segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

REUNIÃO COM OS PAIS NA EMEF IRMÃO PEDRO EXPLICA O PRONATEC EJA



Os pais de alunos da escola Irmão Pedro receberam o Gestor da EJA/SME, Prof. Alexandre Rafael da Rosa, para explicar como funcionará a turma de educandos da Juventude Cidadã, com idades entre 15 e 17 anos, que adotará de forma concomitante o ensino fundamental e o profissionalizante de operador de computador, a ser ministrado pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. A parceria envolve ainda a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS, cuja participação na condição de demandante junto ao Ministério de Desenvolvimento Social, Programa Brasil Sem Miséria, permitirá a pactuação de 560 vagas para os alunos da rede municipal de ensino que cursarão a modalidade EJA Educação e Juventude Cidadã em 2014. 

Ao todo, o projeto construído entre a SME, SMDS e IFRS, beneficiará 16 turmas de EJA que funcionarão tanto no diurno como no noturno, integrando a escolaridade com o profissionalizante. A EMEF Irmão Pedro adotará, possivelmente, duas turmas, uma no diurno e outra no noturno, dependendo da demanda. Segundo Alexandre, “os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC não levam em consideração a escolaridade, como era o caso do PROEJA, sendo que muitos que realizam os cursos encontram dificuldades no mundo do trabalho devido a falta de um ensino fundamental completo, por exemplo. Trazer o PRONATEC para a educação de jovens e adultos, proporcionando uma formação mais completa e com qualidade, deverá suprir essa deficiência”. A reunião com os pais foi coordenada pelas supervisoras Simone Masiero e Francisca Querol Flores. 

Adianta Alexandre, que em reunião com o Diretor Paulo Santos, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania – SMSPC e a Diretora da EMEF Erna Würth, Prof. Tamarisa Lopes, mais duas turmas serão constituídas no espaço da Casa das Juventudes, no bairro Guajuviras. 


Texto: Release encaminhado à SECOM
Fotos: Prof. Christiane Oliveira

domingo, 5 de janeiro de 2014

EDUCADORES DA EJA RECEBEM MATERIAL ESCOLAR DA SME/DEF/UEJA

Coordenadora Marisa da EMEF Max Oderich recebe o material escolar

Durante o mês de dezembro quase R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em material escolar foram distribuídos para os educadores da modalidade Educação de Jovens e Adultos. Todas as escolas receberam um kit para auxiliar no desenvolvimento das atividades pedagógicas no ano de 2014.










Coordenador João da EMEF Nelson Paim Terra

O Kit é composto do seguinte material:

TESOURA PEQUENA
LÁPIS DE COR
RÉGUA 30cm
TINTA TÊMPERA 250ml
PINCEL nº12
HIDROCOR GROSSA COM 6 unidades
ROLO DE PAPEL PARDO 80cm
COLA LÍQUIDA BRANCA 80gr
GIZ DE CERA 15 CORES
PAPEL CRIATIVOLUMI COM 50
FITA LACRE TRANSPARENTE
PAPEL QUALITY A4 PCT COM 500fls
CADERNO GRANDE 96 folhas
GRAMPEADOR
CAIXA DE GRAMPOS
CARTOLINA BRANCA
PASTAS DE PLÁSTICO COM 2 furos
CANETA AZUL
LÁPIS
BORRACHA BRANCA
APONTADOR
RÁDIO PORTÁTIL COM USB
ALFABETO DE EVA PARA O 1º SEG.









































Coordenador Lucas da EMEF Duque de Caxias


O material escolar exclusivo para a EJA já era uma reivindicação dos educadores que agora pode ser atendida, principalmente para os educadores do 1º Segmento (alfabetização e pós-alfabetização). O recurso para aquisição foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação através do repasse de verbas oriundas do FUNDEB.  

Devemos destacar o trabalho da Assessora Pedagógica da UEJA Prof. Sandra Frozza que movimentou toda a tramitação burocrático-financeira e entrega do material escolar com o auxílio das Profs. Christiane Oliveira e Maria de Lurdes Valente.