sexta-feira, 15 de abril de 2016

CINE GOMES PROMOVE SESSÃO TENDO COMO TEMA O APARTHEID


O Projeto Cine Gomes de iniciativa da Biblioteca Érico Veríssimo da EEEM José Gomes de Vasconcelos Jardim promoveu em parceria com as Professoras Jurali, Almeir e Dóris, a apresentação do filme EM MINHA TERRA, cuja proposta de atividades faz parte do blog Cine Educa Filmes. 


O filme aborda o período pós-apartheid na África do Sul, quando da constituição da Comissão da Verdade e Reconciliação, uma espécie de Lei da Anistia, cujos acusados de crimes durante o Apartheid poderiam contribuir com seus relatos sobre as atividades do regime opressor branco em troca da liberdade. Quatro turmas do 2º ano acompanharam a exibição com muita atenção.



A sugestão de atividades interdisciplinares pode ser conferida no link: http://www.cineeducafilmes.blogspot.com.br/2015/09/segregacao-e-redencao-do-apartheid-uma.html




quinta-feira, 14 de abril de 2016

GRUPO DE EDUCADORES(AS) DA ÁREA DE LINGUAGENS FAZ FORMAÇÃO NA SME/EJA



Educadores e educadoras da Área do Conhecimento Linguagens, seus Códigos e Tecnologias estiveram na SME, na terça-feira, 12, participando de um processo de formação. Foram apresentadas as Diretrizes Curriculares Municipais para a modalidade EJA contendo os conceitos estruturantes dos Eixos com as respectivas especificidades. 

Trata-se da segunda etapa de formação por área, precedida pela área de humanas. O educador Alex Totti Soares da EJA Educação Cidadã / T-1 da EMEF Erna Würth apresentou seu projeto de leitura do livro Vidas Secas, desenvolvido junto aos educandos(as) da escola, compartilhando a experiência. 

O encontro serviu também para um maior conhecimento do grupo e intercâmbio entre os(as) educadores(as) das escolas. A assessora pedagógica da EJA, profª Sandra Frozza organizou a formação e participou apresentando sugestões de atividades.


Presentes:
Prof. Joaquim Kuelen O. Gonçalves - EMEF Max A. Oderich
Prof. Reginaldo Tupinambá C. Madruga - EMEF RGS
Profª. Vanessa Sabrina W. Dutra - EMEF Nancy Pansera
Profª. Claudia Lukaszczyk - EMEF João Paulo I
Profª. Alexandra Pereira da Silva - EMEF Irmão Pedro
Profª. Eliane Altenetter - EMEF Rio de Janeiro


quarta-feira, 13 de abril de 2016

EDUCANDOS(AS) DA EJA SE FORMAM EM CURSO PROFISSIONALIZANTE



Educandos(as) da modalidade EJA das escolas municipais Max Oderich, Erna Würth e Ministro Rubem Ludwig, concluíram o curso profissionalizante promovido pelo Coletivo Mathias Velho-Harmonia em parceria com o Instituto Coca-Cola, a Escola Martinho Lutero e a Unidade EJA/DEF da SME. 


Cerca de noventa educandos(as) agregaram conhecimentos de matemática financeira, linguagens e específicos para o mundo do trabalho. Familiares acompanharam a cerimônia, salientando a importância de uma qualificação profissional para a vida dos(as) educandos(as). 


Presentes junto às turmas, as educadoras que acompanharam as aulas: professoras Saionara F. Bastos (Ministro), Lilian Santiago (Max Oderich) e Dayana Rosales (Erna Würth), as quais deram seu recado, sendo aplaudidas pela galera. Participou ainda do evento a Vice-diretora Márcia Farias da Escola Erna Würth. 


A mesa foi composta pela representante do Instituto Coca-Cola, Marcela Rodrigues, pela diretora da Escola Martinho Lutero Cátia Beck, e pelo professor do curso, Thiago Carvalho, além das educadoras que fizeram a entrega dos diplomas.


No dia 02/05 inicia outro ciclo do curso, contemplando mais educandos(as) de EJA de outras três escolas da rede municipal. Alguns educandos mencionaram o fato de estarem recebendo um certificado pela primeira vez na vida. Parabéns a todos(as).

Turma EMEF Ministro - Prof. Saionara

Turma EMEF Max Oderich - Prof. Lilian

Turma EMEF Erna Würth - Prof. Dayana

segunda-feira, 11 de abril de 2016

EMEF SANTOS DUMONT REDIMENSIONA A OFERTA DE EJA

EJA Educação Cidadã - Prof. Aline

A direção da EMEF Santos Dumont em consonância com a Unidade de Educação de Jovens e Adultos/DEF/SME promoveu um redimensionamento na oferta da modalidade para o ano de 2016.

A nova proposta consistiu em disponibilizar somente a EJA Cidadã, com uma turma de Juventude Cidadã (entre 15 e 17 anos) e outra de Educação Cidadã (acima de 18 anos de idade), além da turma de alfabetização e pós-alfabetização. Em visita à escola, conversamos com todos(as) educandos(as) acompanhados da diretora Rejane Muraro, da vice Cátia Külzer e da Coordenadora Tiana Silveira. O diálogo com a turma Juventude Cidadã da professora Thayse Gagliano envolveu pais e responsáveis. A turma de Educação Cidadã da professora Aline C. Ribeiro deu exemplo de participação e garantiram não desistir até a formatura no final do ano. 

Turma de Alfabetização e Pós - Prof. Adriana

Uma atenção especial para a turma de alfabetização e pós da professora Adriana Ribeiro que simplesmente emocionou com o carinho ao nos recepcionarem. Destaque para o Sr. Boaventura Clodó Chapó Rodrigues Garcez, de 86 anos, um exemplo de perseverança que nos levou a refletir sobre um outro Boaventura... de Souza Santos.

Turma Juventude Cidadã - Prof. Thayse

"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza".

EJA JUVENTUDE CIDADÃ - A CONSAGRAÇÃO DE UM PROJETO

EJA JUVENTUDE CIDADÃ - EMEF GUAJUVIRAS
"Nós Somos a Revolução"

O Projeto EJA Juventude Cidadã já se consolidou como proposta político-pedagógica para a modalidade. Iniciado em 2012 com uma turma piloto na EMEF Duque de Caxias, o projeto se estendeu pela rede municipal de ensino, funcionando no diurno. Neste ano, já são 12 turmas espalhadas pelos quadrantes da cidade, atendendo educandos(as) de 15 a 17 anos de idade e se transformando em uma verdadeira política para a juventude na área da educação. Ao todo, nestes cinco anos de desenvolvimento da proposta, foram cerca de 36 turmas, formando no ensino fundamental, aproximadamente, mil educandos(as) que estavam inseridos na distorção idade-série. No início do ano letivo, a SME/DEF/UEJA realiza visitas às turmas para conversar com educandos(as) e pais/responsáveis sobre o projeto, destacando a importância da frequência para o êxito da iniciativa.

EJA JUVENTUDE CIDADÃ - EMEF SANTOS DUMONT

terça-feira, 5 de abril de 2016

PRIMEIRO SEGMENTO EM FORMAÇÃO NA SME


As educadoras das oito escolas que disponibilizam a alfabetização e a pós-alfabetização na modalidade Educação de Jovens e Adultos estiveram reunidas na Secretaria Municipal de Educação no dia 29 de março para a primeira formação do segmento. A orientação foi no sentido das educadoras destas turmas participarem efetivamente do planejamento coletivo e da montagem dos Planos de Trabalho Periódicos juntamente com os(as) educadores(as) do Segundo Segmento (séries finais).



A alfabetização e a pós devem seguir o planejamento conforme os Eixos Temáticos e a estruturação dos subeixos. A proposta condiz com as Diretrizes Curriculares Municipal apresentadas às educadoras, visto ser de competência do Primeiro Segmento (séries iniciais) a introdução das especificidades dos conceitos estruturantes. Também foi retomado o levantamento dos casos de pessoas com deficiência para posterior encaminhamento à Diretoria de Inclusão.

quinta-feira, 24 de março de 2016

EDUCADORES(AS) DA ÁREA DE HUMANAS PASSAM PELA PRIMEIRA FORMAÇÃO NA SME





Na noite de terça-feira, dia 22, educadores e educadoras da Área de Ciências Humanas e Sociais, passaram pela primeira formação promovida pela Unidade EJA, na SME. Foram apresentadas as Diretrizes Curriculares Municipais para a modalidade formuladas pelos(as) próprios(as) educadores(as) no ano passado, e que neste ano foram entregues a todas escolas por ocasião da entrega dos uniformes, pelo Secretário Municipal de Educação Eliezer Pacheco. As Diretrizes contemplaram os Eixos Temáticos, os Conceitos Estruturantes (Subeixos) e as especificidades do conhecimento, compondo assim uma base curricular comum, sem deixar a autonomia da escola por conta de uma parte específica. 

A estruturação dos Planos de Trabalho e dos Planos de Aula também foi debatida. Por fim, os educadores(as) Maurício Dullius Saturnino (EMEF Max Oderich), Daniela de Lima Soares (EMEF Rio de Janeiro), Doralina da Silva e Rafael José Silva da Silva (EMEF Nancy Pansera), compartilharam metodologias e propostas pedagógicas para serem desenvolvidas nas escolas. O encontro contou também com a participação da assessora pedagógica da EJA Sandra Frozza.


terça-feira, 15 de março de 2016

EJA DA ESCOLA CÔNEGO EXALTA A SEMANA DA MULHER



A Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann, localizada no bairro Guajuviras, em Canoas, celebrou em grande estilo a passagem do Dia Internacional da Mulher. 

A diretora Rosane Zimmer, o vice Luiz Augusto Farofa da Silva, o Guto, e os(as) educadores(as) promoveram um evento que foi uma verdadeira aula de cidadania. Os(as) educandos(as) lotaram a sala destinada as apresentações de uma esquete teatral que abordou a história da humanidade e do Brasil tendo como figura central a mulher, personalizada nas apresentações das professoras Débora e Maria Luíza. 


Josiane, a palestrante convidada, contou sua própria experiência de cárcere privado que sofreu, ao mesmo tempo em que empreendeu uma luta para superar o processo de submissão. 

Foram muitos os questionamentos e uma profunda reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. Por fim, a música gospel fechou o evento, com a promessa de outros encontros para ressaltar as datas mais significativas. Muitos(as) dos(as) educandos(as) que agora estão cursando o ensino médio da modalidade EJA na escola passaram pelas salas de aula das escolas de EJA do ensino fundamental do município.



É muito bom perceber que esses(as) educandos(as), trabalhadores(as), vão em busca de suas metas, traçam seus objetivos e almejam futuros promissores através da realização de seus sonhos. Importante ressaltar também, que atividades assim intensificam o processo de integração das EJAs nas escolas das redes municipal e estadual, abrindo perspectivas de luta conjunta.




Parabéns a todos(as) envolvidos(as).... e muito obrigado pelo convite.
Fotos: Luiz Augusto Farofa da Silva e Vanessa Reis.



sábado, 12 de março de 2016

EJA E COLETIVO MATHIAS VELHO - HARMONIA RETOMAM PARCERIA EM 2016


EMEF Ministro Rubem C. Ludwig

Entre os dias 07 e 09 de março, estivemos visitando as turmas de EJA das EMEFs Ministro Rubem Carlos Ludwig (Juventude Cidadã), Erna Würth (Juventude Cidadã) e Max Oderich (T2), as quais estão realizando o curso profissionalizante do Coletivo Coca-Cola, na Escola Martinho Lutero.

No curso, os(as) educandos(as) aprendem várias atividades associadas aos setores de comércio e serviços. Com fundamentos na matemática (cálculos, porcentagem), língua portuguesa (leitura, escrita) e outras disciplinas relativas, como marketing, publicidade e propaganda, passando pela construção de currículos e postura em entrevistas, o curso dá uma significativa base para os jovens que já procuram seu espaço profissional na sociedade. 

EMEF Erna Würth

Trata-se do quarto ano seguido de parceria com investimentos em transporte por parte da Prefeitura Municipal / SME, beneficiando os(as) estudantes que agregam ao certificado de ensino fundamental o certificado do curso profissionalizante.

A parceria já encaminhou vários educandos para o mundo do trabalho. Portanto, mais uma oportunidade disponibilizada, abrindo as portas para o emprego com melhor qualificação. A conversa ainda tratou de temas como frequência, evasão, auto-estima, metas e objetivos na educação de jovens e adultos. Acompanharam os(as) educados(as) as professoras Saionara F. Bastos (Ministro), Dayana Rosales (Erna) e Lilian Josiane S. Oliveira (Max). Pelo Instituto Coca-Cola, acompanhou o educador Thiago Carvalho.

EMEF Max Oderich

sexta-feira, 4 de março de 2016

EQUIPES PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS COM EJA INICIAM JORNADA DE 2016 EM REUNIÃO NA SME



As equipes pedagógicas que exercem as coordenadorias das escolas com EJA no município estiveram reunidas nesta quinta-feira, 03/03, na Secretaria Municipal de Educação, para, junto com a Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Diretoria de Ensino fundamental, estruturarem as políticas para a modalidade neste ano de 2016. Foi feita uma explanação sobre a proposta de Redimensionamento da Educação de Jovens e Adultos, considerando o perfil dos educandos e as diferentes formas de oferta da modalidade.


Novos/as coordenadores/as somam-se às equipes que tradicionalmente vêm desenvolvimento seus trabalhos à frente da EJA nas 15 (quinze) escolas que a disponibilizam. Temas como a juvenilização, encaminhamento das FICAIs, busca ativa e formas de conter a evasão foram levantados. Pedagogicamente, também foram dados os primeiros encaminhamentos para o decorrer do período letivo. Ânimo renovado e perspectiva de sucesso nas ações!

quinta-feira, 3 de março de 2016

EJA FORMA 1192 EDUCANDOS EM 2015

A Educação de Jovens e Adultos formou no Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2016, considerando o conjunto de escolas que ofertam a modalidade, 801 (oitocentos e um) educandos/as canoenses. Foram jovens que ingressaram na distorção idade-série e migraram para a EJA, jovens e adultos que retomaram a educação com perspectivas de melhoria em suas vidas e adultos que buscam uma qualificação em nível de escolaridade para seguirem sonhando em alçarem voos mais altos. A EJA significa isso, uma nova oportunidade para aqueles que nunca perderam a esperança ou a expectativa de um futuro melhor. E dessa forma, cumpre com uma das suas principais funções.... a reparadora.
Importante destacar que ao agregarmos os 391 (trezentos e noventa e um) educandos do primeiro semestre, ou seja, 2015/1, o contingente total no ano chega a 1.192 cidadãos e cidadãs desta cidade.

ESCOLAS COM EJA
Número de Formandos
1) Nancy Pansera
         39
(DIA E NOITE)
2)Duque de Caxias
71
(DIA E NOITE)
3)Rio de Janeiro
73
4)João Paulo I
41
5)Vitória
6)Irmão Pedro
         88
(DIA E NOITE)
7)Erna Würth 
59
8)Santos Dumont
31
9)Rio Grande do Sul
40
10)Max A. Oderich
30
11)Odette Y. O. de Freitas
44
12)Nelson Paim Terra
45
13)Coronel Pinto Bandeira - DIA
26
14)Thiago Würth
104
(DIA E NOITE)
15) Guajuviras - DIA
24
16) Governador Walter Perachi de Barcellos - DIA
25
17) Ministro Rubens C. Ludwig
61

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A EJA EXALTA A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Não pela simples formalidade de cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/09, mas pelo reconhecimento de que todas as culturas são importantes na formação de nosso país, as escolas com EJA desenvolveram uma série de atividades em homenagem à Consciência Negra.

EMEF Nancy Pansera


A Semana da Consciência Negra é uma expressão da diversidade. A afro-descendência, a herança cultural e a homenagem às lideranças negras neste país, estão umbilicalmente ligadas à modalidade Educação de Jovens e Adultos, sendo ela própria a reprodução desta diversidade. Então, nada mais complementar do que a EJA e a Consciência Negra. 

EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig



E assim foi, em todas as escolas que ofertam a modalidade, a EJA esteve envolvida nas atividades associadas às comemorações desta data que assinala a afirmação da identidade negra em nosso país e a luta pelo reconhecimento de direitos há muito sonegados.