domingo, 8 de dezembro de 2013

A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA EJA - UMA PASSAGEM PELAS ESCOLAS


EMEF JOÃO PAULO I

Valorizar a cultura afrodescendente, bem como seus costumes, valores, lutas e ensinamentos transmitidos à sociedade. Com esse objetivo os professores do 1º e 2º Segmentos desenvolveram as atividades relacionadas ao tema.

1º segmento (turma de pós-alfabetização) - Profª Cláudia Peres: A partir do livro É Bom Aprender – EJA vol. 2, desenvolveu com seus educandos a leitura e o debate através de trabalhos relacionados aos temas Africanos no Brasil e suas moradia; a escravidão e o seu fim; trabalho nos engenhos e o dia-a-dia nas senzalas, culminando com a confecção da maquete Casa de Engenho.

2º segmento – Profª  Thémys - Ciências Exatas e Naturais: A partir de  texto sobre Genética Quantitativa, exploraram o assunto e interpretaram algumas questões pontuais sobre os genótipos e fenótipo, que culminou na confecção de cartaz com as "Possibilidades de Cruzamentos Genéticos e Fatos Representativos".



2º segmento – Profª  Silvana – Ciências Humanas e Sociais: Texto sobre a história das Máscaras (leitura e conversa), confeccão de Máscaras Africanas pelos educandos.



2º segmento – Profª  Maria Lúcia – Linguagens: Poemas de autores negros (leitura, declamação e interpretação). 






Os educandos dramatizaram o Presépio Vivo e confeccionaram um painel representando uma Manjedoura em conjunto com a Profª  Mari Nelci (Ciências Exatas e Naturais) que, a partir de textos sobre genética (leitura, interpretação) confeccionaram cartaz com contrastes do branco e do negro.


2º segmento -  Profªs Márcia e Gabriele - Linguagens, Códigos e Tecnologias: Hora do Conto (leitura e interpretação) de lendas e contos africanos, fazendo o resgate cultural, culminando na confecção de Bonequinhas de Abaioni.



2º segmento – Profº Sérgio – Ciências Humanas e Sociais: Texto e vídeo Raízes e Memórias da África (leitura e debate). Os alunos elaboraram Texto Coletivo sobre a reescrita dessa história.



2º segmento – Profª Graziele – Linguagens: Poema Navio Negreiro (leitura,  interpretação e declamação) os alunos confeccionaram painel com ilustrações sobre o tema.




Profª. Íris Perez - Incentivo a Leitura e Pesquisa e Profª. Valquíria  Marques - Orientadora: Responsáveis pela organização dos trabalhos realizados pela EJA e exposição no Ginásio de Esportes da Escola.




EMEF DUQUE DE CAXIAS


Durante o mês de novembro foi trabalhado o Subeixo Temático "Diversidade" com o tema "A diversidade dos povos e a construção da cidadania". Desenvolvidos o contexto histórico da abolição; as leis; educação étnico-racial; estatuto da igualdade racial; a escravidão; biografias de personalidades negras; doenças endêmicas de regiões africanas como a anemia falciforme e sua relação com malária; culinária afro-brasileira; construção de mapas, gráficos e máscaras africanas.

Na semana da consciência negra (18-23), diversas atividades reuniram os trabalhos e conteúdos desenvolvidos até então, seguindo a seguinte programação:
Dia 18 - Palestra do Vereador Paulinho de Odé - "As religiões Afro-descendentes e o sincretismo religioso".

Dia 19 - Visita de imigrantes haitianos para uma conversa com os alunos e relatar suas vidas no Haiti, vinda para o Brasil, buscas e condições do negro em outro país.
Dia 20 - Exibição do Filme Invictus.
Dia 22 - Confecção de máscaras africanas, painéis e gráficos.

Dia 23 - Sábado pela manhã - Exposição dos trabalhos, degustação de comida africana (canjica), Exibição de filme para comunidade (Invictus).
Após a Semana foi realizado um feedback com os alunos através de relatos e discussões sobre as opiniões deles a cerca do trabalho realizado.

Equipe da EJA da EMEF Duque de Caxias


EMEF ERNA WÜRTH



Dia 23/11, a EJA promoveu a apresentação dos seus trabalhos na Mostra de Iniciação Científica. Entre estes trabalhos a temática que abordou o assunto Consciência Negra, proporcionou aos visitantes e alunos apresentações de danças, teatro, gastronomia e literatura da cultura africana, tendo como objetivo valorizar as contribuições do povo africano na constituição da sociedade atual.

EMEF SANTOS DUMONT



1ª segmento: Confecção de máscaras africanas e palavras de origem africana.
Ciências Exatas e Naturais: Confecção de máscaras africanas, confecção de símbolos Adinkra, bem como sua contextualização.


Linguagens, Seus Códigos e Tecnologias: Pesquisa biográfica de personalidades negras tais como: Zumbi dos Palmares, Martin Luter King, Nelson Mandela, Paulo Paim, Joaquim Barbosa, Milton Nascimento, Grande Otelo, Gilberto Gil, Ronaldinho Gaúcho, Rihanna, Naomi Campbell, Glória Maria.


Ciências Humanas e Sociais: Confecção de boneca Abayomi.
Os alunos fizeram o trabalho em dupla, onde apresentaram aos colegas e, logo após, entregaram ao professor que os colocou em exposição.



Um comentário: