A convite da Secretaria Municipal
de Educação e Esportes da cidade de Canguçu, no sul do Estado, particularmente
da Coordenadora de Educação de Jovens e Adultos, Profª Gitânia Vargas, e da
Diretora Pedagógica Patrícia Zaneti, o gestor da Unidade de Educação de Jovens
e Adultos da Secretaria Municipal de Educação, Prof. Alexandre Rafael da Rosa,
esteve naquele município no dia 25 de agosto apresentando a metodologia e a estrutura curricular e
administrativa da modalidade EJA aplicada no município de Canoas.
A
apresentação fez parte da Jornada de Formação dos professores da rede municipal
daquela localidade. Segundo o professor Alexandre “o objetivo da visita era
compartilhar uma proposta que vem sendo implementada em Canoas, cuja
experiência pode ser adotada respeitando as diferentes realidades”.
Em Canguçu
são 350 educandos nas 5 escolas da rede municipal que oferecem a modalidade. Devido
às dimensões do município, algumas escolas ficam distantes da sede, na área
rural, chegando até 70 km
de distância.
Acompanharam a delegação canoense o Prof. Lucas Fraga e a Profª
Ângela Gomes, que apresentaram os trabalhos e projetos desenvolvidos em suas
escolas, Duque de Caxias e Max Oderich, respectivamente, explanando na prática
a execução da proposta junto aos educandos. O intercâmbio surgiu a partir de
convite formulado pelo Prefeito Jairo Jorge quando em visita à Canguçu e após a
vinda de gestores em agosto para conhecer a proposta de educação de jovens e
adultos em nosso município.
Metodologias no papel, na prática não funciona!
ResponderExcluirDepende da qualidade e do comprometimento dos profissionais.
ResponderExcluirSabes que não é desta maneira, a dedicação dos profissionais, digo "nós professores" que estamos com a mão na massa nunca faltou. Porém a evasão dos alunos é alta. E com tal metodologia, o aluno tem pouco preparo a prosseguir os estudos no ensino médio, além de torná-los impacientes de esperar 1 ano inteiro para saber se serão aprovados ou não. No sistema de etapas, eles tinham mais ideal, em saber que no meio do ano avançariam em seus estudos, uma vez curtindo aprovação pelo meio do caminho, crescia um objetivo maior e no qual também nós professores tinha como incentivá-los mais aos estudos.
ResponderExcluirEste relato, é de mera experiência que trago comigo desde 1987 em trabalhos voltados a Supletivo, que hoje tornou-se EJA.
Um abraço!
Média da evasão no período das etapas (2007/2008): 35%
ResponderExcluirMédia da evasão no período da metodologia atual (2009/2010): 27%
Ainda elevado, mas com viés de baixa para 2011/2012, então...