domingo, 29 de setembro de 2013

CONJUNTO VOCAL VETERANOS SE APRESENTA NA EMEF SANTOS DUMONT EM MAIS UM PROJETO PEDAGÓGICO DO CANOAS ARTE & VIDA


Octavio Longhi comanda o Conjunto Vocal Veteranos

O Projeto Canoas Arte & Vida continua promovendo a divulgação do Livro "Octavio Longhi, Coral de Canoas - Uma História de Talento, Birra e Boa Vontade", e consequentemente do Projeto Pedagógico associado à biografia. Desta vez foi em cima do clima de comemoração durante a entrega à comunidade do Bairro Niterói da reforma e ampliação da EMEF Santos Dumont.

O evento ocorreu em frente ao prédio da escola na rua Arthur Bernardes, quando da realização da 182ª edição do Prefeitura na Rua, na manhã do sábado, 10 de agosto. A apresentação do Conjunto Vocal Veteranos de Canoas, comandada pelo professor e maestro, Octavio Longhi, que integra a proposta pedagógica do livro, abriu os trabalhos. 

Na solenidade, o prefeito Jairo Jorge lembrou que a obra começou a se tornar realidade através da reivindicação dos moradores da região durante o Orçamento Participativo. "Era necessário a existência de uma escola de ensino fundamental completo para atender os bairros da região", disse. Estiveram presentes ainda a vice-prefeita Beth Colombo, o Secretário Municipal de Educação, Eliezer M. Pacheco e a diretora da escola, Profª Ana Maria Eidt Coronet, a qual, ao aderir ao projeto, proporcionou aos professores da escola a possibilidade de um trabalho interdisciplinar. 

A obra da EMEF Santos Dumont abrange: seis novas salas de aula, biblioteca, laboratório de ciências, sala de recursos, laboratório de informática, quadra de esportes, reforma de todo prédio antigo e pintura. Com o aumento da estrutura a escola poderá atender mais 420 alunos, do 1º ao 9º ano.


As escolas que desejarem adquirir o Projeto Pedagógico Concerto nas Escolas - Lei 11.769/08 (lei da música), com base no livro biográfico do prof. Octavio Longhi, contando com a apresentação do Conjunto Vocal Veteranos ou Coral de Canoas, deverão entrar em contato com o autor Alexandre Rafael da Rosa, através do telefone (51)91388876.



Texto: Alexandre Rafael da Rosa, parcialmente adaptado da notícia divulgada por Priscila Freitas (SECOM-PMC).
Fotos: Alexandre Rafael da Rosa e Paula Vinhas

O LIVRO ESTÁ NA MESA - A ACE RECEBE CONVIDADOS E ASSOCIADOS

O Projeto "O Livro Está na Mesa" é uma iniciativa da Associação Canoense dos Escritores e da Casa do Poeta, contando com o protagonismo do escritor Antônio Canabarro Tróis Filho, o "Seu Tonito", reconhecida expressão da cultura da cidade de Canoas.

Dia 27 de Julho

O professor, historiador e pesquisador Dari José Simi foi o convidado especial do almoço do sábado, dia 27, no Canoas Tênis Clube. 

Dari José Simi reside em Canoas desde 1958. Licenciado em Estudos Sociais, História, Arqueologia e Pré-História. Não concluiu o curso de Jornalismo. Apresentou a tese "Padre Antonio Ruiz de Montoya, insigne missioneiro", no 3° Encontro de Museus do Cone Sul, na Unijuí RS. Desenvolve pesquisas sobre a história e bibliografia do RS e, especificamente, das Missões Jesuíticas. Trabalhando no Arquivo Histórico e Museu de Canoas, pesquisou sobre a história de Canoas. É autor ou coautor destes trabalhos literários: Thiago Matheus Würth, referências bibliográficas; Sezefredo Azambuja Vieira, publicação da SMEC, da série Perfis Canoenses; João Palma da Silva, tradicionalista, também da SMEC; Coletânea de crônicas, mitos, lendas e poesias escritas ou recolhidas do folclore gaúcho por João Palma da Silva; e Intelectuais canoenses - vol. l, em 2000. Tem dois trabalhos inéditos: Canoas, tradição e folclore; e História da Fazenda do Gravataí, de Francisco Pinto Bandeira. Colaborou na série História de Nossos Prefeitos, criada pela Fundação Cultural de Canoas.

Nesta mesma ocasião Canabarro Tróis filho realizou o lançamento de seu novo livro "Crônicas de um amor crônico". Todos os convivas receberam um exemplar desta obra como cortesia.



Dia 31 de Agosto

No sábado, dia 31,o Projeto "O Livro está na mesa", no Canoas Tênis Clube, teve como convidado principal Almiro Rodrigo Gehrat, mais conhecido como "Cebola", paulista aqui radicado desde 1981, atualmente exercendo o cargo de diretor de Cidadania Cultural, na Secretaria Municipal de Cultura. Foi acadêmico de História no UniLaSalle, de cujo Diretório Central dos Estudantes foi o presidente, representou o RS na Conferência Nacional das Cidades em 2005, participou em 2003 do 1º Seminário Nacional de Políticas Públicas de Juventude, na Câmara dos Deputados, além de haver participado de outras atividades públicas, inclusive como vereador por onze anos. "Cebola" deu sua visão sobre a Literatura e respondeu questões formuladas pelos presentes. Foi uma importante aproximação do poder público com as instituições representativas da cultura em nosso município.


Texto: Adaptado do orginal do site da ACE
Fotos: Alexandre Rafael da Rosa

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

NOITE PARA EJA CELEBRAR O FOLCLORE E AS ETNIAS


Noite do Folclore para a atenta plateia dos educandos da EJA


A noite de sexta-feira, 23/08, foi especial para celebrar a passagem do dia do Folclore. Cinco escolas - EMEFs Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Duque de Caxias, Max A. Oderich e Paulo VI - que ofertam a modalidade EJA estavam entre os que prestigiaram o evento. 

Muitos educandos mostraram-se encantados com as danças e atrações artísticas de diferentes etnias que foram apresentadas na Mostra de Danças Folclóricas, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Linguagens Artísticas que reuniu grupos locais no auditório das faculdades QI.


O encerramento esteve a cargo do convidado especial, o grupo Mexicanisimo de Guadalajara no México, que fez um tour pela cidade e se apresentou para alunos da EMEF João Paulo I durante a tarde.  A participação do Mexicanisimo teve a parceria da SMC com o Festival de Folclore de Porto alegre.


As apresentações foram abertas pelo grupo Solovey, canoense, de dança ucraniana que arrancou muitos aplausos do público de cerca de 200 pessoas. Em seguida, os espetáculos foram abrilhantados pela Hórus Cia de Dança Cigana, Tropeiros da Tradição, Grupo de Dança do Ventre Najma Saff, Piazitos do Sul e Kristian Galvão Studio de Danças, Silvia Rodrigues danças árabes, Mata Nativa e por fim o convidado mexicano, Mexicanismo.


Estou muito feliz com a iniciativa e espero que este festival permaneça na programação da prefeitura, que está de parabéns", disse o patrão do CTG e grupo de danças e invernada, Tropeiros da Tradição, Moacir Gomes dos Santos.


Adaptado do texto original de Clever Larsen (SECOM)
Fotos: Tony Capellão

domingo, 15 de setembro de 2013

MAIS DUAS EDIÇÕES DO PROJETO “OAB VAI À ESCOLA”

Palestra na EMEF Max A. Oderich

O Projeto "OAB Vai à Escola" no dia 05 de setembro, 19h, aconteceu na EMEF Max Adolfo Oderich com a palestra sobre Direito de Família ministrada pela Drª Elisabeth de Castilhos, contemplando 41 educandos da Educação de Jovens e Adultos, tirando dúvidas e orientando-os em diversas questões, oportunizando um maior conhecimento sobre seus direitos e deveres.

Palestra na EMEF Santos Dumont

Já no dia 10 de setembro o Projeto aconteceu na EMEF Santos Dumont, com a palestra sobre Direito do Consumidor ministrada pelo Dr. Fábio Bueno, contemplando 35 educandos da EJA com idades entre 15 e 75 anos. Coordena o Projeto a assessora pedagógica da UEJA/SME, prof. Zenaide Rocha. Acompanhou a prof. Maria de Lurdes Valente.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

JUVENTUDE E EJA, CADA VEZ MAIS TUDO A VER

Construção da Parceria. DJ Cabeção e Coordenadores(as) da EJA

A juventude da EJA se mobilizou em torno da 7.ª Semana Municipal da Juventude participando dos debates e espetáculos. Sob realização da Coordenadoria Municipal da Juventude, na noite do dia 14/08, no auditório da Faculdade QI, o tema foi Juventude e Debate: o Jovem na Política, destacando o envolvimento do jovem na e com a política.

Além do debate, o público presente pode conferir no local as esquetes teatrais Crack - Queimando a Vida e O exame, da Companhia Solos e Bem Acompanhados, com direção da atriz Deborah Finocchiaro, e  no elenco, as atrizes Elaine Regina, Cristiane Freitas e Simone Telecchi.

Com a intenção de fomentar o interesse de novos jovem para o diálogo político, o Coordenador da Juventude, Herbert Poersch (DJ Cabeção), convidou os vereadores jovens que fazem parte do Parlamento Jovem para participar do evento. "Temos orgulho destes nossos representantes no parlamento, eles estão construindo o futuro da política", disse Cabeção.

Acompanhados por seus educadores e sob a coordenação das Assessoras Pedagógicas da Unidade de Educação de Jovens e Adultos Profªs Sandra Frozza e Zenaide Rocha e da Diretora do Ensino Fundamental Profª Cinara Souza Costa, cerca de 300 alunos da EJA de escolas Municipais de Canoas estiveram presentes e puderam dialogar com os representantes do parlamento jovem. "A política muda nossas vidas e pude aprender a lidar com isto no parlamento", disse o jovem vereador, Moysés Peres.

Para encerrar o jovem Gabriel da Costa incentivou os estudantes a escreverem seu nome na história do país. "Todos vocês tem o sonho de que a política seja diferente, então vá para a política que assim vocês poderão mudar alguma coisa, este é o meu objetivo", disse ele. Presentes também os vereadores jovens Lucas Costa, Diego Santos, Gabriely Seffrin e Aline Casagrande.

Galera da EJA lotou a QI

PARLAMENTO JOVEM DE CANOAS

Representantes do Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é uma câmara formada por 30 jovens Vereadores (sendo 15 titulares e 15 suplentes) eleitos por suas comunidades escolares, que acontece todos os anos desde 2009 em uma legislatura entre o período de preparação (março/agosto) e a posse (preferencialmente em agosto) durante a Semana da Juventude de Canoas.

Cada legislatura será composta de, no mínimo, três sessões legislativas, oportunidade em que os jovens vereadores discutem os projetos apresentados para melhorar as condições de vida do povo canoense e são apresentados em forma de sugestão ao Prefeito Municipal.

Alunos das 7ª, 8ª séries, bem como estudantes do ensino médio das escolas selecionadas poderão se candidatar a uma das cadeiras do parlamento jovem, desde que provadamente matriculados.

Presença da EJA no Ginásio da Escola Municipal Rio de Janeiro

Na quinta-feira, 15/08, os(as) jovens da EJA reuniram-se no ginásio da EMEF Rio de Janeiro integrando um Juventude e Debate especial, tendo a educação como temática central.

Participaram na ocasião, como debatedores, o Secretário Municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso, representando o prefeito Jairo Jorge, o Secretário Municipal de Educação, Eliezer Pacheco e o escritor Fabrício Carpinejar. 

Temas como a dependência do crack, bem-estar animal, política, vulnerabilidade social e questões de gênero foram abordados através de um projeto que oportunizou a livre manifestação dos estudantes, no estilo do programa Altas Horas.

Em um clima de programa de auditório, com a presença de uma expressiva plateia jovem, o escritor Fabrício Carpinejar participou nesta noite de um debate sobre a educação e jovem na política.
"Esse tipo de encontro é muito bom, eles abrem a mente e discussões desse nível nem sempre são possíveis na escola", opina a professora Marilise Lopes, da E.M.E.F Odete Freitas, que levou cerca de 30 alunos ao evento.

Debatedores respondem as perguntas dos educandos

PARTICIPAÇÃO E MUDANÇA

Sob a mediação do jornalista e apresentador da RBS, Luciano da Silva Lopes (Luciano Potter), uma plateia de cerca de 300 jovens de várias escolas do município participaram na ocasião. Os jovens, a ampla maioria da modalidade Educação de Jovens e Adultos, ouviram e realizaram perguntas. 

Em um estilo informal, Carpinejar falou sobre questões como as manifestações de junho pelo País e a necessidade de se recuperar a confiança na política, a partir de bons exemplos. "Não basta mais não ter culpa, é preciso também ter responsabilidade", afirma.

A cada intervenção, a plateia vibrava, com aplausos ou gritos. "Eu também entendia que todos os políticos não prestavam; mas resolvi entrar lá e fazer minha parte", declarou na ocasião o estudante Gabriel Pires, 17 anos, um dos vereadores jovens eleitos dentro do projeto Parlamento Jovem, da Coordenadoria Municipal de Juventude.

Em um telão luminoso ao fundo, o DJ Cabral comandava a produção visual e sonora do evento, que também contou com participação de professores das escolas que trouxeram alunos ao local.

Também integraram a plateia de debatedores o coordenador municipal de Juventude, Herbert Poersch (DJ Cabeção), e o vereador de Canoas, Paulo Ritter. O evento foi ainda animado pela banda Seven.

Hora de um "até breve"!!

Complementando a jornada da juventude, cerca de 40 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da EMEF Duque de Caxias, no bairro Nossa Senhora das Graças, refletiram sobre "Ser homem, ser mulher", no Juventude Debate. A atividade foi realizada na noite de sexta-feira, 16.

Educandos da EMEF Duque de Caxias assistem palestra

A palestrante convidada, titular da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Márcia Falcão, começou a construção do conteúdo a partir das opiniões dos alunos sobre as características dos gêneros masculino e feminino.

Ela mostrou aos participantes que os papéis de homens e mulheres na sociedade e as desigualdades que ainda persistem resultam de uma cultura "ensinada" às pessoas e não são naturais ou "vontade de Deus".

Márcia também relatou exemplos de violência contra as mulheres, comprovada por números. Também informou sobre a rede de proteção à mulher em Canoas, a Lei Maria da Penha e reafirmou que todos podem apoiar e orientar as vítimas.

O coordenador da Juventude, Herbert Poersh, o DJ Cabeção, incentivou os jovens a planejarem para realizar seus sonhos, pois é quem mais têm poder para isso.


A 7.ª Semana Municipal da Juventude foi um evento realizado pela Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude, com o apoio de outras Coordenadorias e Secretarias, entre as quais, a Secretaria Municipal da Educação, que através da Diretoria de Ensino Fundamental integrou a modalidade EJA, fornecendo o transporte para os educandos.
Parabéns aos idealizadores, organizadores e participantes do evento.


Texto adaptado dos originais elaborados por: Ronaldo M. Botelho, Tony Capellão e Aline Costa.
Fotos: Tony Capellão
(Equipe SECOM/Canoas)