segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PROJETO "OAB VAI À ESCOLA" SEGUE LEVANDO INFORMAÇÃO E CIDADANIA AOS EDUCANDOS DA EJA


O Projeto "OAB Vai à Escola" segue cumprindo sua missão de levar informação, conscientização sobre direitos e deveres e cidadania às escolas com a modalidade EJA. Tirando dúvidas e dando esclarecimentos sobre o Direito do Trabalho, do Consumidor e de Família, os advogados tem prestado um serviço que muito auxilia os educandos, promovendo um estímulo na busca dos direitos que por muitas vezes não são exercidos.

- EMEF Duque de Caxias
- 24 de setembro
- Palestra sobre Direito do Trabalho
- Ministrada pelo Dr Jairo Costa Ribeiro
- Contemplou 41 educandos com idade entre 15 a 66 anos.


- EMEF Nelson Paim Terra
- 10 de outubro
- Palestra sobre Direito do Trabalho
- Ministrada pelo Dr. Jairo Costa
- Contemplou 50 educandos com idade entre 15 a 54 anos.


- EMEF Rio Grande do Sul
17 de outubro
- Palestra sobre Direito do Consumidor
- Ministrada pelo Dr. Fábio Bueno
- Contemplou 66 educandos com idade entre 15 a 59 anos.

Texto e Fotos: Profs. Zenaide Rocha e Maria de Lurdes Valente

sábado, 19 de outubro de 2013

FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO EM CANOAS É DESTACADO EM EVENTO NACIONAL DA EJA

Abertura do evento, um show de tecnologia

Realizou-se entre os dias 11 e 13, na cidade de Atibaia, SP, o evento promovido pela Editora Moderna, “Vozes de Valor - Educação de Jovens e Adultos: Valorização, conquistas e desafios”. O objetivo era apresentar e promover um debate em torno de uma proposta curricular para a modalidade visando a análise de material didático pelo MEC dentro do PNLD EJA. 


As proposições giraram em torno do rompimento do conhecimento fragmentado em disciplinas e a necessidade de integração através de eixos temáticos e a interdisciplinaridade, considerando a experiência de vida do educando da EJA e a sua realidade.

A proposta apresentada pela educadora Solange Petrosino, palestrante do evento e consultora pedagógica, se assemelha à praticada em Canoas. “O livro didático é uma referência e não um fim em si mesmo, pois nada substitui o professor”, disse ela. 


Outro palestrante, o Prof. Dr. André Lázaro, ex-Secretário da Secretaria de Educação Continuada e Diversidade – SECAD/MEC, enalteceu o trabalho dos Fóruns de EJA e destacou que o papel da EJA era afirmar valores como respeito, cidadania e a luta pelo direito à educação. Segundo ele; “a ênfase deve ser dada à educação e não à escolarização, a qual traz à memória do educando a ideia de fracasso levando consequentemente à evasão”. 


Sobre financiamento, informou que grande parte dos governos destinam recursos da EJA oriundos do FUNDEB para outras áreas que não a modalidade, o que é um grande erro, necessitando do governo federal normatização neste sentido.


Profs. Moacir Gadotti, Solange Petrosino e André Lázaro


O convidado especial, Prof. Dr. Moacir Gadotti disse que num país onde 50% da população acima de 15 anos não concluiu o ensino fundamental, a prioridade de qualquer governo deve ser a modalidade de educação de jovens e adultos. 


Gadotti chamou a atenção da sociedade no sentido de cobrar uma política nacional de EJA, hoje submetida a um conjunto de programas, que embora importantes, não resolvem a grande dívida social, concluindo por destacar a realização do Fórum Mundial da Educação na cidade de Canoas, em janeiro, como palco para mobilizações em defesa do direito à educação emancipatória. O evento reuniu cerca de quinhentos gestores de todo o Brasil.

Durante todo o evento vários espetáculos foram apresentados. O show circense Universo Casuo, o balé com bailarinas cegas, o grupo de pagode que animou o churrasco, e por fim, a apresentação de Fábio Júnior.



Show de Fábio Júnior encerrou o grande evento

Junto comigo, lá estava a assessora pedagógica da EJA/DEF/SME, Profª. Sandra Frozza.


Texto: Alexandre Rafael da Rosa
Fotos: Alexandre, Sandra Frozza, Odete Hahn e Vera Lúcia Andrade

Confira os trabalhos clicando nos links

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

EJA DA EMEF ERNA WÜRTH PROMOVE A REVOLUÇÃO... FARROUPILHA!


No dia 19/09, a escola municipal Erna Würth desenvolveu algumas atividades especiais em alusão às comemorações da Revolução Farroupilha. As atividades foram desenvolvidas com todos os educandos da EJA, promovendo a integração com os professores através de ações que tinham como objetivo valorizar a cultura gaúcha e discutir alguns aspectos históricos que marcaram a história do Rio Grande do Sul.
Intitulado como "Projeto Traçando Movimentos Farroupilhas: resgatando nossas raízes" as ações realizadas integraram-se ao eixo da Cidadania, uma das temáticas trabalhadas com os alunos neste semestre. Integraram as atividades deste projeto as seguintes ações:

Prof. Guilherme promove a Olimpíada do Conhecimento

1) Aulão Farroupilha -  Uma aula coletiva, explicando os principais acontecimentos da Revolução Farroupilha. O fechamento dessa atividade se deu com uma disputa entre os alunos temdo como instrumento um questionário promovido pelo professor Guilherme O. Pokorski para animar o pessoal e aprofundar o conhecimento.
2) Janta temática - Realizou-se uma janta especial, com alguns alimentos típicos do RS e trilha sonora de músicas locais.

3) Oficina explicando sobre a indumentaria gaúcha com o auxílio de Luana Medeiros.
4) Oficina sobre encilhamento de cavalos e a prática com laço com o auxílio de Lucas Medeiros.
5) Declamação de poesias tradicionalistas na voz de Sabrina Santos.






Texto e fotos: Prof. Guilherme Pokorski

terça-feira, 15 de outubro de 2013

PARCERIA LEVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCANDOS DA EJA À VILLA MIMOSA

Educadoras da EJA em formação na Casa das Artes Villa Mimosa

Na noite de 12 de setembro realizou-se mais uma reunião de coordenadores da EJA nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação da assessora pedagógica profª. Sandra Frozza.

Representantes da Editora Moderna estiveram presentes fazendo a divulgação dos livros editados para a modalidade, os quais estão sob apreciação técnica do MEC dentro do PNLD EJA. 

Editora Moderna apresenta coleção didática

Também compareceu a gerente de Formação da Casa das Artes Villa Mimosa - Secretaria Municipal da Cultura, Rosângela Cardoso, para apresentar a organização daquele espaço cultural, bem como a instalação artística feita pela artista plástica Liana Timm. Na ocasião firmou-se uma nova parceria da Unidade de Educação de Jovens e Adultos com a SMC, tendo por objetivo oferecer uma formação para os professores das áreas de Incentivo à Leitura e Artes e Tecnologias. 

Essa formação aconteceu no dia 09 de outubro, na Casa das Artes Villa Mimosa, quando da apresentação da atividade "Experiência Cênica Multimídia 2 - Cotidianos do Eu" da referida artista. Durante a apresentação foram interpretados textos de Liana em um ambiente intimista. O grupo selecionado de educadoras da EJA conheceu a instalação e assistiu a apresentação, passando pelo processo de formação. Após essa formação, desenvolverão atividades nas escolas para posteriormente levarem as personagens principais dessa proposta, os educandos, que farão a visitação dirigida. Concluiu a pauta da reunião, a discussão em torno da participação da EJA nos festejos da Semana Farroupilha.

Texto: Sandra Frozza e Alexandre R. Rosa
Fotos: Sandra Frozza e Ireno Jardim (SECOM)

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

METODOLOGIA DA EJA DE CANOAS É APRESENTADA EM CURSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CANGUÇU



A convite da Secretaria Municipal de Educação e Esportes da cidade de Canguçu, no sul do Estado, particularmente da Coordenadora de Educação de Jovens e Adultos, Profª Gitânia Vargas, e da Diretora Pedagógica Patrícia Zaneti, o gestor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação, Prof. Alexandre Rafael da Rosa, esteve naquele município no dia 25 de agosto apresentando a metodologia e a estrutura curricular e administrativa da modalidade EJA aplicada no município de Canoas. 

A apresentação fez parte da Jornada de Formação dos professores da rede municipal daquela localidade. Segundo o professor Alexandre “o objetivo da visita era compartilhar uma proposta que vem sendo implementada em Canoas, cuja experiência pode ser adotada respeitando as diferentes realidades”. 

Em Canguçu são 350 educandos nas 5 escolas da rede municipal que oferecem a modalidade. Devido às dimensões do município, algumas escolas ficam distantes da sede, na área rural, chegando até 70 km de distância. 


Acompanharam a delegação canoense o Prof. Lucas Fraga e a Profª Ângela Gomes, que apresentaram os trabalhos e projetos desenvolvidos em suas escolas, Duque de Caxias e Max Oderich, respectivamente, explanando na prática a execução da proposta junto aos educandos. O intercâmbio surgiu a partir de convite formulado pelo Prefeito Jairo Jorge quando em visita à Canguçu e após a vinda de gestores em agosto para conhecer a proposta de educação de jovens e adultos em nosso município.


domingo, 6 de outubro de 2013

JORNADA DE FORMAÇÃO: EDUCADORES(AS) DA EJA APRESENTAM PROJETOS E TROCAM EXPERIÊNCIAS


Arnaldo Bauer Sobrinho declama na primeira noite de formação

A Secretaria Municipal de Educação, através da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Diretoria de Ensino Fundamental, promoveu a II Jornada de Formação por Quadrante, reunindo as escolas que possuem a modalidade Educação Cidadã e Juventude Cidadã, além da EJA regular. Música, declamação de poesias, oficinas e dinâmicas de grupo mesclaram-se às apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos educadores.

Educadores(as) EMEF Duque de Caxias


Na primeira noite, 20/08, estiveram presentes as equipes de educadores das escolas Erna Würth, Duque de Caxias, Nancy Pansera, Santos Dumont e Paulo VI. A recepção ficou por conta do ator Arnaldo Bauer Sobrinho, que declamou poesias de vários autores nacionais, e da cantora Vaness, que se apresentou através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, representada pela gestora Joana Willadino.

EMEF Erna Würtrh

Após uma dinâmica de grupo desenvolvida pela coordenadora do Coletivo Coca-Cola, Gislaine Ferreira, os cerca de cinquenta educadores apresentaram os trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre, promovendo troca de experiências e um intercâmbio através dos projetos, objetivo da formação.

EMEF Nancy Pansera

Os docentes da EMEF Duque de Caxias apresentaram o Projeto 1ª Feira das Profissões, a EMEF Erna Würth apresentou a 1ª Mostra Científica e o Encontro com o jornalista e escritor Ruy Carlos Ostermann, a EMEF Nancy Pansera mostrou o trabalho dos alunos associado à leitura e a temática afro-brasileira, por último, a EMEF Santos Dumont expôs os trabalhos produzidos pelos educandos da Educação Cidadã com base na arte de Tarsila do Amaral e artesanatos. 

EMEF Santos Dumont

Acompanhou a equipe de docentes da Escola Erna Würth, a Diretora, prof.ª Tamarisa Lopes da Silva.

Na noite seguinte, 21, após serem brindados com a música de Jorginho do Trompete, foi a vez das escolas Max Oderich, com a apresentação do Projeto Esportes e Cidadania; Nelson Paim Terra, apresentando os Seminários Fala Sério e Semana do Meio Ambiente e a Rio de Janeiro, que apresentou o trabalho desenvolvido junto à turma de surdos.

EMEF Rio de Janeiro

EMEF Max. A Oderich

EMEF Nelson Paim Terra

No dia 22, apresentaram-se as escolas João Paulo I, com dois trabalhos, um sobre o Centenário de Vinícius de Moraes e outro sobre Saúde e Sexualidade; Odette Freitas, cujos professores comentaram o Projeto sobre a cultura afro; Thiago Würth, com a química em sala de aula através do prof. Leonardo de Boita; fechando a escola Rio Grande do Sul, com o trabalho As Exigências e os Desafios Impostos em Nosso Contexto Social.



EMEF João Paulo I



EMEF Thiago Würth



EMEF Rio Grande do Sul



EMEF Odette Y. de Freitas


Encerrando as apresentações uma "canja" descontraída do nosso "Vandré do Sul", prof. José Luiz, da escola Rio Grande do Sul que interpretou "Para não dizer que não falei de flores".

Palestra da Coordenadora do CEIA Denise da Rosa Wedman

Finalmente, na noite de terça-feira, 27, a última etapa do ciclo de formação.

Atendendo as educadoras do Primeiro Segmento (séries iniciais, alfabetização e pós-alfabetização) e orientadoras que atuam na modalidade, a equipe do Centro de Capacitação de Educação Inclusiva e Acessibilidade - CEIA, formada pela Coordenadora Denise da Rosa Wedman e pela professora Serlaine Maria C. Pohren, realizaram a oficina "Recortes de Alfabetização e Inclusão na EJA".



A readaptação curricular foi um dos temas focados na explanação das palestrantes. Outros aspectos desenvolvidos:
- eixos básicos de intervenção no processo de alfabetização dos alunos;
- relatórios de aprendizagem em foto, vídeo e atos de escrita;
- jogos e atividades para uso didático;
- vivencias na ensinagem de alunos não alfabetizados no ensino fundamental na modalidade.

Representando a SME nas noites da Jornada de Formação estavam a Diretora do Ensino Fundamental, profª Cinara de Souza Costa e o Gestor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, prof. Alexandre Rafael da Rosa. Coordenaram as atividades, as assessoras pedagógicas da EJA, profs. Sandra Frozza e Zenaide Rocha.

http://www.slideshare.net/AlexandredaRosa1/seminrio-eja

http://www.slideshare.net/AlexandredaRosa1/eja-emef-joo-paulo-i-seminrio-preveno-saude-junho2013