O grupo de educadoras da EJA do 1º Segmento (séries iniciais) participou da formação promovida pela Unidade de Educação de Jovens e Adultos (DEF/SME), em conjunto com o Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade – CEIA, realizada na noite do dia 25/03 nas dependências desta instituição. Esta formação ocorreu através da oficina intitulada “Entendendo as Dificuldades de Aprendizagem de Jovens e Adultos”, ministrada por Denise da Rosa Wedman, Psicopedagoga e Coordenadora do CEIA, a Psicóloga Rosana Rivaldo e a Fonoaudióloga Susiane Barros de Oliveira contendo o seguinte conteúdo programático: “O que são e as principais causas das dificuldades de aprendizagem” e “Tipos básicos e a intervenção das dificuldades de aprendizagem”.
Prof. Denise R. Wedman ministra a oficina
O encontro foi coordenado pela Assessora Pedagógica da EJA, prof. Sandra Frozza e contou com a participação do Diretor de Inclusão Eri Domingos da Silva e da prof. Dirneide Goulart, os quais explanaram sobre a inscrição no PRONATEC – Viver Sem Limite dos alunos portadores de deficiência que frequentam a modalidade EJA. O Programa é promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Para isso haverá um levantamento dos casos de inclusão na modalidade. Acompanhou ainda a reunião, a Assessora Pedagógica da EJA Cidadã, prof. Christiane de Oliveira.
Segundo a Psicopedagoga Denise da Rosa Wedman
A Oficina: “Entendendo as Dificuldades de Aprendizagem de Jovens e Adultos” realizada pelo Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) teve como objetivo auxiliar os educadores da EJA em sua prática docente visando compreender, identificar e intervir nas dificuldades mais comuns dos educandos. Procurando apoiar esses educadores, propomos dialogar tendo como base situações concretas. Ao refletir sobre os desafios dos educadores, verificou-se a preocupação em relação a permanência de alunos em sala de aula e o crescente número de educandos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Dessa forma o acesso não basta, é necessário garantir a permanência, oferecer uma aprendizagem que se perpetue ao longo da vida. Estimados colegas: Contem sempre com a nossa contribuição, amizade e parceria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário