sexta-feira, 4 de abril de 2014

EDUCADORES AVALIAM LIVROS DO PNLD EJA

 

Talvez uma das mais significativas conquistas da modalidade Educação de Jovens e Adultos tenha sido o PNLD - Programa Nacional do Livro Didático - EJA. Inegavelmente há um grande avanço na forma, no conhecimento e na metodologia apresentada. Algumas editoras evoluíram para os Eixos Temáticos ou Temas Geradores, embora ainda circunscritas às disciplinas, quando já há um processo de agrupamento das mesmas em Áreas do Conhecimento. 

De positivo os livros didáticos do 1º Segmento (séries iniciais / alfabetização e pós-alfabetização), com praticamente todas as editoras aproximando o conhecimento / conteúdo da realidade dos educandos (educação popular). Nas séries finais, apesar do discurso freiriano, ainda há uma similaridade com o Fundamental "regular" quando da apresentação dos conhecimentos/conteúdos. Por parte de algumas editoras há pelo menos a compilação de determinados conteúdos de forma a agrupá-los por temas. Claro que existe uma sinalização no rumo mas fica a impressão de que ainda não houve uma elaboração / construção por parte dos autores de forma coletiva envolvendo as Áreas do Conhecimento de maneira a integrar esses conhecimentos dentro de temas específicos, conjugando-os interdisciplinarmente. Analisando alguns livros, não generalizando, fica a sensação de um "ctrl c" / "ctrl v"... A EJA merece mais!


Mas de forma democrática, os(as) educadores(as) estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Educação, fazendo a avaliação dos livros didáticos formecidos pelas diferentes editoras e aprovados pelo MEC. Participaram da escolha:
Prof. Cássia Lopes Nunes / EJA Educação Cidadã / EMEF Rio de Janeiro / Multicisplinaridade
Prof. Guilherme Pokorski / 2º Segmento / EMEF Erna Würth / Ciências Humanas e Sociais
Prof. Alex T. Soares / 2º Segmento / EMEF Erna Würth / Linguagens e suas Tecnologias
Prof. Zilá Silveira / 1º Segmento / EMEF Rio Grande do Sul / Alfabetização e Pós
Prof. Reginaldo T. C. Madruga / 2º Segmento / EMEF Rio Grande do Sul / Linguagens e suas Tecnologias
Prof. Gilceu A. Cippolat / 2º Segmento / EMEF Max Oderich / Ciências Humanas e Sociais
Prof. Cícero Marcolan / 2º Segmento / EMEF Thiago Würth / Ciências Humanas e Sociais
Prof. Jovani / 2º Segmento / EMEF Thiago Würth / Ciências Naturais e Exatas
Prof. Letícia da Rosa Barcelos / 2º Segmento / EMEF Odette Y. Freitas / Linguagens e suas Tecnologias
Prof. Themys Nunes / 2º Segmento / EMEF João Paulo I / Ciências Naturais e Exatas
Prof. Rosana P. Fiuza / 2º Segmento / EMEF Irmão Pedro / Ciências Naturais e Exatas
Prof. Adriana Ribeiro / 1º Segmento / EMEF Santos Dumont / Alfabetização e Pós
Prof. Anita B. Soares / 1º Segmento / EMEF Nancy Pansera / Afabetização e Pós
Prof. Viviane R. Goulart / EJA Educação Cidadã / EMEF Ministro Rubem Ludwig / Multidisciplinaridade
Prof. Claudia Costa / EJA Juventude Cidadã / EMEF Paulo VI / Multidisciplinaridade
Prof. Paulo Ricardo A. Pinto / EJA Juventude Cidadã / EMEF Guajuviras / Multidisciplinaridade
Prof. Maria Margareth / EJA Juv. e Ed. Cidadã / EMEF Assis Brasil / Multidisciplinaridade
Prof. Viviane Furtado / 2º Segmento / EMEF Nelson Paim Terra / Ciências Naturais e Exatas



Fotos: Sandra Frozza

quarta-feira, 2 de abril de 2014

EDUCADORAS DA EJA PASSAM POR NOVA FORMAÇÃO NO CEIA


O grupo de educadoras da EJA do 1º Segmento (séries iniciais) participou da formação promovida pela Unidade de Educação de Jovens e Adultos (DEF/SME), em conjunto com o Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade – CEIA, realizada na noite do dia 25/03 nas dependências desta instituição. Esta formação ocorreu através da oficina intitulada “Entendendo as Dificuldades de Aprendizagem de Jovens e Adultos”, ministrada por Denise da Rosa Wedman, Psicopedagoga e Coordenadora do CEIA, a Psicóloga Rosana Rivaldo e a Fonoaudióloga Susiane Barros de Oliveira contendo o seguinte conteúdo programático: “O que são e as principais causas das dificuldades de aprendizagem” e “Tipos básicos e a intervenção das dificuldades de aprendizagem”.


Prof. Denise R. Wedman ministra a oficina

O encontro foi coordenado pela Assessora Pedagógica da EJA, prof. Sandra Frozza e contou com a participação do Diretor de Inclusão Eri Domingos da Silva e da prof. Dirneide Goulart, os quais explanaram sobre a inscrição no PRONATEC – Viver Sem Limite dos alunos portadores de deficiência que frequentam a modalidade EJA. O Programa é promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Para isso haverá um levantamento dos casos de inclusão na modalidade. Acompanhou ainda a reunião, a Assessora Pedagógica da EJA Cidadã, prof. Christiane de Oliveira.


Segundo a Psicopedagoga Denise da Rosa Wedman

A Oficina: “Entendendo as Dificuldades de Aprendizagem de Jovens e Adultos” realizada pelo Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) teve como objetivo auxiliar os educadores da EJA em sua prática docente visando compreender, identificar e intervir nas dificuldades mais comuns dos educandos. Procurando apoiar esses educadores, propomos dialogar tendo como base situações concretas. Ao refletir sobre os desafios dos educadores, verificou-se a preocupação em relação a permanência de alunos em sala de aula e o crescente número de educandos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Dessa forma o acesso não basta, é necessário garantir a permanência, oferecer uma aprendizagem que se perpetue ao longo da vida. Estimados colegas: Contem sempre com a nossa contribuição, amizade e parceria!

Fotos: Christiane de Oliveira e CEIA