segunda-feira, 11 de março de 2013

REUNIÕES COM OS PAIS OFICIALIZA A EJA JUVENTUDE CIDADÃ NAS ESCOLAS DUQUE DE CAXIAS E GUAJUVIRAS

Reunião com os pais na EMEF Guajuviras

Na segunda-feira, dia 4 de março, ocorreu uma reunião de apresentação da modalidade EJA Juventude Cidadã aos pais e educandos da EMEF Guajuviras, localizada no bairro de mesmo nome. Esta turma funcionará na escola no turno da manhã.

Reunião na EMEF Duque de Caxias

Já pelo segundo ano consecutivo, a EMEF Duque de Caxias reuniu educandos e os pais para informar sobre a sua EJA Juventude Cidadã. Essa modalidade de ensino foi criada no diurno para atender preferencialmente os adolescentes entre 15 e 17 anos de idade que se encontram no fundamental na distorção idade-série.

A proposta desta modalidade de Educação de Jovens e Adultos é baseada na unidocência, apostando na afetividade e num vínculo maior entre educadores e educandos. A metodologia é fundamentada no conhecimento integral com formação e planejamento dos educadores sob orientação pedagógica na SME. Nos dias de planejamento coletivo e formação, os educandos recebem uma atividade à distância, pois 20% da carga horária pode ser não presencial.

A importância social do Projeto está baseada no fato de que esses adolescentes não estão inseridos no mercado de trabalho. Portanto, sua migração para noite, período em que ocorre tradicionalmente a EJA, os colocaria em situação de vulnerabilidade diante dos problemas associados a falta de segurança.
A proposta foi apresentada pelo Gestor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação, prof. Alexandre Rafael da Rosa. Na escola Guajuviras estavam presentes o educador Paulo Ricardo A. Pinto e a orientadora Luciane Novakowski. Na escola Duque de Caxias, a diretora Miriam Souza Batista acompanhou a reunião ao lado da educadora Cristina Machado de Jesus.

A outra escola da rede que disponibiliza a EJA Juventude Cidadã é a EMEF Paulo VI, no turno da tarde, onde também será realizada uma reunião para explicar o funcionamento da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário