Delegação gaúcha no II EREJA Sul
Nos dias 29 e 30 de novembro, realizou-se na cidade de Florianópolis em Santa Catarina, o II EREJA Sul - Encontro Regional da EJA da Região Sul (PR, SC e RS), promovido pelo Fórum de EJA daquele Estado.
O Encontro serviu para debater e aprofundar temas como currículo, diversidade, formação e metodologias de educação na modalidade jovens e adultos. O II EREJA Sul foi preparatório para o XIII ENEJA - Encontro Nacional da EJA, programado para 2013.
Particularmente, a grande importância do Encontro está no fato de que pela primeira vez educadores e educandos de Canoas participaram do evento na condição de delegados pelo Fórum Estadual de EJA do nosso Estado. Importante já tinha sido a participação de educadores e educandos representando as escolas municipais canoenses com a modalidade EJA nos dois Encontros Regionais ocorridos neste ano, na UFRGS e na PUC, respectivamente, inclusive com a apresentação de projetos.
Nossa educanda palestrante Teresinha Souza, da EMEF Thiago Würth
O destaque ficou por conta da participação das educandas Teresinha Souza, 70 anos, e Vera Berenice, ambas da EMEF Thiago Würth, que tiveram viagem e estadias subsidiada pelo Fórum e integraram a mesa "O papel político dos educandos na construção da EJA". Nossa "conferencista" Dona Teresinha Souza deu um depoimento emocionante, arrancando muitos aplausos. Uma lição de vida.
Além das educandas, nossos educadores também se fizeram presentes através da professora Tânia Moraes (Thiago Würth) e do Coord. da EJA da Esc. Carlos Drummond de Andrade, prof. Delmar da Silva Furtado, o qual deu o seguinte depoimento:
"Caro Alexandre, em primeiro lugar agradeço a oportunidade de estar presente em um evento tão grandioso. Crescemos muito ao participar e fazer trocas com pessoas de outros lugares e também com os colegas da delegação. Isto nos dá mais força para continuar nesse caminho, com dificuldades, mas também com bastante pontos positivos.
As educandas tiveram ótima participação, principalmente a Terezinha, que fez parte da mesa com mais duas educandas do Paraná e de Santa Catarina juntamente com a professora Maria Luiza de Brasília (UNB). A nossa educanda emocionou a maioria dos presentes, contando sua trajetória de vida e destacando seu ingresso na EJA, dando detalhes, inclusive citando o teu encaminhamento para a escola. A outra educanda gaúcha também deu seu relato, comentando sua felicidade de estar concluindo fundamental e projetando o ensino médio e assim por diante."
Ampliar o processo democrático de participação fornecendo novos horizontes e investindo na formação é uma política de retorno garantido na conscientização do importante papel a ser desempenhado na área da educação de jovens e adultos.
Fotos: Delmar Furtado