quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

EJA DA EMEF DUQUE DE CAXIAS FORMA 1ª TURMA DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

"Tia Rô" e seu diploma

Na noite de 20 de dezembro, nas dependências da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil, educandos da EJA da Educação Cidadã e Quilombola da EMEF Duque de Caxias receberam seus certificados de concluintes do Ensino Fundamental.

Para a comunidade do Quilombo Chácara das Rosas, uma conquista histórica, pois três integrantes do próprio quilombo mais descendentes da comunidade que residem em outros pontos da cidade estavam sendo diplomados.

A diretora da escola Prof. Miriam Souza Batista já abriu a possibilidade de uma nova turma se constituir no próximo ano. Três gerações de moradores do quilombo faziam parte da plateia. Para a líder quilombola Isabel Cristina Genelicio, trata-se de um momento de reparo em relação às injustiças sociais.



terça-feira, 25 de dezembro de 2012

METODOLOGIA DA EJA DE CANOAS É TEMA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA SUL ENSINO DE GRAVATAÍ


No dia 05 de dezembro estive em Gravataí, na Escola Sul Ensino, dialogando com os professores da modalidade EJA daquela instituição. À convite da Supervisão da escola, foi apresentada a metodologia aplicada nas escolas municipais de Canoas.

Eixos, subeixos, temas, áreas do conhecimento, planos de aula e de trabalho, planejamento, além de abordagens sobre Regimento, PPPs e legislação da educação de jovens e adultos. O Encontro serviu também para uma troca de experiências sobre as estruturas políticas e didático-pedagógicas quanto à aplicabilidade na modalidade entre os sistemas público e privado de ensino.


EDUCANDOS DA EJA DA MAX ODERICH VISITAM A EXPOULBRA


No dia 07 de novembro, a EXPOULBRA recebeu a visita dos educandos da EJA da EMEF Max A. Oderich. O evento teve a intenção de promover os projetos das áreas de Extensão e Pesquisa desenvolvidos na Ulbra. Ocorreram apresentações de trabalhos artísticos-culturais de dança, música, teatro e artes visuais de alunos da universidade e da rede de escolas da Ulbra.

A EXPOULBRA reuniu outros eventos além do IV Salão de Extensão, como a Feira das Profissões, O XVIII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e o XII Fórum de Pesquisa. "Os alunos gostaram muito e participaram ativamente", conta a coordenadora da EJA prof. Ângela Gomes.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

INSERÇÃO DA EJA NO SISTEMA I-SCHOOL ASSINALA ÚLTIMA REUNIÃO DAS COORDENADORAS NA SME EM 2012


O dia 29 de novembro marcou a última reunião na SME das equipes pedagógicas (vice-diretoras, supervisoras, orientadoras e/ou coordenadoras) da educação de jovens e adultos das escolas que adotam a modalidade em nosso município. O ponto central do encontro foi a configuração da EJA para 2013 no que se refere à sua inserção no sistema I-School, administrado pela empresa Perseus. O programador Papilon Rosset apresentou um esboço da configuração, cujos itens eram avaliados pelo grupo que promovia os ajustes, se necessário. A base foi o Regimento e o PPP da EJA aprovados pelo Conselho Municipal de Educação.
Após a execução dos trabalhos ocorreu uma avaliação coletiva do ano letivo, sendo unânime o entendimento de que houve avanços significativos na reestruturação da EJA, que hoje encontra-se consolidada em uma nova realidade da modalidade. Por fim, um momento de reflexão e confraternização entre os presentes.

CANOAS PRESENTE NA REPRESENTAÇÃO GAÚCHA DO IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS

Plenária Inicial do IV SNF

Entre os dias 10 e 13 de dezembro, realizou-se em Brasília no DF, o IV SNF - Seminário Nacional Sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos. 
O evento tem por objetivo avaliar e propor políticas públicas na área da formação de educadores em EJA sob diferentes perspectivas: curricular, do trabalho, nas prisões, no campo, indígena, quilombola, da alfabetização, gênero e sexualidade, diversidade de idades e da educação especial, entre outras.

O Fórum de EJA do Rio Grande do Sul esteve presente por intermédio da prof. Jussara M. Loch (PUC-RS) representando o segmento universitário, da prof. Martha Rosa (ATEMPA) representando o segmento dos movimentos sociais e do prof. Alexandre Rafael da Rosa (UEJA/SME-Canoas) representando o segmento gestores.

A abertura promovida pela coordenação do Fórum EJA do Brasil, contou com a presença dos diretores do MEC na área da educação de jovens e adultos, Mauro José da Silva e Carmen Gatto. 

A metodologia do evento baseou-se em análise e levantamento de propostas por grupos de trabalho divididos por temas com apreciação em plenária final, além de lançamentos de livros, apresentação de trabalhos de pesquisa acadêmica e palestras por mesas temáticas.

No final do encontro, as propostas aprovadas foram encaminhadas formalmente para SECADI/MEC, como  reivindicações da modalidade EJA em termos de políticas públicas para o segmento, entre elas, formação inicial em educação de jovens e adultos para pedagogia e demais licenciaturas nas universidades brasileiras a partir de 2013.

Representação gaúcha: profs. Martha, Alexandre e Jussara

Para informações adicionais como programação, acesse:

www.forumeja.org.br

domingo, 16 de dezembro de 2012

ENCERRADO CICLO DE DIVULGAÇÃO DO PROEJA ENSINO MÉDIO / IFRS NA EJA

EMEF Rio de Janeiro

Após uma maratona de três semanas visitando as escolas, agora é tudo no dia 20 de dezembro, quando ocorrerá a divulgação dos selecionados entre os candidatos às trinta vagas no Ensino Médio Profissionalizante do PROEJA no IFRS.

Cinco ônibus disponibilizados pela SME foram programados para levarem os educandos da EJA das escolas municipais que adotam a modalidade até o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Canoas, no dia 11 próximo passado quando, no local, os professores explicaram aos inscritos como será o curso de 
técnico em manutenção de 
informática que está associado ao ensino médio da educação de jovens e adultos, para educandos a partir dos 18 anos de idade.















Após a explanação, foi aberto o processo de escolha dos candidatos baseado em critérios associados à vulnerabilidade social, como tempo de afastamento da escola, idade e renda, além da reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas, e alunos oriundos das escolas públicas.




EMEF Nélson Paim Terra


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

EDUCANDAS DA EJA DE CANOAS SÃO DESTAQUE NO II EREJA SUL EM FLORIANÓPOLIS

Delegação gaúcha no II EREJA Sul

Nos dias 29 e 30 de novembro, realizou-se na cidade de Florianópolis em Santa Catarina, o II EREJA Sul - Encontro Regional da EJA da Região Sul (PR, SC e RS), promovido pelo Fórum de EJA daquele Estado.

O Encontro serviu para debater e aprofundar temas como currículo, diversidade, formação e metodologias de educação na modalidade jovens e adultos. O II EREJA Sul foi preparatório para o XIII ENEJA - Encontro Nacional da EJA, programado para 2013.

Particularmente, a grande importância do Encontro está no fato de que pela primeira vez educadores e educandos de Canoas participaram do evento na condição de delegados pelo Fórum Estadual de EJA do nosso Estado. Importante já tinha sido a participação de educadores e educandos representando as escolas municipais canoenses com a modalidade EJA nos dois Encontros Regionais ocorridos neste ano, na UFRGS e na PUC, respectivamente, inclusive com a apresentação de projetos.

Nossa educanda palestrante Teresinha Souza, da EMEF Thiago Würth 

O destaque ficou por conta da participação das educandas Teresinha Souza, 70 anos, e Vera Berenice, ambas da EMEF Thiago Würth, que tiveram viagem e estadias subsidiada pelo Fórum e integraram a mesa "O papel político dos educandos na construção da EJA". Nossa "conferencista" Dona Teresinha Souza deu um depoimento emocionante, arrancando muitos aplausos. Uma lição de vida.

Além das educandas, nossos educadores também se fizeram presentes através da professora Tânia Moraes (Thiago Würth) e do Coord. da EJA da Esc. Carlos Drummond de Andrade, prof. Delmar da Silva Furtado, o qual deu o seguinte depoimento:

"Caro Alexandre, em primeiro lugar agradeço a oportunidade de estar presente em um evento tão grandioso. Crescemos muito ao participar e fazer trocas com pessoas de outros lugares e também com os colegas da delegação. Isto nos dá mais força para continuar nesse caminho, com dificuldades, mas também com bastante pontos positivos.
As educandas tiveram ótima participação, principalmente a Terezinha, que fez parte da mesa com mais duas educandas do Paraná e de Santa Catarina juntamente com a professora Maria Luiza de Brasília (UNB). A nossa educanda emocionou a maioria dos presentes, contando sua trajetória de vida e destacando seu ingresso na EJA, dando detalhes, inclusive citando o teu encaminhamento para a escola. A outra educanda gaúcha também deu seu relato, comentando sua felicidade de estar concluindo fundamental e projetando o ensino médio e assim por diante."

Ampliar o processo democrático de participação fornecendo novos horizontes e investindo na formação é uma política de retorno garantido na conscientização do importante papel a ser desempenhado na área da educação de jovens e adultos.

Fotos: Delmar Furtado

EDUCANDOS DA EJA DA ESCOLA MAX A. ODERICH VISITAM O "NATAL LUZ" DE GRAMADO

Conhecendo o estilo enxaimel

Um grupo de educandos e educadoras da EJA da EMEF Max A. Oderich fizeram uma saída de campo acompanhados por um guia, no dia 07 de dezembro. O passeio também contemplou o Eixo Temático Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, atualmente desenvolvido.

Visitaram a parte histórica da cidade de Ivoti, conhecendo a arquitetura local, as casas em estilo enxaimel, legado da colonização alemã, e a Ponte do Imperador em homenagem a D. Pedro II.

Depois foram para Nova Petrópolis onde tiveram contato com o Parque Aldeia do Imigrante. Em seguida, cumprindo o roteiro, visita aos municípios de Canela e Gramado, destino final da viagem para se vislumbrarem com o "Natal Luz".

Segundo a professora Ângela Gomes que acompanhou os docentes, "Estava maravilhosa a nossa viagem. Conheceram um pouco mais da história do nosso Estado. Tenho certeza que será inesquecível para a maioria, pois foi a primeira vez que subiram a Serra Gaúcha".

HORA DO SARAU NA EJA DA PAULO VI


Pausa para um momento de aula com lazer na EJA da escola Paulo VI, no dia 27 de novembro. Abordando o Eixo Temático associado à Cultura, os docentes promoveram um encontro dos educandos com os artistas e escritores da Casa do Poeta de Canoas.

Os visitantes alegraram o ambiente com um sarau apreciado pelos presentes. Além da presidente da Casa do Poeta, Maria Luci C. Leite e a professora/poeta Geni, ainda o poeta/cantor Luiz Lisboa compareceu ao evento. Mas o "show" ficou por conta do Prof. Joaquim Kuelen que se rendeu aos pedidos e mostrou seu talento vocal ao microfone.

A incentivadora do evento foi a professora Maria de Lourdes Pinto.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E RELAÇÕES INTERCULTURAIS

Abertura do Seminário

Aproveitando o recente momento dedicado à Consciência Negra, faço um resgate importante e ao mesmo tempo um reparo sobre a falta de divulgação do nosso Seminário no título mencionado, realizado lá nos idos de maio deste ano, no Auditório Sady F. Schiwitz da PMC.

O evento serviu como encerramento do Curso de Extensão promovido pela Faculdades EST, sob patrocínio da Secretaria Municipal de Educação de Canoas e a 27ª CRE do Estado, em parceria. 
Durante quatro encontros (07, 10, 14 e 17/05), os educadores que cursaram as aulas ministradas principalmente pelas professoras Selenir C. G. Kronbauer, Lilian Lira e Cledes Markus, da EST, apresentaram seus trabalhos de conclusão. O curso contou também com aulas especiais com a Profª Elsa Avancini abordando a questão quilombola e o Cacique Danilo que falou sobre as origens indígenas no RS.

Anexo ao Auditório, ocorreu uma exposição, com artesanato, quadros, máscaras e outros produtos de origem étnica afro e indígena.
Publico aqui os slides de alguns trabalhos apresentados, começando pela retrospectiva das ações no campo da diversidade desenvolvidas pela SME, através da Diretoria de Educação Continuada e Diversidade e Unidade de Educação de Jovens e Adultos. A última apresentação coroou o encerramento do evento. 



























domingo, 2 de dezembro de 2012

EJA DA DRUMMOND COMEMORA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM EXPOSIÇÃO E PALESTRA DO PROF. ROBERTO DOS SANTOS

Prof. Roberto dos Santos na EJA da Drummond

No dia 06 de novembro, os educadores da EJA da EMEF Carlos Drummond de Andrade, no desenvolvimento do Eixo Temático Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, promoveram evento associado à questão étnico-racial. O convidado foi o Prof. Roberto dos Santos, o qual, por intermédio de imagens, discorreu sobre as injustiças sociais no Brasil.

Os Educandos do 1º Segmento da professora Annita Soares elaboraram cartazes e artesanato reproduzindo imagens dos afrodescendentes e sua cultura. Esse mesmo material fez parte da amostra da Semana da Consciência Negra, promovida pela SME e Coordenadoria da Igualdade Racial, cuja exposição foi na antiga Fundação Cultural.



I SEMINÁRIO MUNICIPAL DA EJA INAUGURA A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Na noite de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, nas dependências do Auditório Bruno Ruedell na UNILASALLE, se realizou o I Seminário Municipal da Educação de Jovens e Adultos do Município de Canoas.

Na abertura estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Prof. Marta Rufatto, o Diretor da Diretoria de Educação Continuada e Diversidade, Prof. Luiz Augusto Farofa da Silva, e o Gestor da Unidade EJA, Prof. Alexandre Rafael da Rosa.

Após a abertura oficial, a palestra "O papel do educador de EJA como mediador do conhecimento e como agente social" foi apresentada pela Mestre em Educação Professora Liana Borges, convidada para o evento. Abordando e educação de jovens e adultos do ponto de vista histórico-social, a prof. Liana procurou conscientizar os docentes presentes quanto a compreensão de que  o educador, na contemporaneidade, tem uma função social a desempenhar no resgate dos direitos dos educandos que ao longo da vida tiveram suprimidas suas oportunidades em virtude das injustiças sociais.

Durante o intervalo, os alunos da EJA da Escola Carlos Drummond de Andrade fizeram uma apresentação teatral acompanhada de dança, sob orientação dos professores Brasileiro O. Fortuna, Lucas Fraga e Suzete Moreira. Na parte final, os professores Alexandre Rafael da Rosa e Diovane Alves dos Santos apresentaram um balanço das ações da Unidade de Educação de Jovens e Adultos nestes últimos quatro anos.

O Seminário, de forma concomitante, abriu a Semana da Consciência Negra, com a interpretação do Hino Pan-africano por Cláudia Quadros. Anexa ao evento foi inaugurada a exposição de trabalhos realizados por educandos do ensino fundamental e da EJA no prédio da antiga estação ferroviária, onde funcionava a Fundação Cultural.

Educandos da EJA da EMEF Carlos Drummond de Andrade