quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

INTERSETORIALIDADE NA EJA: SEMANA INTERNA DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA


Prevenção à Violência Contra a Mulher inaugurou a SIPC


Através da ação conjugada entre a Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Diretoria de Ensino Fundamental e o Programa SPE - Saúde e Prevenção nas Escolas, Diretoria Pedagógica, ambas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, estruturou-se uma proposta intersetorial e pedagógica denominada SEMANA INTERNA DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA. 

A articulação envolveu as Coordenadorias da Diversidade, da Igualdade Racial, da Juventude, do Bem-Estar Animal, o Centro de Referência da Mulher, as Secretarias Municipais da Saúde, da Segurança Pública e Cidadania e do Desenvolvimento Social, além da Polícia Civil (Projeto Transversalizando a Paz) e do Programa Canoas Viva.

Ao todo, seis escolas que adotam a modalidade EJA foram visitadas, sendo ofertadas oito oficinas durante uma semana em cada uma delas, com uma avaliação final promovida pelos próprios alunos. Cerca de mil educandos foram beneficiados pelo Projeto. 

As oficinas desenvolvidas tinham entre outros temas abordados; DST/AIDS, homofobia, prevenção à violência contra a mulher, sexualidade, preconceito racial, assistência social, proteção aos animais, violência nas escolas, prevenção ao álcool e outras drogas, gravidez precoce e direitos humanos.


Os educadores encarregados de organizarem as oficinas nas escolas e participarem da proposta pedagógica, participaram previamente de um curso de formação ministrado pelos capacitores.

SPE

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Educação e funciona nos 26 Estados. Tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência.


 Transversalizando a Paz

O Transversalizando a Paz é a segunda fase do projeto que, no início deste ano, implantou o Cartório Especializado para Vítimas de Homofobia e Racismo em Canoas. Passados quase três meses da implantação, foi detectado que a prevenção é uma das soluções para evitar os crimes de homofobia, preconceito religioso, racial e contra pessoas com deficiência e crimes contra os animais.


Intersetorialidade

A ideia do projeto é levar palestras, workshops e oficinas para dentro das escolas, com a participação da Polícia Civil, coordenadorias municipais e secretarias municipais. A intenção é esclarecer os alunos, orientá-los, direcioná-los, levando o Estado até os grupos vulneráveis.


Pioneirismo na/da EJA

A SME desenvolve desde 2009 o projeto interministerial Saúde e Prevenção nas escolas. Em 2012, começou a funcionar a Caravana da Prevenção e Cidadania, que levou serviços municipais para dentro das escolas que oferecem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de esclarecer os educandos, formados por um contingente cada vez mais jovem/adolescente, sobre assuntos relacionados a sexualidade. A partir do projeto Transversalizando a Paz, foi realizado neste ano uma Semana Interna de Prevenção, também nas escolas com EJA. A Unidade de Educação de Jovens e Adultos, vinculada à diretoria de Ensino Fundamental da SME, inaugurou na segunda-feira, 2 de setembro, o primeiro ciclo da Semana Interna da Promoção da Cidadania, na EMEF Nancy Pansera.

Capacitação aos Educadores da EJA na SME

Programação

02 a 05 de setembro/2013     -     EMEF Nancy Pansera     -     Bairro Guajuviras
16 a 19 de setembro/2013     -     EMEF Santos Dumont     -     Bairro Niteroi
30/09 a 03 de outubro/2013  -     EMEF Max A. Oderich    -    Bairro Porto Belo
21 a 24 de outubro/2013       -     EMEF Erna Würth            -    Bairro Guajuviras
04 a 07 de novembro/2013   -     EMEF Odette Y. Freitas   -     Bairro Mathias Velho
18 a 21 de novembro/2013   -     EMEF Rio Grande do Sul  -    Bairro Mato Grande

Texto: Adaptado de originais da SECOM - Ronaldo Botelho
Fotos: Tony Capelão 

domingo, 8 de dezembro de 2013

A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA EJA - UMA PASSAGEM PELAS ESCOLAS


EMEF JOÃO PAULO I

Valorizar a cultura afrodescendente, bem como seus costumes, valores, lutas e ensinamentos transmitidos à sociedade. Com esse objetivo os professores do 1º e 2º Segmentos desenvolveram as atividades relacionadas ao tema.

1º segmento (turma de pós-alfabetização) - Profª Cláudia Peres: A partir do livro É Bom Aprender – EJA vol. 2, desenvolveu com seus educandos a leitura e o debate através de trabalhos relacionados aos temas Africanos no Brasil e suas moradia; a escravidão e o seu fim; trabalho nos engenhos e o dia-a-dia nas senzalas, culminando com a confecção da maquete Casa de Engenho.

2º segmento – Profª  Thémys - Ciências Exatas e Naturais: A partir de  texto sobre Genética Quantitativa, exploraram o assunto e interpretaram algumas questões pontuais sobre os genótipos e fenótipo, que culminou na confecção de cartaz com as "Possibilidades de Cruzamentos Genéticos e Fatos Representativos".



2º segmento – Profª  Silvana – Ciências Humanas e Sociais: Texto sobre a história das Máscaras (leitura e conversa), confeccão de Máscaras Africanas pelos educandos.



2º segmento – Profª  Maria Lúcia – Linguagens: Poemas de autores negros (leitura, declamação e interpretação). 






Os educandos dramatizaram o Presépio Vivo e confeccionaram um painel representando uma Manjedoura em conjunto com a Profª  Mari Nelci (Ciências Exatas e Naturais) que, a partir de textos sobre genética (leitura, interpretação) confeccionaram cartaz com contrastes do branco e do negro.


2º segmento -  Profªs Márcia e Gabriele - Linguagens, Códigos e Tecnologias: Hora do Conto (leitura e interpretação) de lendas e contos africanos, fazendo o resgate cultural, culminando na confecção de Bonequinhas de Abaioni.



2º segmento – Profº Sérgio – Ciências Humanas e Sociais: Texto e vídeo Raízes e Memórias da África (leitura e debate). Os alunos elaboraram Texto Coletivo sobre a reescrita dessa história.



2º segmento – Profª Graziele – Linguagens: Poema Navio Negreiro (leitura,  interpretação e declamação) os alunos confeccionaram painel com ilustrações sobre o tema.




Profª. Íris Perez - Incentivo a Leitura e Pesquisa e Profª. Valquíria  Marques - Orientadora: Responsáveis pela organização dos trabalhos realizados pela EJA e exposição no Ginásio de Esportes da Escola.




EMEF DUQUE DE CAXIAS


Durante o mês de novembro foi trabalhado o Subeixo Temático "Diversidade" com o tema "A diversidade dos povos e a construção da cidadania". Desenvolvidos o contexto histórico da abolição; as leis; educação étnico-racial; estatuto da igualdade racial; a escravidão; biografias de personalidades negras; doenças endêmicas de regiões africanas como a anemia falciforme e sua relação com malária; culinária afro-brasileira; construção de mapas, gráficos e máscaras africanas.

Na semana da consciência negra (18-23), diversas atividades reuniram os trabalhos e conteúdos desenvolvidos até então, seguindo a seguinte programação:
Dia 18 - Palestra do Vereador Paulinho de Odé - "As religiões Afro-descendentes e o sincretismo religioso".

Dia 19 - Visita de imigrantes haitianos para uma conversa com os alunos e relatar suas vidas no Haiti, vinda para o Brasil, buscas e condições do negro em outro país.
Dia 20 - Exibição do Filme Invictus.
Dia 22 - Confecção de máscaras africanas, painéis e gráficos.

Dia 23 - Sábado pela manhã - Exposição dos trabalhos, degustação de comida africana (canjica), Exibição de filme para comunidade (Invictus).
Após a Semana foi realizado um feedback com os alunos através de relatos e discussões sobre as opiniões deles a cerca do trabalho realizado.

Equipe da EJA da EMEF Duque de Caxias


EMEF ERNA WÜRTH



Dia 23/11, a EJA promoveu a apresentação dos seus trabalhos na Mostra de Iniciação Científica. Entre estes trabalhos a temática que abordou o assunto Consciência Negra, proporcionou aos visitantes e alunos apresentações de danças, teatro, gastronomia e literatura da cultura africana, tendo como objetivo valorizar as contribuições do povo africano na constituição da sociedade atual.

EMEF SANTOS DUMONT



1ª segmento: Confecção de máscaras africanas e palavras de origem africana.
Ciências Exatas e Naturais: Confecção de máscaras africanas, confecção de símbolos Adinkra, bem como sua contextualização.


Linguagens, Seus Códigos e Tecnologias: Pesquisa biográfica de personalidades negras tais como: Zumbi dos Palmares, Martin Luter King, Nelson Mandela, Paulo Paim, Joaquim Barbosa, Milton Nascimento, Grande Otelo, Gilberto Gil, Ronaldinho Gaúcho, Rihanna, Naomi Campbell, Glória Maria.


Ciências Humanas e Sociais: Confecção de boneca Abayomi.
Os alunos fizeram o trabalho em dupla, onde apresentaram aos colegas e, logo após, entregaram ao professor que os colocou em exposição.



sábado, 16 de novembro de 2013

AULA INAUGURAL LANÇA PROJETO INTEGRANDO EJA E PROFISSIONALIZANTE




Ocorreu na noite de 30/10, na Escola Martinho Lutero, onde se desenvolverão as aulas do curso profissionalizante do Coletivo Coca-Cola, a Aula Inaugural para a turma dos remanescentes do PROJOVEM, cujas atividades associadas ao ensino fundamental já estão sendo cursadas na EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig. 

Trata-se da primeira experiência integrando a conclusão do fundamental na modalidade EJA com o curso profissionalizante para o 2º Segmento (séries finais), pois no ano passado já houve uma experiência na área da alfabetização e pós-alfabetização. 

Presentes ao evento representando a SME, a Secretária Adjunta Pedagógica Janete Comaru Jachetti, a Diretora do Ensino Fundamental Miriam Souza Batista, o Gestor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Alexandre Rafael da Rosa e a Assessora Pedagógica da EJA Christiane Oliveira. Representando a Escola Martinho Lutero, a Diretora Cátia Becker, pela empresa Vontobel, Natasha Castro, e pelo Coletivo Coca-Cola estavam Gislaine Ferreira e Marcela Rodrigues. 

Ministrou a aula, o servidor Paulo Boleck, apresentando o painel “O profissional do Futuro”, levando conscientização e motivação aos educandos presentes.













CONSELHO ESCOLAR DA EMEF NANCY PANSERA APROVA MODALIDADE EJA EM 2014



O Conselho Escolar da EMEF Nancy Pansera esteve reunido no dia 12/11, para deliberar sobre a permanência da modalidade EJA na escola. Após um debate que contou com a presença do Diretor da Escola Marcos Krindges, da Supervisora Daniela da Silveira Kafer e de membros do CPM e do Conselho, representativos do segmento dos professores e pais de alunos, além da SME, representada pelo Gestor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Alexandre Rafael da Rosa, Gestora da Unidade de Supervisão e Orientação Eliza Veadrigo e da Diretora do Ensino Fundamental Miriam Souza Batista, a decisão foi aprovada por unanimidade. A escola está localizada no bairro Guajuviras, o segundo maior do município em termos populacionais. Índices obtidos junto ao Instituto Canoas XXI e IBGE (2010) mostram que 35,9% da população canoense acima de 15 anos de idade não possuem ensino fundamental completo. Proporcionalmente, há uma grande demanda no bairro. A escola projeta 2 turmas de EJA no diurno atendendo preferencialmente educandos de 15 a 17 anos de idade, mais 1 de alfabetização e pós no 1º Segmento (séries iniciais) e 4 de 2º Segmento (séries finais) no noturno, totalizando uma oferta de 250 vagas.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA JÁ É TEMA OBRIGATÓRIO NA EJA DA MAX ODERICH

Grande Reginaldo, referência na defesa da cultura afro

As atividades em torno da Semana da Consciência Negra já se iniciaram na EJA da Max Oderich. O grupo de educadores realizou ações voltadas para o tema da cultura e da cidadania envolvendo os educandos da EJA. 



Foram palestras sobre a influência da cultura negra na música brasileira, a história de Bob Marley e localização geográfica de onde viveu este ícone da história da cultura negra. As palestras foram ministradas pelos professores Reginaldo, Teca, Gilceu e Carolina



A professora Juliana apresentou uma oficina de confecção de máscaras e o encerramento se deu com uma apresentação da coordenadora e professora Marisa através da "contação" de uma história associada ao tema na biblioteca da escola, com jogo de luzes e sonoplastia. Consciência Negra na EJA da Max A. Oderich não é questão de lei, mas de cidadania constante.

Texto e Fotos: Marisa Fontoura










EJA DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS PROMOVE I SEMANA DO MEIO AMBIENTE INTEGRANDO CONHECIMENTO E DESCONTRAÇÃO



Na semana dos dias 28 a 31 de outubro ocorreu a Semana do Meio Ambiente – EJA Duque de Caxias, a qual teve como objetivo sensibilizar alunos, educadores e comunidade escolar acerca da importância da preservação do meio ambiente e ter um pensar sustentável aplicando-se em todos os âmbitos a cidadania como meio de transformação. 

Nessa semana, os alunos uniram e expuseram todos os trabalhos realizados ao longo do II Subeixo “Sustentabilidade e Vida”. Para movimentar a semana, foi realizada uma gincana entre os alunos das turmas da Educação Cidadã e turmas T1A, T2A, T2B e T2C. Entre as tarefas que valiam pontos estavam a busca por materiais recicláveis e a participação em oficinas ministradas pelos próprios professores (confecção de brinquedos, bolsas, artesanato, etc) com materiais reciclados.

Ainda, a confecção de músicas e de um mascote estava entre os desafios que valiam pontos para as equipes. No último dia da semana, os alunos da Educação Cidadã, coordenados pela professora Elisabete Martins, reformaram uma parte do muro interno da Escola decorando-o com tampas de garrafas PET. Como prêmio, os alunos ganharam da escola um Buffet de cachorro-quente e uma sessão de cinema na escola.

Texto e fotos: Lucas Fraga