de atos e atitudes desses jovens e de diversas situações que ocorrem no cotidiano escolar, bem como por meio de conversas informais e de relatos de alunos e pais.

Constatamos que as drogas mais consumidas no espaço da comunidade escolar são as bebidas alocoólicas, o tabaco e a maconha. As consequências desses consumos são a falta de concentração e de interesse e a infrequência escolar. Diante dessa triste realidade, é importante que pais, profissionais de saúde, educadores e sociedade em geral, que, de um modo ou de outro, estão envolvidos com o adolescente/jovem tenham a compreensão do mundo de significados que permeiam a vida desses e também possuam conhecimento a respeito das drogas e das implicações do seu uso na vida humana para que possam contribuir para um mundo com menos usuários.

Pesquisas no LABIN

O objetivo geral é contribuir para a prevenção do uso indevido de drogas no âmbito escolar, bem como levar os alunos a reconhecerem a necessidade de se ter hábitos saudáveis visando à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida através da inserção da promoção de saúde nos Planos de Trabalhos de todas as áreas da EJA. Para alcançar os objetivos supracitados, planejamos ações contínuas e integradas.

Desde o início do curso estamos dialogando com nossos (as) educandos (as), inserindo no nosso cotidiano escolar temas que levam a promoção da saúde, não só relacionado à prevenção ao uso de drogas, mas relacionadas à saúde integral dos alunos e a melhoria da qualidade de vida, referentes à prevenção de doenças, sexualidade, alimentação saudável, atividades físicas, saneamento básico, oferecendo-lhes textos, exibindo vídeos, analisando reportagens, realizando pesquisas.


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

NOVAS ESCOLAS ACENAM PARA EJA CIDADÃ

Reunião com os pais na EMEF Rui Cirne Lima

Durante o último mês, nos reunimos com as direções das escolas municipais interessadas em ofertar em 2015 a proposta da EJA Juventude Cidadã para educandos(as) entre 15 e 17 anos e Educação Cidadã para educandos(as) acima de 18 anos de idade.

São elas: a EMEF Walter Peracchi de Barcellos, a EMEF Pinto Bandeira e a EMEF Rui Cirne Lima. As escolas que atualmente disponibilizam essa modalidade desejam manter a oferta. 

A característica principal desta nova proposta da modalidade EJA é a unidocência e a multidisplinaridade com planejamento coletivo dos(as) educadores(as). Seu grande objetivo é estabelecer o vínculo e a afetividade entre educandos(as) e educadores(as) como forma de combater a evasão e a distorção idade-série. 

Pavimentando a parceria para 2015 na EMEF Pinto Bandeira

A EJA Juventude Cidadã funciona no diurno e a EJA Educação Cidadã no noturno, embora, não obrigatoriamente. A oferta pode se dar também no vespertino, como deverá ser a opção da EMEF Rui Cirne Lima, ou, dentro de determinadas opções estudadas e articuladas com o Conselho Municipal de Educação - CME.

Outras escolas aguardam o plano de expansão para verificarem a disponibilidade de espaço físico para implantação das turmas. 
O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, já está ajustando pactuações de novos cursos do PRONATEC para 2015, os quais deverão ser ofertados às atuais e novas turmas. Agora, o PRONATEC EJA terá como demandante nacional a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI, e a nossa Secretaria Municipal já está cadastrada como supervisora de demandas, habilitada, portanto, a promover as pré-matrículas.

Ajustando a EJA na EMEF Walter Peracchi de Barcellos

As novas turmas poderão contar também com verbas exclusivas, através da adesão à Resolução nº 48/2012, cuja previsão de lançamento no SIMEC será em início de novembro.
Meus agradecimentos pela forma carinhosa com que me receberam, às diretoras Lourdes Alves da Silva, Lucimar Nunes Batista e Inajara Beatris Welter Kaefer, bem como às suas equipes pedagógicas.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

TRABALHO DA EJA RECEBE PRÊMIOS EM FEIRA CIENTÍFICA

Secretário Eliezer Pacheco prestigia condecoração

A EJA da EMEF Nancy Pansera foi convidada para participar da II Feira Municipal de Ciências de Canoas - FEMUCI, promovida pela Diretoria Pedagógica da SME e aceitou o desafio. O eventou ocorreu no dia 26/09 com mais de 300 alunos envolvidos em 84 trabalhos, no Ginásio de Esportes da EMEF Thiago Würth.


Os(as) educandos(as) participantes estavam trabalhando o tema meio ambiente, dentro do Eixo Temático Cultura, Cidadania e Meio Ambiente. Diversas atividades estavam sendo desenvolvidas tendo por base a preservação ambiental. Quem nos conta o resultado desta ação é a professora Leila Pagliarini:


"Surgiram dos trabalhos desenvolvidos, duas ideias, com o uso de materiais considerados apenas lixo. Uma era a confecção de artesanatos e a outra ligada à alimentação. Eu me envolvi mais no trabalho da alimentação, o qual foi chamado Lixo à Mesa. Desenvolvido para a conscientização da possibilidade de reaproveitamento de talos, cascas e sobras de alimento em novos pratos. 

Invadimos a cozinha da sala dos professores. Foi muito bacana! E na Feira de Ciências fomos coroados com os dois trabalhos. Nós já estávamos muito felizes com a medalha de participação e com o fato de ter ido. Imagina, no final, quando os dois trabalhos foram destaques da Feira, bom demais!!"


O objetivo da Feira era divulgar os trabalhos realizados nas escolas municipais e incentivar a iniciação científica desde os primeiros níveis de ensino. 




Os trabalhos destaques serão contemplados com uma visita à Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).
Parabéns, educandos(as) e educadores(as).




quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SEMANA FARROUPILHA É DESTAQUE NAS ESCOLAS DA EJA

Danças e trajes regionalistas na EMEF João Paulo I

Educandos(as) e educadores(as) mostraram todo o sentimento pelo Rio Grande durante a passagem da Semana Farroupilha. 

Independente das controvérsias históricas, a chama nativa estava acesa em cada uma das escolas da rede municipal que ofertam a modalidade educação de jovens e adultos. 

A participação foi intensa e os projetos contemplaram o Eixo Temático Cultura, Cidadania e Meio Ambiente. 




A confraternização ocorreu com danças, trajes típicos, chimarrão e o bom churrasco, mantendo sempre viva a tradição e a memória gaúcha. 



Educandos(as) aprendem com o filme O Tempo e o Vento
na EMEF Nelson Paim Terra

Na EMEF Nelson Paim Terra, a professora Sonsearai Pereira registrou: "Nossa semana foi de muitas atividades voltadas à Festa Farroupilha, que por sinal foi um sucesso. Tivemos a apresentação da Invernada Piazitos do Sul". 
Parabéns a todos(as) que transformaram esse momento de festa em uma verdadeira aula de cidadania e conhecimento sobre nossa história e cultura.


Fotos: Prof. Valquíria Angelita Marques (Orientadora - EMEF J. Paulo I)
e Prof. Sonsearai Pereira ( Vice-Diretora EMEF Nelson P. Terra)


NA SEMANA DA JUVENTUDE, JOVENS PEDEM MAIS EJA

Juventude da EJA "sabatina" o Prefeito

Os(as) educandos(as) da EJA Juventude Cidadã da EMEF Irmão Pedro, acompanhados da sua educadora Laura Almeida Correa, participaram no mês de agosto, dia 13, de um Talk Show no Auditório da escola QI, juntamente com o prefeito Jairo Jorge. 

A atividade integrou a programação da Semana da Juventude. Também participaram da mesa de bate papo, o secretário Especial da Juventude, DJ Cabeção, e o comunicador da Rádio Atlântida, Everton Cunha, o Mr Pi. O comunicador Capu, do Kzuka, foi o mediador do debate.

Jairo Jorge destacou a importância de escutar a nova geração, salientando a presença de tantos jovens no auditório. "Temos que ouvir e aprender com os mais novos, que são o futuro do país. Tenho certeza de que vocês irão fazer a diferença", falou. 

Aproveitando o momento de abertura para perguntas, os(as) educandos(as) solicitaram mais EJA Juventude Cidadã para o próximo ano, ao que o prefeito respondeu positivamente. Outros questionamentos incluíam a criação de Grêmios Escolares nas escolas.

Aproximadamente 250 alunos de escolas municipais estiveram no encontro, que teve momentos de descontração com as músicas do DJ Lukas Cabral e show de violão e voz com Vinny Lacerda.



Fotos: Prof. Laura Almeida Correa
Fonte: Site Pref. Mun. de Canoas / SECOM