quinta-feira, 31 de julho de 2014

EJA FORMA CERCA DE 320 EDUCANDOS NO FUNDAMENTAL EM 2014/1




 
EMEF Nelson Paim Terra

Após levantamento preliminar realizado pela Unidade de Educação de Jovens e Adultos, junto às escolas que ofertam a modalidade, em 12 delas, cerca de 320 educandos se habilitaram a concluir o Ensino Fundamental neste primeiro semestre de 2014.




EMEF Erna Würth


Em várias escolas ocorreram confraternizações entre educadores, equipes diretivas e educandos. Para cada uma dessas pessoas que procuraram a modalidade para concluírem os seus estudos na rede municipal, uma nova etapa superada. 












EMEF Thiago Würth

Agora, com o aumento da escolaridade e um melhor preparo para a vida, o desafio do Ensino Médio. Parabéns a todos(as) formandos(as).



EMEF Max A. Oderich

quinta-feira, 3 de julho de 2014

FESTA JUNINA DA EJA NO ARRAIAL DA EMEF JOÃO PAULO I


Educandos e educandas da EJA, da EMEF João Paulo I, festejaram na noite de 24 de junho, a tradicional Festa Junina da EJA que ocorre anualmente na escola. 

Depois da coleta de materiais diversos, jornais, sucatas e a venda de bolos, salgados e doces, vem a organização do evento com os recursos arrecadados. 

A colaboração de todos(as) acaba contribuindo para a alegria coletiva. A Orientadora Prof. Valquíria Marques destaca o evento: "Foi um sucesso a nossa festa no Arraial da EJA no João Paulo I. Contamos com a colaboração de todos na escola. Foi uma noite especial para nossos(as) alunos(as).


Então: VIVA SÃO JOÃO!!

PROPOSTA DA EJA DE CANOAS É APRESENTADA EM PASSO FUNDO

       

Na quinta-feira, 26/06, realizou-se no município de Passo Fundo um Encontro da Modalidade Educação de Jovens e Adultos, promovido pela Secretaria Municipal de Educação daquele município. Para ocasião, representando a SME de Canoas, através da Unidade EJA, fui convidado para apresentar a proposta desenvolvida nas escolas municipais canoenses que ofertam a modalidade. 

O convite partiu da Coordenadora da EJA de P. Fundo, prof. Simone A. Siqueira, interessada em promover um debate a cerca das diferentes realidades em torno da modalidade e ao mesmo tempo as singularidades apresentadas. 


O evento ocorreu nas dependências da EMEF Dyógenes Martins Pinto. Os temas mais discutidos foram currículo, avaliação e inclusão. A proposta desenvolvida em Canoas através de Eixos Temáticos, bem como a estruturação das Turmas Cidadãs, atraiu a atenção dos educadores. 

Segundo a prof. Simone, Passo Fundo quer ampliar a oferta EJA na rede, que hoje conta com apenas três escolas municipais ofertando a modalidade no noturno. 




Esse intercâmbio é fundamental para o avanço e fortalecimento da modalidade, pois já ficou articulada a criação do Fórum Regional em conjunto com a Universidade de Passo Fundo – UPF, a qual participa da Coordenação do Fórum Estadual da EJA do RS.

Agradeço a receptividade dos(as) educadores(as) da rede municipal de P. fundo. A janta estava fantástica. Obrigado pela acolhida!

Depois de Sapucaia do Sul, Canguçu, Camaquã e agora Passo Fundo, no mês de julho, dia 22/07, será a vez de Nova Santa Rita conhecer a proposta canoense, recentemente escolhida como referência pelo MEC.