sábado, 16 de novembro de 2013

AULA INAUGURAL LANÇA PROJETO INTEGRANDO EJA E PROFISSIONALIZANTE




Ocorreu na noite de 30/10, na Escola Martinho Lutero, onde se desenvolverão as aulas do curso profissionalizante do Coletivo Coca-Cola, a Aula Inaugural para a turma dos remanescentes do PROJOVEM, cujas atividades associadas ao ensino fundamental já estão sendo cursadas na EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig. 

Trata-se da primeira experiência integrando a conclusão do fundamental na modalidade EJA com o curso profissionalizante para o 2º Segmento (séries finais), pois no ano passado já houve uma experiência na área da alfabetização e pós-alfabetização. 

Presentes ao evento representando a SME, a Secretária Adjunta Pedagógica Janete Comaru Jachetti, a Diretora do Ensino Fundamental Miriam Souza Batista, o Gestor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Alexandre Rafael da Rosa e a Assessora Pedagógica da EJA Christiane Oliveira. Representando a Escola Martinho Lutero, a Diretora Cátia Becker, pela empresa Vontobel, Natasha Castro, e pelo Coletivo Coca-Cola estavam Gislaine Ferreira e Marcela Rodrigues. 

Ministrou a aula, o servidor Paulo Boleck, apresentando o painel “O profissional do Futuro”, levando conscientização e motivação aos educandos presentes.













CONSELHO ESCOLAR DA EMEF NANCY PANSERA APROVA MODALIDADE EJA EM 2014



O Conselho Escolar da EMEF Nancy Pansera esteve reunido no dia 12/11, para deliberar sobre a permanência da modalidade EJA na escola. Após um debate que contou com a presença do Diretor da Escola Marcos Krindges, da Supervisora Daniela da Silveira Kafer e de membros do CPM e do Conselho, representativos do segmento dos professores e pais de alunos, além da SME, representada pelo Gestor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Alexandre Rafael da Rosa, Gestora da Unidade de Supervisão e Orientação Eliza Veadrigo e da Diretora do Ensino Fundamental Miriam Souza Batista, a decisão foi aprovada por unanimidade. A escola está localizada no bairro Guajuviras, o segundo maior do município em termos populacionais. Índices obtidos junto ao Instituto Canoas XXI e IBGE (2010) mostram que 35,9% da população canoense acima de 15 anos de idade não possuem ensino fundamental completo. Proporcionalmente, há uma grande demanda no bairro. A escola projeta 2 turmas de EJA no diurno atendendo preferencialmente educandos de 15 a 17 anos de idade, mais 1 de alfabetização e pós no 1º Segmento (séries iniciais) e 4 de 2º Segmento (séries finais) no noturno, totalizando uma oferta de 250 vagas.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA JÁ É TEMA OBRIGATÓRIO NA EJA DA MAX ODERICH

Grande Reginaldo, referência na defesa da cultura afro

As atividades em torno da Semana da Consciência Negra já se iniciaram na EJA da Max Oderich. O grupo de educadores realizou ações voltadas para o tema da cultura e da cidadania envolvendo os educandos da EJA. 



Foram palestras sobre a influência da cultura negra na música brasileira, a história de Bob Marley e localização geográfica de onde viveu este ícone da história da cultura negra. As palestras foram ministradas pelos professores Reginaldo, Teca, Gilceu e Carolina



A professora Juliana apresentou uma oficina de confecção de máscaras e o encerramento se deu com uma apresentação da coordenadora e professora Marisa através da "contação" de uma história associada ao tema na biblioteca da escola, com jogo de luzes e sonoplastia. Consciência Negra na EJA da Max A. Oderich não é questão de lei, mas de cidadania constante.

Texto e Fotos: Marisa Fontoura










EJA DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS PROMOVE I SEMANA DO MEIO AMBIENTE INTEGRANDO CONHECIMENTO E DESCONTRAÇÃO



Na semana dos dias 28 a 31 de outubro ocorreu a Semana do Meio Ambiente – EJA Duque de Caxias, a qual teve como objetivo sensibilizar alunos, educadores e comunidade escolar acerca da importância da preservação do meio ambiente e ter um pensar sustentável aplicando-se em todos os âmbitos a cidadania como meio de transformação. 

Nessa semana, os alunos uniram e expuseram todos os trabalhos realizados ao longo do II Subeixo “Sustentabilidade e Vida”. Para movimentar a semana, foi realizada uma gincana entre os alunos das turmas da Educação Cidadã e turmas T1A, T2A, T2B e T2C. Entre as tarefas que valiam pontos estavam a busca por materiais recicláveis e a participação em oficinas ministradas pelos próprios professores (confecção de brinquedos, bolsas, artesanato, etc) com materiais reciclados.

Ainda, a confecção de músicas e de um mascote estava entre os desafios que valiam pontos para as equipes. No último dia da semana, os alunos da Educação Cidadã, coordenados pela professora Elisabete Martins, reformaram uma parte do muro interno da Escola decorando-o com tampas de garrafas PET. Como prêmio, os alunos ganharam da escola um Buffet de cachorro-quente e uma sessão de cinema na escola.

Texto e fotos: Lucas Fraga











sábado, 9 de novembro de 2013

EJA DA ESCOLA ERNA WÜRTH RECEBE IMIGRANTES HAITIANOS

 


Um grupo de imigrantes haitianos está freqüentando a turma de alfabetização da EJA da Escola Erna Würth. Como a maioria tem dificuldades com a língua portuguesa, pois falam o francês e o dialeto local, a SME está mobilizando uma melhor condição de atendimento. 

Na quarta-feira, dia 6, foi realizada uma reunião nas dependências da escola para fazer um levantamento das necessidades pelas quais passam os imigrantes. Uma estrutura mais ampla, envolvendo outras Secretarias como a SMDE e SMDS está sendo montada para atendê-los. O grupo procurou a turma de alfabetização para uma melhor compreensão da língua portuguesa, porém, em seu país de origem, todos já possuem um certo grau de escolaridade, como é o caso do imigrante Getro, professor de Teologia e há 9 meses aqui no Brasil. 

Presentes na reunião, representando a escola, a diretora Tamarisa Lopes da Silva, a vice-diretora da EJA, Márcia do Amaral e a professora Jaqueline Medeiros; pela SME, o gestor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Alexandre Rafael da Rosa; e como intérprete, o haitiano Ramilo, há mais tempo radicado em Canoas e que auxiliou no intercâmbio com o grupo.


PARCERIA ENTRE SME E IFRS OPORTUNIZA PROEJA ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE

EMEF Rio de Janeiro


A Secretaria Municipal de Educação, através da Unidade de Educação de Jovens e Adultos/DEF, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS, Campus Canoas, estão promovendo em conjunto a divulgação do PROEJA Ensino Médio nas escolas que adotam a modalidade EJA em nosso município. 

Todos os educandos com 18 anos ou mais e que estejam concluindo o fundamental estão sendo informados sobre o edital e os critérios para inscrições. Na noite de terça-feira, dia 05, as EMEFs Rio de Janeiro e Odette Y. Freitas foram visitas e os educandos escutaram atentamente e tiraram todas as suas dúvidas. 

O ingresso ocorre sem provas levando em consideração a vulnerabilidade social. No dia 12 de dezembro, a SME disponibilizará ônibus que percorrerão os quadrantes para levar os alunos até o IFRS quando ocorrerá a palestra obrigatória e a abertura do processo de matrículas. Vários educandos da modalidade EJA que freqüentaram as escolas municipais estão cursando uma das três turmas que o IFRS disponibiliza para o PROEJA Ensino Médio Profissionalizante. O curso tem duração de três anos. 

Palestrou nas escolas pelo IFRS, a técnica de assuntos educacionais Nara Milbrath de Oliveira, pela SME acompanhou o prof. Alexandre Rafael da Rosa, gestor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos.

Link do Edital:

EMEF Odette Y. de Freitas

domingo, 3 de novembro de 2013

ALFABETIZAÇÃO NA EJA É TEMA DE DEBATE NA UNILASALLE

Educandos Romilda e João, profs. Sandra e Anita

Na sexta-feira, 04 de outubro, 19h, realizou-se na Unilasalle, Prédio 1, o painel “A Alfabetização de Jovens e Adultos no RS” promovido pela educadora Liana Borges. O objetivo era apresentar algumas políticas públicas na área da alfabetização, num momento em que estatísticas anunciam o aumento do analfabetismo no país após sucessivas baixas nos índices.

Entre os presentes, a coordenadora da EJA na SEDUC/RS, Adriana Rodrigues; a coordenadora da pedagogia da Unilasalle, Claudia Acosta Alves e a coordenadora do EAJA/Unilasalle, prof. Silvia. A Unidade de Educação de Jovens e Adultos da SME, através da prof. Anita Walesca Buarque Soares, educadora da EJA da EMEF Nancy Pansera, apresentou o trabalho desenvolvido na prática com os educandos da turma de alfabetização e pós-alfabetização denominado “Negros Lanceiros – A Construção de uma Identidade Cidadã”.

Acompanharam os educandos João e Romilda que deram seus depoimentos sobre a confecção do trabalho, cujas falas emocionaram os(as) alunos(as) da pedagogia que estavam presentes, principalmente no momento em que Romilda declarou que estava lendo o primeiro livro, e que agora não iria mais parar. 

O encontro forneceu subsídios para a reflexão das acadêmicas sobre alfabetização na EJA. Ainda pela SME estavam eu e a Assessora pedagógica da EJA prof. Sandra Frozza, que comentou sobre a formação das educadoras do 1º Segmento (alfabetização e pós-alfabetização).

Educandos da EJA da EMEF Nancy Pansera apresentam a obra

Confira no link a apresentação da Prof. Anita Buarque Soares