EMEF JOÃO PAULO I
Valorizar a cultura afrodescendente, bem como seus costumes, valores, lutas e
ensinamentos transmitidos à sociedade. Com esse objetivo os
professores do 1º e 2º Segmentos desenvolveram as atividades relacionadas ao tema.
1º
segmento (turma de pós-alfabetização) - Profª Cláudia Peres: A partir do livro É Bom Aprender – EJA vol. 2, desenvolveu com seus educandos a leitura e o debate através de trabalhos relacionados aos temas Africanos no Brasil e suas moradia; a escravidão e o seu fim; trabalho nos engenhos e o dia-a-dia nas senzalas, culminando com a confecção da maquete Casa de Engenho.
2º
segmento – Profª Thémys - Ciências Exatas e Naturais: A
partir de texto sobre Genética Quantitativa, exploraram o assunto e interpretaram algumas questões pontuais
sobre os genótipos e fenótipo, que culminou na confecção de cartaz com as "Possibilidades de Cruzamentos Genéticos e Fatos Representativos".
2º segmento – Profª Silvana – Ciências Humanas e Sociais: Texto sobre a história das Máscaras (leitura e conversa), confeccão de Máscaras Africanas pelos educandos.
2º segmento – Profª Maria Lúcia – Linguagens: Poemas de autores negros (leitura, declamação e interpretação).
Os educandos dramatizaram o Presépio Vivo e confeccionaram um painel representando uma Manjedoura em conjunto com a Profª Mari Nelci (Ciências Exatas e Naturais) que, a partir de textos sobre genética (leitura, interpretação) confeccionaram cartaz com contrastes do branco e do negro.
2º segmento - Profªs Márcia e Gabriele - Linguagens, Códigos e Tecnologias: Hora do Conto (leitura e interpretação) de lendas e contos africanos, fazendo o resgate cultural, culminando na confecção de Bonequinhas de Abaioni.
2º segmento – Profº Sérgio – Ciências Humanas e Sociais: Texto e vídeo Raízes e Memórias da África (leitura e debate). Os alunos elaboraram Texto Coletivo sobre a reescrita dessa história.
2º segmento – Profª Graziele – Linguagens: Poema Navio Negreiro (leitura, interpretação e declamação) os alunos confeccionaram painel com ilustrações sobre o tema.
Profª. Íris Perez - Incentivo a Leitura e Pesquisa e Profª. Valquíria Marques - Orientadora: Responsáveis pela organização dos trabalhos realizados pela EJA e exposição no Ginásio de Esportes da Escola.
EMEF DUQUE DE CAXIAS
Durante o mês de novembro foi trabalhado o Subeixo Temático "Diversidade" com o tema "A
diversidade dos povos e a construção da cidadania". Desenvolvidos o contexto histórico da abolição; as leis; educação étnico-racial; estatuto da igualdade racial; a escravidão; biografias de personalidades
negras; doenças endêmicas de regiões africanas como a anemia falciforme e sua
relação com malária; culinária afro-brasileira; construção de mapas, gráficos e
máscaras africanas.
Na semana da consciência negra (18-23), diversas atividades reuniram os trabalhos e conteúdos desenvolvidos até então, seguindo a seguinte
programação:
Dia 18 - Palestra
do Vereador Paulinho de Odé - "As religiões Afro-descendentes e o
sincretismo religioso".
Dia 19 -
Visita de imigrantes haitianos para uma conversa com os alunos e relatar suas vidas no
Haiti, vinda para o Brasil, buscas e condições do negro em outro país.
Dia 20 -
Exibição do Filme Invictus.
Dia 22 -
Confecção de máscaras africanas, painéis e gráficos.
Dia 23 -
Sábado pela manhã - Exposição dos trabalhos, degustação de comida africana
(canjica), Exibição de filme para comunidade (Invictus).
Após a Semana foi realizado um feedback com os alunos através de relatos e discussões sobre
as opiniões deles a cerca do trabalho realizado.
Equipe da EJA da EMEF Duque de Caxias
EMEF ERNA WÜRTH
Dia 23/11, a EJA promoveu a apresentação dos seus trabalhos na Mostra de Iniciação Científica. Entre estes trabalhos a temática que abordou o assunto Consciência Negra, proporcionou aos visitantes e alunos apresentações de danças, teatro, gastronomia e literatura da cultura africana, tendo como objetivo valorizar as contribuições do povo africano na constituição da sociedade atual.
EMEF SANTOS DUMONT
1ª segmento: Confecção de máscaras africanas e palavras de origem africana.
Ciências Exatas e Naturais: Confecção de máscaras africanas, confecção de símbolos Adinkra, bem como sua contextualização.
Linguagens, Seus Códigos e Tecnologias: Pesquisa biográfica de personalidades negras tais como: Zumbi dos Palmares, Martin Luter King, Nelson Mandela, Paulo Paim, Joaquim Barbosa, Milton Nascimento, Grande Otelo, Gilberto Gil, Ronaldinho Gaúcho, Rihanna, Naomi Campbell, Glória Maria.
Ciências Humanas e Sociais: Confecção de boneca Abayomi.
Os alunos fizeram o trabalho em dupla, onde apresentaram aos colegas e, logo após, entregaram ao professor que os colocou em exposição.
Parabéns pelo lindo projeto!!! ameii
ResponderExcluir